segunda-feira, 21 de maio de 2012

USP contrata PM aposentado para reformular guarda universitária

Do G1.com.br
O reitor da Universidade de São Paulo (USP), João Grandino Rodas, explicou nesta quinta-feira (29) sua decisão de contratar o policial militar aposentado Luiz de Castro Junior para o cargo de superintendente de Segurança da Cidade Universitária, na Zona Oeste da capital paulista. Segundo o reitor afirmou ao programa "Palavra do Reitor", da Rádio USP, a estrutura da Guarda Universitária nos últimos dez anos era "irregular", porque a segurança na universidade era chefiada por um policial civil na ativa, cedido pela Secretaria de Segurança do governo estadual.
Além disso, Rodas afirmou que, nas condições atuais, "sem crítica nenhuma à gestão anterior, o fato é que não há meios e modos suficientes para coibir roubos internos na universidade". Ele explicou ainda que, apesar das falhas na guarda universitária atualmente, "não é possível acreditar" que a Polícia Militar possa ficar responsável pela segurança nos campi
"Na USP hoje temos algo que precisaria ser mudado, temos um policial civil da ativa chefiando 
isso, o que é irregular. Não tínhamos outra saída, tínhamos que captar dentro do mercado", explicou. O reitor justificou a contratação do ex-PM afirmando que fez uma pesquisa e concluiu que a maioria das empresas privadas e públicas, além de outras universidades pelo Brasil, usam profissionais oriundos do Exército ou da Polícia Militar para chefiar sua segurança patrimonial porque, no Brasil, "não há cursos superiores que preparem a pessoa para a segurança".
Castro Junior, que a partir de agora vai coordenar a reformulação da guarda, foi escolhido pelo reitor porque, segundo Rodas, ele chefiou uma diretoria da PM destinada a ações de policiamento comunitário e direitos humanos. "A escolha dele foi feita a dedo, justamente porque todos aqueles que ministram na área o conhecem como pessoa de grande sensibilidade."
À rádio, o reitor explicou que pelo menos 16 membros da "cúpula universitária consideraram em primeiro lugar que a universidade precisa ter uma guarda que tenha características próprias de segurança patrimonial e de pessoas". Segundo ele, a "polícia interna" da USP não terá aspectos da polícia militarizada, e será moldada "de uma forma comunitária e dentro dos direitos humanos". 
Rodas disse, porém, que a guarda ainda servirá apenas para a segurança interna, sem poder de polícia, e que contará com as polícias civil e militar quando for necessário. "O mundo evolui, os números aumentam e também há um aumento da criminalidade, que não é logo só da USP, nem só de Sã
o Paulo, nem só do Brasil mas do mundo", disse Rodas
.



GCMF Keilla vence a Corrida Noturna Caixa São Paulo 2012


Por Amanda Gelumbauskas
Prova movimentou a noite fria da capital paulista, no último sábado (19), com trajeto de 9km na região da Cidade Universitária. No masculino, vitória de Fábio dos Santos.
São Paulo (SP) - O friozinho da noite paulistana neste último sábado (19) não foi empecilho para os atletas da Corrida Noturna Caixa São Paulo 2012, que movimentaram as ruas da Cidade Universitária no primeiro evento do ano. Três mil participantes estrearam o novo percurso, mais veloz, que antes era realizado no Campo de Marte, e completaram 9 km no circuito de 3 km montado na Avenida Escola Politécnica. Na categoria masculina, o grande vencedor da noite foi o atleta baiano Fábio Ramos dos Santos, com o tempo de 28min43s, enquanto Andrea Keilla Galvâo Lemes levou a melhor no feminino, com o tempo de 35min49seg.
Dono de um ritmo invejável, Fábio liderou todo o percurso da prova com facilidade e deu trabalho para os concorrentes que tentavam alcançá-lo. "Venho treinando bastante para competir aqui em São Paulo, estou aqui há dois anos. Essa prova de hoje é também o meu último treino mais puxado antes do próximo dia 3, em que vou competir em Porto Alegre (RS). Correr de noite é bem diferente, tanto pelo clima que é mais ameno, até mesmo pela nossa visão, a gente enxerga diferente à noite, é até mais confortável. Hoje eu fiz um bom trabalho, essa prova exige um ritmo contínuo e estou contente com o meu resultado e em representar a Bahia no atletismo", afirma o ganhador.
Já na categoria feminina, o gostinho de vitória teve um sabor especial para Andrea Keilla Galvão Lemes, do Itaim Paulista (SP). A atleta é Guarda Civil Metropolitana e não tem uma vida fácil: treina diariamente cerca de duas a três horas, cinco dias na semana, chegando a correr 18km por dia, dependendo do treino. Com esse esforço, não é à toa que a paulista manteve a liderança na corrida e completou o trajeto com o tempo de 35min49. Dona de um sorriso marcante, ao término da prova, Andrea era só felicidade com o resultado.
"Não foi uma prova tranquila. Nunca é! E estou feliz em ganhar! O percurso foi uma delícia porque ele é veloz, mas tinha uma concorrente ali, lado a lado comigo, muito forte, que me deu trabalho. Só que eu vim para fazer o meu melhor. Esse pódio que conquistei é a consequência do meu desempenho. Eu comecei a correr para entrar na Guarda Civil Metropolitana, minha equipe de lá esteve aqui competindo em peso e a gente sabe que sem treino, nada é possível. Esse é o segredo!", comemora a atleta. 
A Corrida Noturna Caixa São Paulo 2012 é uma boa opção para atletas de todos os níveis técnicos, principalmente aqueles que não gostam de enfrentar o calor. Ela também propicia ver a capital paulista de outra maneira, sem o estresse do dia-a-dia e fazendo uma atividade física. A programação da temporada 2012 ainda prevê a realização de mais uma etapa, em Brasília (DF), no dia 2 de junho.
O evento tem organização e realização da Yescom Entretenimento, com promoção da Rede Globo de Televisão. O patrocínio é da Caixa, com patrocínio especial da PBF - Fisk. O apoio é da Montevérgine, Espaço Cristalino e Água Schin e o apoio especial da Prefeitura Municipal de São Paulo e Governo de São Paulo. A supervisão é da CBAt, Federação Paulista de Atletismo.
Resultado final:
Masculino 1º - Fabio Ramos dos Santos, 28min43seg
2º - Anderson Marques Chaves, 29min54seg
3º - Peterson Ladislau Silveira, 31min50seg
Feminino 1º - Andrea Keilla Galvão Lemes, 35min49seg
2º - Rosangela Figueiredo, 38min37seg
3º - Nilzete Ribeiro Martins, 38min37seg


Mais informações no site www.corridanoturna.com.br

Consultoria de Comunicação da Corrida Noturna Caixa São Paulo:

MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - Mtb 18324 / Amanda Gelumbauskas - Mtb 58483SP
Fones: (11) - 8266-6086/8931-8977 - E-mail: mbragacom@mbragacom.com.br

Encaminhado por Amanda Gelumbauskas



Seminário discutirá ampliação do papel das guardas municipais

A Comissão de Legislação Participativa realizará nesta quarta-feira (23) o 4º Seminário Guardas Municipais e Segurança Pública. O debate, que foi proposto pela organização não governamental Segurança dá Vida, será realizado a partir das 10 horas, no auditório Nereu Ramos. A entidade quer discutir uma forma de viabilizar a votação da PEC 534/02, que amplia as competências das guardas municipais, pelo Plenário da Câmara. De autoria do Senado, essa PEC autoriza as guardas municipais a atuar na proteção da população. Atualmente, a instituição pode atuar somente na proteção de bens, serviços e instalações municipais. Foram convidados:
- a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman;
- o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo;
- o ministro da Pesca, Marcelo Crivella;
- a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki;
- o presidente da ONG SOS Segurança dá Vida, Maurício Domingues da Silva;
- o presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais, Joel Malta de Sá;
- o presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Segurança, João José Barbosa Sana;
A realização do seminário foi proposta pela organização não governamental SOS Segurança Dá Vida. As informações são da Agência Câmara de Notícias.
Veja link abaixo  a programação
Íntegra da proposta:
PEC-534/2002
Fonte: Blog do Delegado
http://blogdodelegado.wordpress.com/2012/05/21/seminario-discutira-ampliacao-do-papel-das-guardas-municipais-2/
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A ONG SOS SEGURANÇA DÁ VIDA:
http://sossegurancadavida.blogspot.com.br/

BANDIDOS MORREM EM TROCA DE TIROS COM A ROTA


DISPAROS CONTRA OS POLICIAIS. NA TROCA DE TIROS OS TRÊS ASSALTANTES LEVARAM A PIOR, SOCORRIDOS ACABARAM MORRENDO NO HOSPITAL.
LOGO APÓS O ENTREVERO, TAMBÉM FOI CONSTATADO QUE O VEÍCULO EM QUE OS BANDIDOS ESTAVAM TAMBÉM ERA UM PRODUTO DE CRIME, O DONO DO CARRO FOI CHAMADO E RECONHECEU OS ASSALTANTES.
ISSO DEMONSTRA QUE A ROTA ESTÁ NAS RUAS, COMBATENDO O CRIME.
NUMA OUTRA OCORRÊNCIA, NA ZONA LESTE DE SÃO PAULO - AVENIDA ASSIS RIBEIRO, HOUVE UMA PERSEGUIÇÃO E DOIS BANDIDOS MORRERAM EM TIROTEIO COM A ROTA, E MAIS 80 MIL REAIS FORAM APREENDIDOS; ALÉM DE OUTRA OCORRÊNCIA ONDE FORAM APREENDIDOS MAIS 220 MIL REAIS QUE ESTAVAM EM PODER DOS BANDIDOS.
TEMOS QUE TER POLÍCIA NAS RUAS, TANTO A POLÍCIA MILITAR, POLÍCIA CIVIL E GUARDA CIVIL METROPOLITANA TRABALHANDO EM CONJUNTO NO COMBATE AOS CRIMINOSOS, QUE ESTÃO CADA VEZ COM MAIS DINHEIRO E MUITO BEM ARMADOS.
Via Facebook  CONTE LOPES

Artigo: Construindo a Nossa Própria História

Por Denis Guerra
Nos últimos 15 dias estive empenhado no Estágio de Qualificação Profissional - EQP. Em um primeiro momento, sentimos um certo desconforto em participar, pois deixamos a nossa rotina e entramos em um novo mecanismo de ajustes com horários e trajetos diferentes dos habituais. Até mesmo para mim, que estava contente em participar, sempre traz alguns transtornos nesse sentido.
Formatura Matutina
Porém, com o passar dos dias, percebemos o quanto é válido tal empenho: antigos colegas se reencontram e novas amizades são feitas. Além da grande satisfação de perceber que pessoas que estão ao seu lado no cumprimento das missões diárias estão à sua frente dividindo, melhor, multiplicando conhecimentos. Como é incrível presenciar o desenvolvimento profissional e pessoal dos nossos colegas.
CD Basilio Passando o Comando da Escola a Inspetora Elza
Talvez eu não me preocupasse em escrever ou relatar nada se não fôsse por uma pedra presa ao asfalto daquela unidade de ensino. Sim, uma pedra! Em determinada aula de condicionamento físico, ela me chamou a atenção para a importância daquele momento. Passou-me na cabeça o quão antiga ela é em comparação a mim naquele lugar. Quando iniciei na instituição, ela já tinha o seu espaço definido naquele asfalto.
Hasteamento de Bandeira
E quanta coisa aconteceu deste então: Quantas mudanças! Já não sou mais aquele novato impressionado com tantas novidades. Já não sou mais aquele menino vislumbrando um mundo novo. Hoje sou um homem ainda mais ciente dos meus deveres, porém ainda me impressiono com as mudanças. Me impressiona o quanto os meus colegas aprimoram ainda mais os seus conhecimentos. E o quanto os mais antigos ainda tem por ensinar.
Homenagem ao Dia das Mães
E aquela pedra? Continua lá, presa ao asfalto. Sem mudanças e alterações que não o do próprio desgaste imposto pelo tempo. Ela terá sempre o seu espaço garantido naquele lugar. Porém sem poder dar um passo adiante, inerte e passando despercebida. Talvez seja percebida apenas em momentos como esse, em que você avalia as mudanças ocorridas em você mesmo.
Classe Distinta Solianno
No Artigo: Como preservamos a nossa História? tratei da maneira como o Regimento Nove de Julho e a própria Polícia Militar do Estado de São Paulo preservam a sua história e a história das corporações anteriores à ela própria. Aqui, quero confirmar o que presenciei nesses dias: estamos construindo a nossa própria história de uma maneira sutil, a cada dia. Talvez em um futuro breve, seremos os que definirão rumos. Então vamos definir os nossos próprios rumos agora!
Parabéns a todos os que se empenharam na valorosa missão de multiplicar conhecimentos. Parabéns a todos que se preocuparam em assimilá-los. Parabéns pelos laços de amizades renovados e iniciados. Gostaria de citar alguns nomes, que representassem todos os nomes em suas respectivas graduações. Citarei apenas um: CD Solianno, por uma aula de simplicidade e respeito ao ser humano. E que este nome represente todos os educadores e integrantes da unidade de ensino.



A todos, o meu muito obrigado!
Pelas amizades que fiz e as que renovei, muito obrigado!





FOTOS: GCM GUERRA/BLOG GCM MOTOCICLISTA GUERRA

CONVITE DA GUARDA MUNICIPAL DE VÁRZEA PAULISTA

Fonte: Blog do GCM Carlinhos Silva

CURSO DE SOBREVIVÊNCIA EM AMBIENTE NATURAL SELVA


Via Facebook Diego Oliveira

Curso Tático de Tonfa

Via Facebook Diego Oliveira/Jorge Heleno de Araujo