quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Guarda Civil Metropolitana apreende mais de 3 mil produtos na Operação Finados na fiscalização aos cemitérios de nossa cidade.

A Guarda Civil Metropolitana apreendeu durante a Operação Finados 3.237 produtos variados na cidade de São Paulo, entre eles: flores, velas, vasos, bebidas e alimentos em geral, cigarros, brinquedos, bijuterias, caixas de isopor, carrinhos, tripés e produtos piratas, como CD's e DVD's. As apreensões foram encaminhadas para o pátio das subprefeituras locais, em vários pontos da cidade.
A Operação Finados iniciou na quinta-feira (01/11) e se estendeu até ontem (04/11), em parceria com a Superintendência do Serviço Funerário, as Subprefeituras, a Companhia de Engenharia de Tráfego e a Polícia Militar.
O efetivo empregado foi de 653 GCMs e 223 viaturas (carros, motos, bases comunitárias móveis, bicicletas), voltado ao atendimento do cidadão, a manutenção da ordem no entorno dos cemitérios espalhados pela cidade, a proteção do patrimônio público, ao encaminhamento de pessoas em situação de risco para atendimento social e apoio aos agentes públicos.
As ações da Guarda Civil foram planejadas de acordo com os índices de vulnerabilidade de cada cemitério, em conjunto com a Superintendência do Serviço Funerário e as Subprefeituras. Na Zona Norte receberam policiamento os Cemitérios: Chora Menino, Dom Bosco, Freguesia do Ó, Jaçanã Tremembé e Vila Nova Cachoeirinha.
A GCM, articulada com órgãos municipais e estaduais, atuou com vistas a eliminar as principais fragilidades que evidenciam a desordem urbana, e com o intuito de aumentar a percepção de segurança nos Cemitérios e Velórios Municipais, na área de influência dos cemitérios particulares e eventos relacionados.
Equipes da Guarda Civil Metropolitana estiveram presentes 24 horas na sala de situação da Central de Telecomunicações e Videomonitoramento da Corporação, com o objetivo de orientar as equipes operacionais nos arredores dos cemitérios, por meio de imagens, repassando informações relevantes para o efetivo na região.
A presença da GCM/SP nos cemitérios da cidade faz parte do Programa de Proteção ao Patrimônio Público da nossa cidade e crimes de danos, depredação e violação de túmulos podem ser denunciados à Central de Comunicação da GCM no telefone 153 (24 horas), através do SMS (11) 7977-6153 e ou via internet: http://www.gcm.sp.gov.br 
Encaminhado por  
Ana Paula Mendrone/
Diretora de Comunicação 
Sindguardas-SP





GCM desfaz casas em áreas de risco e de interesse ambiental na Zona Norte


A Guarda Civil Metropolitana/Ambiental, em trabalho conjunto com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e a Subprefeitura Casa Verde, apoiou nessa segunda-feira (29/10) a demolição de oito construções irregulares em uma área de risco e de interesse ambiental, no perímetro Córrego do Bispo, na Casa Verde. A operação de desfazimento ocorreu após denúncia da Secretaria do Verde e Meio Ambiente à Subprefeitura e a GCM. As construções irregulares foram constatadas através de sobrevôo realizado na região.
As oito construções irregulares estavam desabitadas. A ação aconteceu de forma pacífica e contou com a participação de 16 guardas civis e 7 viaturas, além de 22 agentes operacionais da Subprefeitura e 4 caminhões.
A Guarda Civil Metropolitana já apoiou, desde 2007 até setembro de 2012, 13.530 desfazimentos de construções irregulares na cidade em áreas de interesse ambiental e de risco.
A proteção e preservação ao meio ambiente faz parte do Programa de Proteção ao Meio Ambiente da Guarda Civil Metropolitana, que conta com efetivo específico e devidamente capacitado para esse tipo de policiamento. A população pode ajudar fazendo denúncias através da Central 153 (24 horas), via SMS (11) 7977-6153 ou pela internet http://www.gcm.sp.gov.br . A preservação ao meio ambiente é dever de todos e melhora a nossa qualidade de vida.
Fonte: Secretaria Municipal de Segurança Urbana
encaminhado por Ana Paula Mendrone/Diretora de Comunicação Sindguardas-SP

GCMs são treinados pela Marinha do Brasil para pilotar embarcações de médio e grande porte na fiscalização das represas da cidade.


O treinamento foi realizado na cidade de Santos, pela Capitania dos Portos do Estado de São Paulo e pelo 17º GB do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar 
10 agentes da Guarda Civil Metropolitana concluíram o curso “Condução de Embarcações do Estado no Serviço Público – ECSP” e se formaram em cerimônia realizada na quinta-feira (25/10), na cidade de Santos. A partir de agora, os 10 GCMs poderão pilotar embarcações de médio e grande portes com vistas à fiscalização e proteção ambiental e à ação integrada, que orienta o uso adequado de embarcações, atuando na conscientização e educação dos praticantes de esportes náuticos, para que sejam cumpridas as regras de segurança do Tráfego Aquaviário e seja preservada a integridade física dos banhistas na Represa Guarapiranga.
A ação integrada envolve agentes das Secretarias Municipais de Segurança Urbana (por meio da GCM) e do Verde e Meio Ambiente, Subprefeituras de Capela do Socorro, M´Boi Mirim, Parelheiros e Polícia Militar (Corpo de Bombeiros). De acordo com o protocolo de intenções assinado em março entre o Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab e o Vice-Almirante, Luiz Guilherme Sá Gusmão, do 8º Distrito Naval, a cooperação técnica será estendida para outras regiões do município.
Essa é a segunda turma que recebe o treinamento. No início de 2011, 13 agentes já haviam frequentado um curso básico de pilotagem, que permite a navegação em represas e rios utilizando embarcações de até 6 metros. Hoje, a GCM já conta com 03 embarcações de pequeno porte e 01 de médio porte, com perspectivas de ampliar esse quadro. Também se formaram no curso de Condução de Embarcações representantes da GCM de Guarujá, do Exército Brasileiro, da Defesa Civil de Bertioga e da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
O evento contou com a presença de autoridades locais, como o Capitão de Fragata Fábio Vieira Duarte, representando a Marinha do Brasil e o Capitão de Corveta Rogério Nascimento Roque, encarregado da Escola Profissional Marítima. Na formatura, ainda estiveram presentes o diretor do Centro de Formação Profissional da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, Antônio Felinto Ferreira de Araújo e o Inspetor Altair Daniel Dias, representando a Guarda Civil Metropolitana.
Fonte:Secretaria Municipal de Segurança Urbana
Encaminhado por Ana Paula Mendrone / Diretora de Comunicação/Sindguardas-SP

GUARDA CIVIL DE COTIA SOFRE ATAQUE E MATA DOIS BANDIDOS EM CONFRONTO

Tiros. Medo. Pânico. Feridos. Mortos. O clima era de guerra na região do Morro do Macaco na noite desta quarta-feira (7).
Quase que simultaneamente duas trocas de tiros entre bandidos, supostamente da facção criminosa Primeiro Comando da Capital – PCC provocaram grande terror e tumulto.
Uma viatura da Guarda Civil de Cotia, com dois agentes, foi abordada por dois homens em um automóvel Vectra preto em frente ao hipermercado Extra por volta das 21 horas. Houve troca de tiros.
Segundo informações, um deles teria colocado uma metralhadora para fora do veículo e disparado contra a viatura. Os guardas, mesmo baleados, revidaram pelo para-brisa e conseguiram alvejar o indivíduo que estava no banco traseiro.
Praticamente todas as viaturas da Guarda de Caucaia, Cotia e Granja Viana foram dar apoio aos colegas e iniciaram a perseguição ao veículo.
Ao entrar na Rua Pelicano, os bandidos abandonaram o veículo e entraram na favela. Os guardas seguiram as manchas de sangue e foram até um barraco onde os três estavam trocando de roupa. Ao dar voz de prisão, um deles se rendeu. Os outros dois iniciaram novo tiroteio e na troca de tiros os dois foram alvejados. Eles foram socorridos ao Hospital de Cotia, onde já chegaram mortos. Outros dois foram presos.
Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38 e uma metralhadora Uzzi. Os dois Guardas Civis foram socorridos ao Hospital de Cotia. Um dos tiros pegou nas costas do colete do motorista da viatura e o outro na axila do outro guarda. Dois bandidos ainda não identificados, atingidos na troca de tiros foram socorridos no Hospital de Cotia mas não resistiram aos ferimentos e morreram. Os guardas civis que não tiveram os nomes revelados também foram socorridos e não correm risco de morte.
Extraído do Blog Amigos da Guarda Civil

Posto da Guarda Municipal é pichado com ameaça a policiais em Leme, SP

'Polícia vai morer (sic)', dizia mensagem feita na noite de terça-feira (6).
'Situação serve como alerta, mas a rotina continua normal', diz comandante.
Um posto da Guarda Municipal de Leme (SP) foi pichado com uma mensagem de ameaça a policiais na noite de terça-feira (6), no bairro Parque São Joaquim.Na porta do local, um copo de plástico trazia as iniciais de uma facção criminosa.
De acordo com a GM, a mensagem ‘Polícia vai morrer (sic)’ foi assinada por um grupo que se intitula ‘A Família Pixadores (sic) R.T’, que também fez um desenho que supostamente remete ao uso de drogas.
Segundo o comandante da GM de Leme, Alex Volpi, a base é de parada esporádica e não tem guarda 24 horas. “Passamos para a Polícia Civil, mas não tem nada concreto. Apesar de toda essa onda na região e na capital, não tivemos nenhuma ameaça”, disse. Ainda de acordo com Volpi, o comando trata o fato como isolado. “Não tem nada de concreto de quem possa ter sido. Temos duas linhas: a real, que tenha a ver com os ataques contra as forças de segurança, ou do oportunismo, que não tem nada a ver com a situação”, afirmou.
O comandante disse também que a situação serve mais como um alerta, mas que a rotina continua normalmente. “O medo não impera”.
O local está sendo pintado nesta quarta-feira (7). A Polícia Civil está investigando o caso, mas ainda não há suspeitos.
Fonte:g1.globo.com/sao-carlos-

Inscrições para o Congresso da Guardas Municipais já estão abertas

Prezados Guardas Municipais.
            O site do Conselho Nacional das Guardas Municipais já está em funcionamento,  as inscrições para o Congresso já podem ser realizadas.
Peço paciência  pois, o site está em construção.
            Segue link: http://conselhonacional-gcm.blogspot.com.br/
Um grande  abraço a todos.
JOEL MALTA DE SÁ
R.F. 575.158.6.01
Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana
Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais
Extraído do Blog do GCM Carlinhos Silva