terça-feira, 8 de janeiro de 2013

G.M Brizola conclui curso do Tees Brazil e é parabenizado pela Câmera Municipal de Vereadores de Colombo

COLOMBO-PARANÁ
A Guarda Municipal de Colombo que há pouco menos de 1 ano foi implantada na cidade, vem se destacando por sua bravura e competência com seus dedicados soldados que não medem esforços para atender a nossa sociedade colombense. Estes guerreiros que já recuperaram diversos veículos roubados, apreenderam marginais e drogas, entre outros, colocam suas vidas cotidianamente em risco em prol da população, mesmo com os poucos recursos e a falta de armamento e estrutura.
Entre o destaque da corporação, está o Agente Brizola da Guarda Municipal, que realizou no último mês do ano de 2012, um curso com duração de 7 dias pela maior empresa especializada da América Latina em Treinamento Tático para Operações Especiais de Alto Risco- a Tees Brazil.
Este curso contou com a participação de 26 integrantes e foi realizado no município de Almirante Tamandaré, na base choque da Tees Brazil – Tactical Explosive Entry School. A empresa é privada, com renome internacional e especializada no Treinamento Tático para Operações Especiais de Alto Risco como:
* Arrombamentos tático com explosivos; Resgates de reféns; Combate em ambientes confinados e Operações Táticas em área de Alto Risco.
O G.M Brizola, investiu o valor aproximado de R$ 4 mil, retirados do próprio bolso. Segundo Brizola, o curso foi uma grande experiência e obteve êxito em várias táticas e técnicas realizadas por instrutores de renomes até mesmo a nível mundial, assim como instrutores de reconhecimento internacional como do Grupo TIGRE que realizou as instruções para os alunos.
“Tivemos alunos do Grupo Especial do COE-PR, COPE e, inclusive o chefe de Operações e instrutor do COPE que, esteve conosco passando toda a experiência juntamente com outros colegas do curso. Este treinamento que fiz, traz um melhor preparo e qualificação para mim e também para a Guarda Municipal de Colombo. Com as experiências que eu adquiri neste curso os demais Guardas Municipais também poderão ter um melhor preparo, com certeza, compartilharei a mesma com eles.” Relata Brizola.
Após ter concretizado o treinamento tático especializado, Brizola recebeu pelo Vereador Waldirlei Bueno e da Câmara Municipal de Vereadores de Colombo, um certificado de congratulação. O Agente da G.M falou sobre a importância de receber as honrarias da Câmara Municipal.
“É uma satisfação receber esta homenagem por parte do Vereador Waldirlei Bueno e da Câmara Municipal. Vejo que ele é uma pessoa com visão e mostrou que está preocupado com a Segurança Pública e a Guarda Municipal de Colombo. Ele me mostrou isso neste ato solene, me concedendo as congratulações e parabenizando pelo serviço da Guarda”, diz Brizola.
Ao ser questionado pela nossa reportagem do Colombo Notícias sobre a qual seria a meta e a visão para o futuro da Guarda Municipal de Colombo, Brizola fez um apelo ao poder público municipal. “Que o prefeito, atual gestor, venha olhar para a Guarda Municipal como polícia municipal e não como meros guardas. Claro que o município tem muitas dificuldades hoje, mas o prefeito tem que olhar para nós como Polícia Municipal e investir, dando estrutura, armas e equipamentos, e pensar na gente de maneira diferente. Porque nós guardas municipais somos do município! Temos um vínculo com ele, não saímos para fora da cidade e não vamos para outro lugar do estado. E podemos fazer a diferença, sem sombras de dúvidas! Com certeza, a G.M com uma maior estrutura, armamentos e recursos, irá melhorar a segurança pública de Colombo,” afirma Brizola.
“Aos poucos vamos nos preparando para cada dia melhorar a segurança para a população de Colombo. Com esta capacitação pelo Tees Brazil, posso identificar uma bomba, saber como agir em diversas situações como sequestro, emboscadas de viaturas, isolamento de área e claro, acionando aos órgãos competentes quando o assunto for relacionado a explosivos. Irei compartilhar desta experiências com os companheiros para que tenhamos mais guardas preparados nas ruas e que isso possa trazer mais segurança para a população.” Com todo este investimento pessoal, Brizola se torna o único guarda municipal do município com o treinamento tático especializado. “Vim para somar junto aos companheiros da G.M de Colombo. Nos colocamos à disposição da população a qualquer momento. Em caso de emergências, ligue para nós pelo telefone 153 ou 3675- 2943. ” Completa o Guarda.
Neste curso foram abordados os seguintes treinamentos e instruções:
- Arrombamento Tático com Explosivos; 
- Arrombamento Tático com Aríete, pé de cabra, Alicate corte a frio, Espingarda calíbre 12 e Serra Circular;
- CQB – Combate em Ambientes Confinados com Tiro Real;
- CQB dinâmico com lançamento de Granadas de Luz e Som;
- CQB Lento fatiando e/ou usando escudos;
- Pistola Tática – 350 tiros;
- Espingarda Calibre 12 – 70 tiros;
- Operações Veiculares: Exercícios de Tiro Embarcado e Contra Emboscada e abordagem veicular com tiro real;
- Operações em Áreas Urbanas – Deslocamento em Favelas e Cumprimentos de Mandados de Alto Risco;
- Contra-Bomba: Reconhecimento de Artefatos Explosivos Improvisados e Técnicas de Render Seguro;
- APH Tático – Atendimento Pré-Hospitalar Tático para operações policiais;
- Assaltos Táticos em Sistemas Penitenciários;
- Operações de Fronteira: Técnicas de Patrulhamento em Áreas de Mata e Selva. (Onde tivemos operações em diversos cenários como Casa de Tiro Coberta, Complexo Urbano com becos, corredores, edificações e residências, favelas, Veículos, área de mata e selva, morro e diversos stands de tiro). O mesmo foi ministrado em apenas sete dias, sendo abordado um total de 12 tópicos distintos e interligados totalizando 12 certificados.
Instrutores:
Max F. Joseph – Consultor Tático: Consultor para a Tees Brazil desde seu início em 1999. Suas habilidades como instrutor de tiro, táticas e explosivos, foram adquiridos durante os sete anos como Sargento e Líder de Grupo com o USMC Recon. Suas qualificações incluem: US Army Ranger/Airbourne School, Instrutor de Sniper pelo USMC, Instrutor do Programa ATAP do Departamento do Estado do Governo dos EUA. Max também opera no campo de Proteção VIP.
Kevan Gillies – Diretor de Treinamento/ Instrutor Chefe: Kevan possui experiência real em situações extremas envolvendo operações urbanas de alto risco, resgate de reféns, cumprimento de mandados e arrombamento tático com explosivos. Kevan é também instrutor da TEES Tactical Energetic Entry Systems e TFTT Tactical Firearms Training Team ambos sediados nos EUA, onde teve a oportunidade de operar e ministrar instruções para diversos grupos, como SWAT, além operadores da US Navy SEAL´s, DELTA, SAS e outros. Como Diretor de Treinamento da TEES Brazil, é responsável pela didática e metodologia de ensino, coordenação e supervisão de todos os programas de treinamento.
Sérgio Reginato – Instrutor Sênior: é investigador da Policia Civil do Paraná, desde 1994 pertence ao Grupo T.I.G.R.E. (Resgate de Reféns e Operações de Alto Risco) e tem como função a chefia da equipe charlie e a programação do treinamento de toda unidade. Detentor de extensa bagagem em missoes de resgate de reféns e mandados de prisão de alto risco, Serginho é também praticante a mais de duas décadas de artes marciais mistas (MMA).
Alunos do Curso: 2 integrantes do BOPE- PR (COE), sendo um instrutor do curso do COE; 3 integrantes da Polícia Civil (COPE), sendo 1 chefe do setor de Operações e Treinamento do Cope; 1 Major Comandante da tropa de elite do Paraguai; 1 policial de Portugal; 1 Tenente Coronel do Pará; Delegados de diversos estados; Policiais Militares e Civis de vários estados; e o Agente Brizola da Guarda Municipal, o único representante do município de Colombo.Este curso é realizado uma vez por ano na Tees Brazil, onde Polícias de Elite realizam o curso para ter uma melhor capacitação e dar continuidade nos treinamentos. É o curso mais completo de Operações Especiais da Tees Brazil.
Parabéns à todos da Guarda Municipal de Colombo pelo excelente trabalho, e também em especial ao G.M Brizola pelos méritos recebidos através da Câmara Municipal de Vereadores de Colombo. Esperamos que em breve toda a Guarda possa estar totalmente treinada com cursos especializados, e que recebam a estrutura necessária. São os votos da equipe Colombo Notícias.
Colombo Notícias.
Redação: Rodrigo Guilherme.
Colombo é um município brasileiro do estado do Paraná, na Grande Curitiba.
Sua população estimada em 2010 é de 213.027 habitantes. Possui uma área de 159,14 km². É a maior colônia italiana do estado.
O povoamento de Colombo, que faz parte da Região Metropolitana de Curitiba, teve início no ano de 1878 quando um grupo de colonos italianos, oriundos do município de Morretes, para ali se mudou, recebendo terras e um pequeno subsídio que o governo da província lhes ofereceu para iniciarem suas lavouras. Sua atividade econômica baseia-se nas indústrias extrativas de cal e calcário e na agricultura com a produção de hortifrutigranjeiros, com destaque para a uva. Entre seus aspectos turísticos, encontra-se a festa da Uva e do Vinho e suas grutas, como a de Bacaetava. Criado através do Decreto Estadual nº 11 de 8 de janeiro de 1890, e instalado em 5 de fevereiro do mesmo ano, foi desmembrado de Curitiba.
Os habitantes naturais do município de Colombo são denominados colombenses. Está localizada na Mesorregião Metropolitana de Curitiba, mais precisamente na Microrregião de Curitiba, estando a uma distância de 18 km da capital do estado, Curitiba.


Governo de São Paulo proíbe polícia de socorrer vítimas de crimes


A partir desta terça-feira (8) todos os policiais de São Paulo que atenderem ocorrências com vítimas graves não poderão socorrê-las. Elas terão de ser resgatadas pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ou pela equipe de emergência médica local. Entende-se como graves os casos de homicídio, tentativa de homicídio, latrocínio (resistência seguida de morte), lesão corporal grave e sequestro que resultou em morte. Nesse rol de crimes estão inclusos os que tiveram a participação direta de policiais. A decisão do secretário da Segurança Pública Fernando Grella Vieira está em uma resolução que será publicada no "Diário Oficial". A Folha apurou que o objetivo da mudança no procedimento operacional é, entre outros, evitar que a cena do crime seja alterada por policiais e garantir que o atendimento às vítimas seja feito por profissionais habilitados, como médicos e socorristas. "Mais importante do que socorrer rapidamente é socorrer com qualidade. Nos acidentes de trânsito o policial não pode socorrer. Nos casos de homicídio deve ser assim também", afirmou o coronel da reserva da PM José Vicente da Silva Filho, que discutiu o tema com o secretário. 
Para o sociólogo José dos Reis Santos Filho, a medida é positiva ao preservar o local do crime, o que interfere na apuração futura dos fatos. A preocupação dele, no entanto, é com os casos em que uma simples atuação do policial pode salvar uma vida. "Em um caso de urgência, sabendo que o socorro vai tardar, o policial tem condições de fazer um torniquete, ele vai ficar parado, assistindo a pessoa morrer?", questionou.
NOMENCLATURA 
A resolução altera outros dois procedimentos. Um é o da nomenclatura no boletim de ocorrência dos crimes envolvendo confronto com policiais. O termo "resistência seguida de morte", quando a morte é em confronto, será trocado por "morte decorrente de intervenção policial". A troca segue recomendação do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana.
Para o sociólogo Santos Filho a mudança no registro "acaba com prejulgamentos". "Antes o registro era de que a pessoa morreu porque resistiu e reagiu a uma abordagem policial. Agora, ficará claro que a vítima morreu por causa da ação do policial e caberá só à Justiça decidir." A outra mudança é que todas as vítimas e testemunhas de crimes devem ser levadas imediatamente para delegacias. Hoje, em alguns casos, elas são antes encaminhadas a um batalhão da PM.

Concluído processo de licitação para modernização da frota da Guarda Civil Metropolitana

A licitação de 350 novas viaturas foi concluída em dezembro de 2012 pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana, no total, mais de 350 veículos irão compor a frota. As 
novas viaturas são locadas, sendo de responsabilidade da locadora a manutenção da 
frota. O contrato é feito por meio de uma ata de registro de preço, onde a administração pode optar progressivamente pela quantidade ou troca de acordo com a necessidade e disponibilidade orçamentária. 
Viaturas operacionais 
104 unidades –  Station Wagon ( Space fox – 1.6 ) sendo 52 com cela e 52 sem sela
15  unidades – Duster Dynamique / Renault
58    unidades – Cabine dupla - S10 2.4
20 unidades – kombi
104 unidades de passeio - Fiesta sedan 1.6 sendo 52 com cela e 52 sem sela
 Viaturas administrativas
20 unidades Hatch - GOL 1.6
02 unidades Pegeout tipo furgão
14 unidades tipo sedan - Voyage 1.8
01 unidade  S10 (cabine simples) 
08 unidades executivo-  Cruze
02 unidades Kombi
04 unidades Hatch - Gol 1.0