sábado, 19 de maio de 2012

Guarda municipal morre após ser baleado em Belém, PA


Polícia Civil ainda investiga motivação para o crime.
Guarda Municipal acredita que o agente pode ter sido executado.
Um guarda municipal morreu na noite desta quinta-feira (17) após receber seis tiros. O crime aconteceu na Avenida Almirante Barroso, em Belém(PA), próximo ao colégio Souza Franco por volta das 20h. A Guarda Municipal e a Polícia Civil investigam as causas do homicídio, uma vez que duas versões foram apresentadas pelas testemunhas.
"Alguns dizem que ele reagiu a um assalto, outros contam que duas pessoas chegaram a chamar o nome dele e quando ele se virou, foi baleado. Ainda não sabemos o que realmente aconteceu", conta Elivaldo Pamplona, da Associação dos Guardas Municipais de Belém.
oabe Silvestre da Silva foi levado ao Pronto Socorro da 14 de Março e, em seguida, transferido ao Hospital Metropolitano, porém não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 21h15.
Segundo o Centro Integrado de Operações, em Belém, políciais militares ainda realizam buscas pelos bairros próximos, mas nenhum suspeito foi localizado até o momento. O caso foi registrado na unidade da polícia civil localizada no Hospital Metropolitano, mas deve ser encaminhado à Seccional do Marco.
Segundo a Associação dos Guardas Municipais de Belém, Joabe da Silva era guarda municipal há mais de 15 anos. "Era um colega conhecido e muito ativo no trabalho. Alguém muito estimado na corporação", conta Elivaldo Pamplona.
Adailton Tavares, sub-comandante da Guarda Municipal de Belém, Joabe da Silva trabalhava há cinco meses do departamento que realiza Rondas na Capital (Rondac). "O guarda estava de folga e por isso estava sem uniforme e desarmado. Nada foi levado e pelo número de disparos e local onde eles se concentraram, na região do abdomem, deve ter sido execução", acredita.
Fonte: www.g1.com.br

Guarda Civil Municipal de Salto, detém traficante


Suspeito de aliciar menores para o tráfico é detido em Salto, SP Homens foram localizados por meio de denúncias anônimas. Entorpecentes e certa quantidade em dinheiro também foram apreendidos.

 Guarda Civil Municipal de Salto (SP) deteve um homem – que não teve sua identidade divulgada – suspeito de traficar entorpecentes e aliciar menores para o tráfico no Jardim Marília. O caso foi registrado na madrugada desta sexta-feira (18) na delegacia do município.
Guiados por denúncias anônimas, membros da GCM seguiram até a rua Lins, que dá acesso a uma linha férrea. No local, o suspeito e dois adolescentes foram encontrados. Com eles, foram apreendidas porções de crack e maconha, além de R$ 422 em dinheiro.
Suspeito negou que os entorpecentes seriam para vender (Foto: Divulgação/Guarda Civil Municipal)
Foto: Guarda Municipal  de Salto
Os moradores do bairro contaram aos guardas que o homem estaria utilizando vários menores para revenderem entorpecentes. O tráfico estaria acontecendo tanto durante o dia quanto à noite. O suspeito negou as afirmações, alegando que a droga seria para uso dele e dos adolescentes, e não para vender.
A ocorrência seguiu para delegacia do município, onde o delegado indiciou o homem por flagrante de tráfico de entorpecentes. Ele foi levado a uma cadeia da região. Já os dois adolescentes foram ouvidos e autuados por ato infracional de tráfico de entorpecentes. Depois disso, os jovens foram liberados a seus pais.
Fonte:www.g1.com.br

Guarda Municipal de Americana recupera caminhão roubado

Caminhão de cerveja roubado é encontrado vazio em Americana, SP  Veículo transportava para São Paulo 84 mil latas de cerveja. Motorista foi feito refém e liberado em Engenheiro Coelho.

A Guarda Municipal encontrou nesta sexta-feira (18), um caminhão que transportava cerveja abandonado na Rua do Sol, no bairro Jardim Alvorada, em Americana (SP). O veículo estava vazio e foi roubado em Jaguariúna (SP).
Caminhão roubado é encontrado vazio em Americana (SP) (Foto: Divulgação/ Gama)
Foto Guarda Municipal de americana/GAMA 
Segundo informações da Guarda, o veículo transportava 84 mil latas da bebida. A carga seria levada para à capital paulista. No caminho, o motorista foi rendido por uma quadrilha e colocado em um carro. Ele foi liberado pelos assaltantes em Engenheiro Coelho (SP).
Até a publicação da reportagem, a carga não foi localizada e ninguém foi preso. Segundo informações da Polícia Civil, a transportadora é de Mogi Guaçu (SP). A ocorrência foi registrada no 3º Distrito Policial de Americana (SP).
Fonte: www.g1.com.br

Polícia irá investigar morte de padrasto de jogador em Catanduva

A polícia vai investigar a morte do padrasto do jogador Wesley, do Palmeiras, baleado durante uma perseguição policial entre Catanduva (SP) e Elisiário (SP). O jogador chegou a cidade nesta sexta-feira (18) para participar do enterro. Em nota, a assessoria diz que Wesley "lamenta o ocorrido". O corpo de Irineu Perpétuo Beltrame foi enterrado às 13h30.
O delegado Emanuel Pires Barbosa, que investiga o caso, recolheu as armas usadas pelos policiais e guardas municipais. Elas vão passar por perícia, para verificar de onde saiu o disparo. No momento do ocorrido, a polícia suspeitava que Irineu estava armado, mas nenhuma arma foi encontrada. A menor também negou que ele estivesse armado. Ela foi ouvida e entregue à mãe, mas ficará à disposição do Juizado da Infância e Juventude.
O carro em que eles estavam foi recolhido e passou por perícia ainda nesta sexta-feira. O comando da Guarda Municipal disse, em nota, que o caso será encaminhando à Corregedoria e que os guardas envolvidos já foram afastados das funções até o fim das investigações.
A polícia realizava um bloqueio na noite desta quinta-feira (17), na rodovia que liga Catanduva a Elisiário quando, ao tentar parar um veículo que seguia pela estrada, o motorista fugiu. No carro, estavam Irineu Pérpetuo Beltrame, de 44 anos, e uma menor de 17.
A vítima é padrasto do jogador de futebol Wesley, com passagens no Santos e no futebol europeu. Atualmente, o volante está no Palmeiras e se encontra afastado dos gramados devido a uma lesão no joelho.
De acordo com a polícia, a perseguição durou cerca de duas horas e reuniu equipes da PM, guarda civil da cidade de Catanduva, além do helicóptero Águia. Depois de fugir duas vezes do cerco, Irineu foi baleado durante um tiroteio num bairro rural. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
Fonte: www.G1.com.br

1º SEMINÁRIO INTERMUNICIPAL DA GUARDA MUNICIPAL DA RMS

I Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Segurança Pública

 Ciência, Tecnologia e Inovação, do “re-pensar” à excelência na atuação a partir do compartilhamento do conhecimento em Segurança.
A Polícia Militar de Santa Catarina, através de Grupo do Pesquisa em Segurança Pública, certificado pelo CNPq,  e Universidade Federal de Santa Catarina estão promovendo o I Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Segurança Pública.
Estarão presentes palestrantes de países como Portugal, Itália, Panamá, Colombia.

Logo Seminário
Entre nações que partilham da mesma preocupação, o I Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Segurança Pública, integra o meio acadêmico científico às necessidades institucionais, convergindo áreas afins em nível nacional e internacional, na busca da excelência de atuação na área.
Enviado pelo
Jean Paulo Cimolin
1º Sargento PM 
 Diretoria de Ensino
Coordenação Seminário