segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O Descaso e Incoerência para com os agentes da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo



Por SantanaNa condição de Jornalista. Cidadão e Editor do site www.policiamunicipaldobrasil.com venho solicitar propostas práticas de valorização e reconhecimento para com os agentes da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. Tendo em vista que, nas duas últimas gestões, esta valorosa Corporação foi deixada de lado pelas ingerências e desmandos dos Srs. Serra e Kassab. É um absurdo a cidade mais rica do Brasil pagar tão mal os seus policiais.. ou seja, menos de 2 salários mínimos ..caso o Sr. não saiba, hoje os agentes da GCM são os profissionais da PMSP que recebem os piores salários... prova disto é que, os agentes mais novos estão ganhando menos que o piso mínimo da própria PMSP, e para alcançar este piso mínimo estão recebendo um abono .. é uma total falta de respeito, incoerência e descaso.
A categoria é de nível médio mas, na Lei Orgânica do Município o agente da GCM não está enquadrado como nível médio e não existe em nível algum..! como pode um total descaso e incoerência como este..?

No início do ano, houve o anúncio dos reajustes dos Servidores Municipais.. algo em torno de 70 % para o nível básico e 40% para nível médio.. mas, os agentes da GCM não receberam reajuste algum.. como pode isso..?
Os agentes da Guarda Civil Metropolitana exercem a função similar à dos Policiais Militares, ou seja, são agentes da autoridade, com Poder de Polícia e como os Pms estão fardados e armados, correndo os mesmos riscos e dificuldades inerentes à função policial.
A Guarda Civil Metropolitana possui um potencial gigantesco, ela é uma das poucas Categorias do Quadro da PMSP que possui condições de andar com seus próprios pés, ou seja, boa parte do seu efetivo possui o nível superior.. há Administradores, enfermeiras, Jornalistas, Biólogos, Matemáticos, Filósofos, Sociólogos, Advogados, Etc..
Com o devido incentivo financeiro e profissional a Municipalidade de São Paulo poderá transformar a GCM de São Paulo em um exemplo de Polícia Comunitária para o Brasil e para o Mundo..!!

SANTANA - Jornalista DRT n° 0073071

Governo e prefeituras da Grande SP criam gabinete de segurança pública Entre as propostas de ações integradas está o combate a desmanches. Melhoria da iluminação pública é outra iniciativa proposta.

O governo do Estado de São Paulo e prefeituras da região metropolitana anunciaram na manhã desta segunda-feira (16) a criação do Gamesp (Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica), que vai contemplar as 39 cidades da Grande São Paulo. O gabinete vai ser dividido em cinco núcleos pra atender as subregiões da Grande São Paulo.
Entre as propostas desse gabinete estão a criação de novas centrais de vigilância e a integração delas, a melhoria da iluminação pública em locais onde acontecem mais crimes,  o combate aos desmanches para diminuir furtos e roubos de carros e o combate ao tráfico de drogas.
A criação do gabinete foi anunciada no encontro do Conselho Regional de Desenvolvimento Metropolitano, realizado em São Bernardo do Campo.

Conselho Metropolitano
O secretário de Segurança Pública Fernando Grella também participou da reunião do Conselho do Desenvolvimento da Região Metropolitana e assinou a criação Gamesp. “O propósito deste gabinete é de ser um fórum permanente debate e discussão das questões relativas à segurança pública”, afirmou Grella.
O objetivo do Gamesp é integrar ações de prevenção e combate ao crime com ações conjuntas das Polícias Civil, Militar e Federal, guardas municipais, secretarias estaduais, Ministério Público e Poder Judiciário.

Para o secretário de segurança pública um sistema de viodemonitoramento é de extrema importância e deve ser uma das ações prioritárias na parceria entre estado e municípios. “
Sistemas de viodemonitoramento planejados que obedeçam um padrão mínimo em todas as cidades e que estejam interligados não só entre as cidades, mas com interface para a Polícia Militar e Civil”. Além disso, ele ressaltou que a divulgação dos dados de criminalidade também ajudam os prefeitos a planejar melhor suas ações de segurança com o apoio das guardas civis municipais.