quinta-feira, 7 de março de 2013

GCM’s da Zona Norte visitam Ministério Público em Santana para conhecer programa de Mediação de Conflitos


Imagem do post
Na última quinta-feira, 28/02, o Comandante Operacional Adjunto do Comando Norte, Inspetor Marcos dos Santos Queiróz e os Guardas Civis Maurício Mendonça Villar, da Inspetoria Regional Casa Verde, Vitória de Souza, Inspetoria Jaçanã/Tremembé, Pascoal Bezzaro, Inspetoria Pirituba/Jaraguá, Alessandra Cristina da Silva, Inspetoria Pirituba/Jaraguá, Nilton César Rodrigues Lima, Inspetoria Santana e Fátima Vitória de Souza, Inspetoria Jaçanã/Tremembé, visitaram a Promotoria de Justiça Criminal de Santana para conhecer a estrutura de Mediação de Conflitos daquele órgão. Os agentes foram recebidos pelo Promotor de Justiça Dr. Airton Buzzo Alves e pela Dra. Sandra Cristina, Coordenadora do Setor de Mediação de Conflitos da promotoria da região.
A visita permitiu aos Guardas Civis conhecerem uma estrutura sob outra ótica de abordagem, uma vez que o modelo de mediação adotado pela Promotoria é inspirado no modelo canadense. Os atendimentos ali realizados se aplicam aos conflitos de relação continuada, originários de crimes de menor potencial ofensivo, colhidos a partir de Termos Circunstanciados e Inquéritos Policiais, assim, diferentes dos atendimentos que hoje são de competência da Guarda Civil Metropolitana.
O modelo da Promotoria, segundo o Dr. Airton Buzzo, visa “atacar o conflito que foi formalizado juridicamente.”
Para a Guarda Civil Alessandra “a visita foi muito importante, pois possibilitou conhecer a prática da Promotoria, aumentando a nossa rede de contatos com o segmento de mediação.”
De acordo com o Comandante Operacional Adjunto Queiroz, “a mediação de conflitos na Guarda Civil Metropolitana está em um estágio inicial e requer capacitação constante dos mediadores, uma vez que, à medida que o serviço tem sido divulgado, a demanda tem aumentando”. O inspetor Queiróz ressaltou que “visitas como essa solidificam a articulação dos órgãos públicos, melhorando a qualidade dos serviços ofertados à população”.
Para o GCM Maurício Mendonça Villar, o que mais chamou sua atenção foi o fato de que cada atendimento daquela Promotoria é presidido por no mínimo dois mediadores, o que aumenta a garantia de imparcialidade, impedindo o envolvimento emocional do agente no processo.
Outros aspectos abordados na visita foram a capacitação dos profissionais e o cuidado emocional e psicológico com o mediador em face das demandas atendidas, além da possibilidade de parceria na formação dos mediadores entre a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e a Promotoria.
As Casas de Mediação da Guarda Civil Metropolitana funcionam 24 horas para atendimentos de questões como perturbação do sossego, conflitos não caracterizados como crimes e acidentes de trânsito sem vítima, entre outros. 

Na Zona Norte, o serviço pode ser utilizado nos seguintes endereços:
Inspetoria Regional de Santana 
Endereço: Praça Monumento Heróis da FEB s/nº - Santana.
Telefone: 2221-4962

Inspetoria Regional de Vila Maria Guilherme 
Endereço: Travessa Siemens, nº 09 – Carandiru.
Telefone: 2221-4353

Inspetoria Regional de Jaçanã Tremembé 
Endereço: Rua Adauto Bezerra Delgado, nº 210 – Jardim Joamar.
Telefone: 2262-8265

Inspetoria Regional da Casa Verde 
Endereço: Rua Xiró, nº 266 – Casa Verde.
Telefone: 3856-8605

Inspetoria Regional de Perus 
Endereço: Rua Ilídio de Figueiredo, nº 492 – Perus.
Telefone: 3919-2585