sexta-feira, 28 de setembro de 2012

POLICIAIS MILITARES DO 1º CIA DO 36º BPM/M DETÊM CRIMINOSOS POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO E RECEPTAÇÃO EM EMBU/SP

Policiais Militares da 1ª Companhia do 36º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, por volta das 10h24, foram acionados pelo COPOM/OSASCO, sendo informados que pela Estrada São Marcos, 406 – São Marcos – Embu/SP, encontrava se um veículo apenas descrição das letras da placa BBB que havia efetuado disparos de arma de fogo.
Diante das informações a equipe realizou patrulhamento e deparou com o veículo Celta na cor preta que ao perceber a viatura empreendeu fuga e após breve acompanhamento a equipe logrou êxito em deter dois indivíduos no interior do veículo, realizada diligencia no local anteriormente informado sobre disparo de arma de fogo, concluiu-se que os indivíduos haviam efetuado disparo contra um cidadão, sendo o mesmo socorrido por populares ao Hospital Regional de Pirajussara, onde permanece sob cuidados médicos.
Não foi localizada arma de fogo com indiciados bem como no interior do veículo abordado.
Realizada consulta veicular, via Prodesp, constatou-se que o mesmo é produto de roubo em data de 25 de setembro de 2012, sendo que o proprietário do veículo não reconheceu os indivíduos detidos como os autores do roubo.
Diante dos fatos, dados e partes conduzidas ao DP, onde o Delegado de Plantão determinou a elaboração do BOPC, de natureza flagrante de tentativa de homicídio / receptação permanecendo ambos a disposição da Justiça e veículo entregue ao proprietário.


Projeto pune emissora de rádio ou TV que interferir em ação policial



Da Agência Câmara
A Câmara analisa o Projeto de Lei 3801/12, que inclui entre os casos de abuso do exercício de liberdade da radiodifusão o ato de “interferir em ação de autoridade policial, impedindo ou dificultando sua realização, mediante divulgação ao vivo de comunicação com suspeito, acusado ou praticante de ato ilícito”. A proposta, da deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), foi motivada pela cobertura do sequestro e cárcere privado da jovem Eloá Cristina Pimentel, que foi assassinada pelo ex-namorado durante tentativa de resgate pela força policial, em 2008, em Santo André (SP). “O acesso telefônico direto de jornalistas ao sequestrador, a transmissão ao vivo das conversas e a exposição midiática da operação contribuíram para frustrar as negociações e levar ao trágico desfecho”, afirmou a deputada. A proposta altera o Código Brasileiro de Telecomunicações (Lei 4.117/62), que já enquadra 11 condutas como abuso do exercício de liberdade da radiodifusão, entre elas: incitar a desobediência às leis ou decisões judiciárias; divulgar segredos de Estado ou assuntos que prejudiquem a defesa nacional; ultrajar a honra nacional; e fazer propaganda de guerra ou de processos de subversão da ordem política e social. As penas previstas para as emissoras infratoras vão desde advertência e multa até suspensão e cassação da concessão de radiodifusão, dependendo da gravidade do caso.
Tramitação
A proposta será analisada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois será votada no Plenário. 
As informações são da Agência Câmara de Notícias.
Íntegra da proposta:
Foto: Arquivo/ Saulo Cruz

Governo federal vê embate entre a Rota e o PCC

O sistema de monitoramento de crises do governo federal aumentou o alerta para São Paulo por causa das ações recentes do Primeiro Comando da Capital (PCC).
Um relatório especial feito pela Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), que abastece o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) ligado à Presidência da República, mostra que a situação, ruim há alguns meses, tende a se agravar em razão da resposta do grupo às ações das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA). O governo de São Paulo nega.
Acuado pela ofensiva policial, o comando do PCC teria determinado que seja aplicada no Estado a "cláusula 18": "Vida se paga com vida e sangue se paga com sangue". Para cada membro da facção morto, um policial deve ser assassinado. A morte do soldado André Peres de Carvalho, do 1.º Batalhão de Choque (ROTA), na capital, teria sido recebida ontem pelo PCC como uma "vitória" (leia mais nesta página). Pela primeira vez, o grupo teria conseguido atingir a unidade.

A contabilidade mortal do PCC também incluiu a execução de Florisvaldo de Oliveira, de 53 anos, o Cabo Bruno, no mesmo dia, no interior do Estado. Líder de um grupo de extermínio nos anos 1980, estava livre havia 34 dias e seria um símbolo para o PCC. Informações da ABIN mostram que o grupo teria se fortalecido nos últimos seis anos, depois de uma relativa "paz" desde os ataques a São Paulo, em maio de 2006.
Mesmo com alguns líderes presos, o PCC se reorganizou. Recentemente, no entanto, a Rota iniciou um trabalho próprio de inteligência que começa a chegar perto do PCC. Informações atribuídas a denúncias anônimas - como a do "tribunal" estourado há duas semanas, em que nove pessoas foram mortas - teriam vindo desse trabalho.
O secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, contesta o documento. "Fico indignado. São notícias sem fundamento. A ABIN não monitora presídios e não mantém contato com a inteligência do Estado. Não monitora nem as fronteiras para coibir a entrada de armas e drogas." Ele acusou a agência de, no período pré-eleitoral, servir a interesses político-partidários.
COMANDO
Com o grupo caçado pela ROTA, a ordem de usar a "cláusula 18" teria vindo diretamente de Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, líder do PCC preso na Penitenciária 2 de Presidente Venceslau. A instrução aos criminosos é observar o cotidiano de policiais, para conhecer seus hábitos e fazer a execução durante a folga - de preferência, na frente da família.
Dados da PM de São Paulo mostram que o número de policiais mortos neste ano é 40% maior do que no mesmo período de 2011. A preocupação do governo federal é que a crise se intensifique em São Paulo e se espalhe. As informações da ABIN são de que o PCC se armou e se expandiu nos últimos anos. Apesar de concentrar as ações em São Paulo, ele teria associações com criminosos em diversos Estados, especialmente nas fronteiras com o Paraguai e a Bolívia. 
As informações são do jornal O Estado de São Paulo.


GCM DE COSMÓPOLIS RECEBE SAFIR T-14 UM GRANDE REFORÇO EM ARMAMENTO

Chegaram esta semana a Cosmópolis dois reforços importantes à Segurança Pública da cidade. A Prefeitura adquiriu dois fuzis para o combate ao crime. As armas serão usadas pela Guarda Municipal de Cosmópolis através do grupo especializado ROMU (Rondas Ostensivas Municipais), para garantir a repressão ao crime organizado. Trata-se de duas armas de marca Safir, modelo T-14, de fabricação turca. De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Carlos Alexandre Braga, somente Cosmópolis e Campinas possuem este tipo de armamento. A importação é restrita e só pode ser autorizada pela Polícia Federal, explica o Braga.
Com isto, a Guarda Municipal de Cosmópolis possui armamento de primeira linha. As aquisições fazem parte do processo de aparelhamento e reestruturação da Guarda Municipal de Cosmópolis. Com a reestruturação da corporação, a Prefeitura de Cosmópolis conseguiu reduzir drasticamente os índices de violência no município. O objetivo é potencializar o trabalho qualificado que já é realizado por uma Guarda Municipal equipada e devidamente treinada para usar armas no combate ao crime e garantia de seguranças às famílias de Cosmópolis. Os testes e treinamentos do novo armamento foram realizados nas dependências do Centro de Treinamento (CT) da GCM de Artur Nogueira, os quais foram acompanhados por instrutores nogueirenses.
Fonte: http://www.cosmopolis.sp.gov.br/news/2012-09-21/prefeitura-de-cosmopolis-adquire-fuzis-para-guarda-municipal/