quinta-feira, 25 de abril de 2013

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania acompanhando o caso Lídio

                                                    
“Prezado Guerra,

Soubemos da notícia do assassinato do GCM Lídio hoje cedo e estamos trabalhando para ajudar e agilizar a situação. Entramos em contato com o Centro de Comando e colocamos a Secretaria de Direitos Humanos à disposição no que for preciso. Também informamos que podemos dar um apoio à família, após esse momento de luto. A (...) ficou de nos informar os telefones dos familiares para entrarmos em contato. Se puder informar que estamos atentos ao assunto, agradeço. Abraços”
Carlos Savoy de Brito 
Balcão de Atendimento


Nesse momento de pesar para a família e toda uma corporação, é muito reconfortante saber que outros setores da administração pública dão atenção ao ocorrido. Muito obrigado!hotéis em caldas novas

Uso da Boina na Guarda Civil Metropolitana

A formação tipicamente militar das Guardas Municipais trouxe consigo gestos e costumes como a ordem unida e a continência e também introduziu nas forças dos municípios o uso da boina. No caso da Guarda Civil Metropolitana não foi diferente, principalmente devido às sua origens, com fortes ligações ao Exercito Brasileiro.
Muitos argumentam de que o uso desta peça estaria muito ligado à polícia militar e que deveria ser extinto das GM's, essa linha de pensamento até faz sentido, em contrapartida, alcança o quadro da perda de identidade, e gera dúvida sobre a essência das Guardas Municipais, haja vista o histórico de criação da primeira guarda em 1808, uma guarda de caráter civil, porém hierarquizada e constituída sob a estética militar.De fato a boina é comum em polícias de todo o mundo pois está relacionada a toda atividade uniformizada e armada, exercito, PM, GM e até empresas de segurança e escolta.Deve-se destacar que esta indumentaria não pode ser utilizada ao acaso, na Guarda Civil Metropolitana por exemplo, seu uso é restrito às unidades especiais como a Inspetoria de Mediação de Conflitos, Guarda Ambiental e Canil, esta cobertura tornou-se uma tradição desde os tempos da extinta ROMU (foto acima).A Boina Preta nos grupamentos de Elite.A origem da boina preta como cobertura militar característica das Unidades blindadas e mecanizadas remonta à 1ª Guerra Mundial. Naquele conflito surgiu o carro de combate, máquina de guerra desenvolvida pelos ingleses para romper o imobilismo das frentes de combate e retomar a ofensiva, sendo empregado com sucesso durante a guerra e os integrantes da unidade blindada eram considerados a elite do exercito. Uma curiosidade é que a cor preta foi selecionada para a boina a ser utilizada pelas guarnições de blindados, pois mostraria ao mínimo as inevitáveis manchas de graxa e óleo geradas durante o trabalho com os veículos, dando uma melhor apresentação à tropa, hoje a boina preta é utilizada em diversas Forças Armadas como cobertura característica das tropas blindadas e mecanizadas e tornou-se a cor padrão nas boinas dos grupamentos de elite das forças policiais pelo mundo e no Brasil tornou-se um mito por ser o padrão do BOPE da PM-RJ.A boina preta representa uma tradição de quase um século e identifica o combatente que, sempre ao lado da tecnologia, supera os desafios com coragem e determinação, está representada na GCM pela Inspetoria de Mediação de Conflitos e Gerenciamento de Crises.
  
Quanto aos cuidados, costumes e tradições, o uso do modelo paraquedista é o mais comum, com queda para o lado esquerdo e em hipótese alguma deve ser utilizada em deslocamentos, seu uso se dá apenas após o policial assumir o serviço.Por este motivo apenas os que se voluntariam devem ter a honra de usa-las, pois como é comum o desleixo em maus profissionais e poucos se importariam em seguir os ditames acerca do uso ou não em locais cobertos ou descobertos, ou manter a cobertura devidamente em harmonia com o uniforme o que acaba criando um ambiente de “desuniformidade”, além disso, as boinas não podem ser carregadas com desprezo, penduradas nos ombros, amarradas na cintura, sacudidas como bolsas ou trapos. Portanto o as boinas melhoraram esteticamente a apresentação de uma unidade e só devem ser usadas por aqueles que entendem seu real significado.

                                  
Materia extraida do BLOG DA GUARDA CIVIL DE GUARULHOS
COMENTÁRIO DO BLOG
Infelizmente na Guarda Civil Metropolitana, esse modelo de cobertura foi suprimido devido alguns políticos não entenderem e muito menos valorizar a corporação com seus agrupamentos de Elite, e também por alguns oficiais se venderem por migalhas de cargos. 
Estava a comentar com alguns Guarda Civis, que uma meia dúzia de oficiais da corporação  altamente treinados foram colocados na geladeira, pois para o alto comando ( Na época em questão era oficiais da PM ), não era interessante porque sobre sairia muito bem dentro da corporação e foram colocados na geladeira. 
Apenas um, somente um, ainda luta e acredita em seus ideais dentro da Guarda Civil Metropolitana e esse não tem como derrubar pois é assunto de nível mundial que é a questão ambiental, até tentaram desanima-lo. Mais continua fiel a seus preceitos com um grupo de guardas e graduados que se iniciaram no Grupo de Proteção Ambiental mais conhecido como GEPAM. 
Esperamos que o novo comando ( Que vem realizando significativas mudanças, colocando oficiais articulados e de historia dentro da instituição nos comandos Operacionais e Inspetorias), e que valorizem ainda mais os seus valorosos guardas.

MARGINAIS QUEIMAM DENTISTA APÓS ROUBO EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

Criminosos atearam fogo à vítima, no Jardim Hollywood, em São Bernardo 
Imagem da câmera da loja de conveniência mostra um dos assaltantes.
 Foto: Reprodução
A dentista Cinthya Magaly Moutinho, 47 anos, teve o corpo incendiado numa tentativa de assalto por volta das 11h desta quinta-feira (25/04), em seu consultório, localizado na rua Warner, no Jardim Hollywood, em São Bernardo. De acordo com informações da polícia, três criminosos que aparentam ser menores de idade invadiram o consultório para assaltar. A dentista, que estava com uma paciente, entregou o cartão bancário e senha. A paciente foi vendada. "Entrou um homem dizendo que precisava ser atendido. Enquanto ele era examinado, outro chegou e a porta foi aberta porque a dentista pensou se tratar de um cliente", detalhou o delegado Roberto Bueno Mendes, do 2º DP (Rudge Ramos), onde o caso foi registrado. Enquanto dois ladrões foram a um caixa eletrônico localizado em loja de conveniência de posto de combustível, um assaltante ficou no consultório. A dupla conseguiu sacar apenas R$ 30 e voltou ao consultório. Jogou álcool na dentista e ateou fogo. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. De acordo com o delegado, a paciente já foi ouvida como vítima (teve relógio e celular levados) e testemunha, além de ser encaminhada para fazer um retrato-falado do trio. Na loja de conveniência do posto de combustível, a imagem de um dos assaltantes foi gravada enquanto ele fazia o saque. Um quarto assaltante teria participado da ação, dirigindo um veículo Audi, provavelmente roubado. Ninguém foi preso. "Uma outra testemunha, na rua, foi quem viu um Audi A3 em alta velocidade entrando no sentindo contrário e saindo pela outra rua, o que nos leva a crer num quarto elemento envolvido", completou o delegado.
Fonte: http://www.abcdmaior.com.br