sexta-feira, 26 de julho de 2013

CONCURSO DETRAN-SP: As inscrições começaram no dia 22 de julho

No próximo mês, o Detran.SP abrirá concurso público para contratação de profissionais em todo o Estado, conforme edital publicado na edição de quinta-feira, 27 de junho, do Diário Oficial do Estado.
Das 1.200 vagas oferecidas, 600 serão para oficiais de trânsito (nível médio), com salário inicial de R$ 1,8 mil, e outras 600 para agentes de trânsito (formados em qualquer curso de nível superior), com vencimentos de R$ 4,5 mil. Cinco porcento das vagas estarão reservadas a pessoas com deficiência.
Fique atento! As inscrições começam às 10h do dia 22 de julho e poderão ser feitas até as 16h do dia 16 de agosto, no site http://www.vunesp.com.br/
Para quem doa sangue habitualmente, uma boa notícia: isenção da taxa de inscrição! Cidadãos regularmente matriculados no ensino médio, curso pré-vestibular ou superior poderão ter 50% do valor reduzido, desde que estejam desempregados ou recebam até dois salários mínimos.
Confira as condições para estas solicitações, taxas de inscrição, realização das provas e demais informações no site do Detran.SP: http://detran.sp.gov.br/

AVISO IMPORTANTE PARA AS GUARDAS MUNICIPAIS

A Secretária Nacional de Segurança Pública, Dra. Regina Miki, assinou no dia 17 de julho o termo de abertura que torna público o período de 1º a 30 de setembro de 2013 para adesão dos municípios à Rede INFOSEG. O convênio entre o Ministério da Justiça e os municípios será regulado pela Portaria nº 48 de 27 de agosto de 2012 e viabiliza o acesso das Guardas Municipais aos dados de Indivíduos, Carteira Nacional de Habilitação e Veículos, informações indispensáveis para a formulação de planos e programas na área de Segurança Pública.
Guardas Municipais - Para maiores informações: cgi.guardamunicipal@mj.gov.br ou pelos telefones: (61) 2025-9519 ou (61) 2025-3944.
Extraído do Facebook  João Alexandre Santos.

Qual o destino das armas entregues na Campanha do Desarmamento?


Imagem do post

Poucas pessoas sabem que a Campanha do Desarmamento é permanente, o que equivale a dizer que a qualquer tempo o cidadão pode entregar sua arma em um dos mais de 100 postos da capital (35 dos quais em inspetorias da Guarda Civil Metropolitana) recebendo para tanto uma indenização que varia de 150 a 450 reais dependendo do tipo da arma.
Menos pessoas ainda sabem o destino das armas de fogo e munições entregues na Campanha do Desarmamento. Por conta disto, integrantes do Comitê de Controle de Armas e Desarmamento, grupo de trabalho integrante do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, acompanharam no último dia 12 de junho uma destruição de armas realizada pelo Exército Brasileiro.
Pelo Estatuto do Desarmamento a responsabilidade pela destruição de armas é do Exército Brasileiro, tanto para as armas entregues na Campanha do Desarmamento (no Estado de São Paulo mais de 160 mil desde 2005) quanto para armas apreendidas com envolvimento em crimes. Em São Paulo, esta responsabilidade está a cargo da Depósito de Suprimentos do Exército localizado em Barueri.

O procedimento é cercado com os cuidados que o assunto exige. A relação de armas a ser encaminhada por cada instituição é previamente enviada ao Exército e no dia da destruição chega em lotes para posteriormente ser conferida individualmente (por testemunhas de ao menos 2 instituições) antes de ser levada à máquina trituradora. Os resíduos das armas são transportados à uma Siderúrgica para derretimento do material e todo o processo é filmado do início ao fim.
O 2º Comando do Exército (responsável pelo Estado de São Paulo) aperfeiçoou com o tempo a destruição. Por ter adquirido recentemente máquina própria, aumentou sua capacidade de destruição, melhorando a segurança e reduzindo não só custos, como também tempo. Esta unidade realiza em média 2 destruições por mês, podendo ampliar de acordo com a necessidade já que o equipamento tem capacidade de destruição de 2 toneladas de armas por dia. Este ano é possível que atinjam a marca de 900 mil armas destruídas (desde 1992).
Representantes do Instituto Sou da Paz e da Secretaria Municipal de Segurança Urbana acompanharam todo o procedimento de destruição de 134 armas e 1.157 munições recebidas na Campanha do Desarmamento pela Guarda Civil Metropolitana. Dentro destas havia revólveres, pistolas, metralhadoras e também um fuzil AR-15, todas entregues em postos desta instituição que na cidade de São Paulo é a que mais recebe armas e munições, desde 2009 já foram mais de 5 mil armas. 
O Secretário Roberto Porto da Secretaria Municipal de Segurança Urbana recebeu com satisfação a informação do novo equipamento do Exército.
“Pelo relato da nossa equipe que acompanhou a destruição o novo equipamento do Exército traz agilidade e segurança para a destruição das armas dentro de suas próprias instalações.”
A Diretora do Instituto Sou da Paz Luciana Guimarães elogiou o trabalho do Comitê de Controle de Armas e Munições da cidade de São Paulo: “são iniciativas como esta aliadas à preocupação do Exército que permitem trazer transparência e confiança ao processo de destruição de armas”
No site www.entreguesuaarma.gov.br  é possível localizar o posto de recolhimento mais próximo de sua casa.

Guarda Civil Metropolitana lança projeto social: “Cante com a Guarda”

Nos próximos dias 23 e 25 de julho, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Guarda Civil Metropolitana, iniciará um novo projeto social na cidade: o “Cante com a Guarda”, voltado às pessoas em situação de rua e dependentes químicos.
A iniciativa, que tem parceria com as Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), busca a reinserção social dos grupos acima, através da música e dentro das propostas do programa “Crack, é possível vencer” do Governo Federal.
Nesse projeto inovador, os membros do Coral da GCM ensinarão, entre outros temas, trabalhos rítmicos e saúde vocal aos freqüentadores do Complexo Prates, localizado na região da Luz.
Esse centro especial de acolhimento conta com Espaço de Convivência para Adultos; Abrigo para menores; Centro de Acolhida 24 horas; Centro de Atenção Psicossocial III Álcool e Drogas (CAPS III AD) e Assistência Médica Ambulatorial (AMA) 24 horas.
Inicialmente, o projeto será voltado apenas aos freqüentadores do Complexo Prates. De acordo com a aceitação do público, ele poderá se estender a outros centros de acolhida da capital paulista.
O “Cante com a Guarda” é mais uma ação da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, baseada nos princípios de guarda comunitária, que busca uma aproximação cada vez maior entre a GCM e a população.


Coral da GCM
Foi idealizado em setembro de 2001, pela Inspetora Regional Lídia Maria de Gouvêa, com o apoio do ex-comandante Geral da GCM, Joel Malta de Sá, que na época era Comandante Operacional Leste. Por sua vez, ele convidou o GCM Davi Bastos dos Santos, devido a sua formação musical, para organizar um grupo na corporação.
As atividades do Coral se deram a partir do primeiro ensaio, em uma sala emprestada da Universidade Cruzeiro do Sul, no dia 24 de outubro de 2001, após um processo de seleção dos voluntários.
Atualmente ele é composto por 23 integrantes e é regido pelo Classe Distinta José Carlos Milanez e pelo GCM Davi Bastos dos Santos, ambos com habilitação em canto lírico.
Desses vinte e três membros, quase a metade do grupo é a mesma desde a sua criação, além do regente Davi Bastos. São eles: Jair Vieira, Jeremias Bonfim, Marta Aparecida dos Santos, Keli Cristina da Silva, Claudia Fernanda Cordeiro, Sandra Regina Mota, Rosimeire Barros, Glaucia Leite e Eliana da Cunha.
O Coral da GCM já fez apresentações em hospitais, escolas públicas (CEI, EMEI e EMEF) e casamentos comunitários da cidade. Em média, ele faz cento e cinqüenta apresentações durante o ano, e o repertório inclui músicas em inglês, alemão, latim, espanhol e dialetos africanos e indígenas.
Aberto a todos os integrantes da GCM, os membros do Coral são selecionados através de testes de aptidão teórica e prática, na Divisão de Esporte e Cultura da GCM.
Vale ressaltar que, quando os guardas não estão empenhados em apresentações ou ensaios, eles desenvolvem atividades técnicas operacionais, nas diversas regiões de São Paulo.