terça-feira, 22 de maio de 2012

Polícia Militar forma primeira turma da Guarda Municipal de Campina Grande PB


Pela primeira vez na história, a cidade de Campina Grande vai ganhar uma tropa formada por Guardas Municipais. A primeira turma conta com 80 participantes. Os alunos do Curso para Capacitação de Profissionais da área de segurança, sãohomens e mulheres que foram aprovados em concurso público da Guarda Municipal realizado pela Prefeitura de Campina Grande, no ano passado. 
A capacitação das duas turmas, que acontece simultaneamente, teve início no dia 31 de janeiro desse ano. As aulas teóricas e práticas são ministradas das 7horas da manhã até às 18 horas, de segunda à sexta-feira e são realizadas na sede do 2 Batalhão de Polícia MIlitar, em Campina Grande. O treinamento é fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, em2011.
Segundo a coordenadora e instrutora do curso, Capitã Luciana, os alunos recebem todo o material fornecido pela Polícia Militar como: apostilas, canetas, uniformes, armas e munições e adquirem conhecimentos em diversas áreas da segurança como: legislação, defesa pessoal, meio ambiente, direitos humanos, armas não letais e etc. Segundo ela, a primeira turma de Guardas Municipais de Campina Grande "será composta por profissionais com conhecimentos inteirados aos da Polícia Militar. Eles vão reforçar a segurança pública, e nós da corporação, teremos ainda mais confiança nesse grupo, já que acompanhamos a capacitação de todos", enfatizou.
A formação segue a grade curricular determinada em nível Nacional pelo Ministério da Justiça para Guardas Municipais. São 30 disciplinas distribuídasem 640 horas/aula. Segundo o Tenente-Coronel Souza Neto, Comandante do 2 BPM, o objetivo central do curso é contribuir na construção da identidade profissional da Guarda Municipal, de suas funções e competências específicas, para criar e aperfeiçoar padrões comuns nacionais de organização, gestão e atuação, proporcionando aos integrantes conhecimentos técnicos especializados à execução da atividade. "Essa capacitação é importante porque os prédio públicosterão uma maior segurança e monitoramento, assim como logradouros, trabalho queaté então, era realizado por policiais militares.
17-05-2012.112351_gmpm.jpg
Agora poderemos estender e distribuir esse efetivo militar em outras diretrizes contribuindo para uma maior segurança ao cidadão", disse.
As aulas estão em andamento e seguem até o dia 26 de maio quando, nessa data,vai haver uma grande solenidade de entrega de certificados e conclusão. De acordo com o Comandante, "o importante dessa iniciativa é a sociedade reconhecer que a Polícia Militar da Paraíba não é um órgão que trata hoje apenas da segurança pública, e sim, que por meio de parcerias contribue para aa formação de outros agentes que diretamente trabalham para a segurança da sociedade. Estamos abertos para novos convênios que possam contribuir para o desenvolvimento da nossa região", concluiu. Os guardas municipais aguardam apenas a nomeação para atuarem nas ruas de Campina Grande. O efetivo municipal também deve contribuir no reforço policial em grandes eventos, como  O Maior São João do Mundo que será realizado no próximo mês.
Assessoria de imprensa

Operação Carrossel envolveu Polícia Militar, Guarda Civil e agentes de trânsito

Supervisionada pelo Comandante Capitão da PM de Cotia, Ricardo Secomandi, a Polícia Militar com apoio da Guarda Civil Municipal e dos agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), realizou nesta quinta-feira (17/5) a denominada “Operação Carrossel”.
A Operação Carrossel teve como objetivo uma ação preventiva para intensificar a segurança nas principais ruas da Granja Viana, Jardim Sabiá e Jardim Ipê. A ação foi realizada das 14h às 22horas
Segundo o Comandante Capitão Ricardo Secomandi, "desde o início do ano de 2012 foram desencadeadas diversas operações na região, entre elas a Operação Direção Segura, Operação Intensificação de Ações de Policiais Militares, Operação Pontual, Operação Impacto, e no mês de janeiro a Mini-Operação Verão com os Alunos Sargentos", disse o Comandante da PM de Cotia.
Para o Capitão Secomandi, todas essas operações foram feitas com intuito de coibir o tráfico de entorpecentes, roubo de veículos, roubo à residências, roubo a comércios e transeuntes, furto à residências, furto a comércio e de veículos.
Durante a operação no Jardim Sabiá, um indivíduo foi preso por roubos praticados na passarela do bairro, e detido com cartões de crédito e celulares das vítimas. O elemento foi conduzido à Delegacia de Polícia de Cotia, após o flagrante.
Confira o resultado da Operação Carrossel:
- 01 indivíduo detido em flagrante
- 82 veículos vistoriados;
- 75 motos vistoriadas;
- 09 carros/motos recolhidos;
- 264 pessoas foram abordadas.
Fotos: Fau Barbosa
Fonte: www.gcmcarlinhossilva.blogspot.com

Pedaços de corpo mutilado são encontrados em saco plástico em Caucaia.

Por Fau Barbosa
Um saco plástico azul contendo partes de um corpo foi encontrado por moradores no final da manhã dessa segunda-feira(21), na Estrada dos Pires, em Caucaia do Alto.
A reportagem do Portal Viva foi avisada e acionou as autoridades.
 
A Guarda Civil e a Polícia Civil foram para o local. As primeiras informações são que há dois sacos plásticos, que contém um pé e o pedaço de uma perna, uma calça jeans manchada de sangue e vísceras, o que sugere que o corpo tenha sido mutilado e jogado em vários lugares.
Uma das pessoas informou a nossa reportagem que passa por ali todos os dias, e hoje pela manhã, quando passou, não havia nada.
Fotos: Áurea Giacomelli/Portal Viva
Fonte: www.gcmcarlinhossilva.blogspot.com