sábado, 30 de junho de 2012
Participem da Campanha contra acidentes de transito
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Guarda municipal acha bolsa com R$ 20 mil e devolve ao dono no interior de SP
Professor da capital paulista levava o dinheiro para comprar um carro em Sorocaba e só notou que havia perdido a bolsa na concessionária. "Bateu aquele desespero", afirmou
O guarda municipal Walbert Ferreira de Souza, de 42 anos, achou uma bolsa de mão com R$ 20 mil e a devolveu ao dono, o professor Sander Stancov Fonseca, de 30, quinta-feira, em Sorocaba (SP). É a segunda vez em menos de um mês que pessoas acham quantidade expressiva de dinheiro perdido na cidade a se dispõem a devolver o achado. No dia 5, a funcionária pública Luciana Aparecida Lisboa, de 41 anos, encontrou uma pasta com R$ 25 mil e, após procurar o dono, entregou tudo à polícia. Até agora o dono não apareceu.
Souza estava de folga e ajudava a mulher, dona de um supermercado na Vila Progresso, zona norte da cidade, quando encontrou a bolsa de mão caída no banheiro do estabelecimento. Depois de indagar os funcionários sem descobrir a procedência do achado, ele entrou em contato com a central de comunicação da Guarda Civil Municipal e passou os dados dos documentos que estavam na pasta.
A GCM localizou o professor que, nesta altura, já tinha notado que perdera a bolsa. Fonseca é da capital paulista e estava em Sorocaba para comprar um carro. "Eu estava entrando na concessionária quando dei pela falta e bateu aquele desespero".
Ele já retornava para os lugares por onde tinha passado quando recebeu a ligação da GCM. O professor chegou a pensar que não veria mais o dinheiro. "Se não estivesse nas mãos de gente honesta, era uma vez", disse. Com o salário que recebe, o guarda levaria um ano para acumular R$ 20 mil, mas ele disse que sequer cogitou ficar com o dinheiro.
Embora essa também tenha sido a conduta da servidora que encontrou a pasta com R$ 25 mil, no início do mês, o achado virou um mistério para a polícia. A pasta, encontrada numa escadaria do prédio da Fazenda do Estado em Sorocaba, continha também documentos, mas nada que pudesse identificar o dono. Apesar de toda a divulgação feita, até esta sexta-feira a pessoa que perdeu o dinheiro não tinha se apresentado para reavê-lo.
Ações do Controle de Armas e Desarmamento da Cidade de SP são apresentadas em Brasilia
A iniciativa pioneira do Município, coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança, foi exposta no Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração em Brasília.
Participaram do Congresso, que aconteceu nos dias 4,5 e 6 de junho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Secretários de Estado da Administração, gestores de políticas públicas no âmbito federal, distrital, estadual e municipal, acadêmicos, formadores de opinião, especialistase a sociedade civil organizada com objetivo de aprimorar as práticas em gestão pública tomando como base a eficiência, a transparência e a qualidade.
Os trabalhos do Comitê do Controle de Armas e Desarmamento da cidade de São Paulo foram expostos, no âmbito do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança, pelo Coordenador do Programa, Cesar Alves Ferragi (Zare) e pela diretora do Instituto Sou da Paz, Melina Risso. Zare explicou que o foco da Cidade de São Paulo é investir em políticas públicas para solucionar problemas referentes à crescente complexidade do controle de armas e munições no município. “Necessitamos de uma administração pública integrada e preparada para respostas conjuntas”, ressaltou.
Foto: SMSU
A institucionalização do Comitê faz parte de uma estratégia do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança, coordenado pelo Secretário Municipal de Segurança Urbana, Edsom Ortega, para consolidar a política de controle de armas com o envolvimento de diversos setores governamentais e ONGs. Dentre os desafios, destaca-se a necessária articulação em torno das ações em busca de um objetivo compartilhado, uma vez que são inúmeras as dimensões que precisam ser trabalhadas.
A diretora do Instituto Sou da Paz, Melina Risso apresentou a metodologia de criação do plano. A concepção do projeto previu a formação de dois grupos de trabalho, um grupo técnico formado por órgãos responsáveis pela implementação das medidas de controle previstas no Estatuto do Desarmamento e um grupo de sensibilização formado por organizações não-governamentais e demais secretarias municipais e estaduais que pudessem desenvolver ações de sensibilização na cidade de forma a desestimular a demanda por armas de fogo. “O primeiro passo foi a apresentação da iniciativa à Secretaria Municipal de Segurança Urbana de São Paulo que abraçou a proposta e tornou possível a realização do projeto”, afirmou Melina Risso.
Os próximos passos foram o diagnóstico da situação de violência e controle de armas na cidade de São Paulo, levantamento de informações acerca das taxas de homicídios desagregado por distrito administrativo; sobre armas como quantidade de apreensões e entregas; número de lojas na cidade; dinâmica dos homicídios; dados sócio-demográficos, entre outros.
Foto: SMSU
As oito metas que baseiam as ações do Controle de armas foram destacadas no V CONSAD, são elas: melhorar a gestão do controle de armas e munições; aprimorar a qualidade e a transparência das informações sobre o controle de armas e munições; reduzir estoques de armas de fogo e munições; garantir a proteção dos arsenais; ter maior rigor na fiscalização de categorias vulneráveis ao desvio de armas; articular demandas com outros níveis de Governo;estimular que as pessoas não tenham armas de fogo; minimizar fatores de risco relativos à violência armada.
Fonte: Secretaria Municipal de Segurança Urbana.
Fonte: Secretaria Municipal de Segurança Urbana.
300 Guardas Civis Metropolitanos são capacitados em Policiamento Comunitário
Na capacitação, o principal assunto abordado pelo Dr. Cesar Alves Ferragi (Zare), especialista e com doutorado em Policiamento Comunitário cursado no Japão, Assessor Técnico do Gabinete da Secretaria Municipal de Segurança Urbana – órgão responsável pela GCM foi à relevância dos GCMs se comunicarem cada vez mais e melhor com a população, além de conhecerem o território onde atuam incluindo as características geográficas, sociais e econômicas; pois assim antecipam-se aos possíveis problemas de desordem urbana e podem agir de forma preventiva.
No evento foram destacados os exemplos de melhorias, posteriores aos Procedimentos Operacionais Padrões relacionados às Bases Comunitárias Móveis, como: a diminuição do comércio irregular, redução da incidência de pessoas em situação de risco, aumento da coibição do descarte ilegal de lixo, redução do vandalismo, entre outras questões relacionadas à desordem urbana, graças ao trabalho integrado dos parceiros da comunidade acionados pelos Guardas atuantes nas Bases.
O Superintendente de Planejamento (SUPLAN) da GCM, Dalmo Luiz Coelho Álamo enfatizou a diretriz institucional da corporação, com atuação nos moldes do policiamento comunitário. “O contato entre cidadãos e a Guarda Civil Metropolitana, ao intensificar-se, gera mais e melhores dados sobre desordem urbana, contribuindo assim para o direcionamento de ações prioritárias da corporação”, enfatizou Álamo.
O Presidente do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) Centro, Antonio Souza Neto, dissertou sobre o interesse da comunidade em participar conjuntamente com a GCM no monitoramento compartilhado do espaço urbano e colaborar para reduzir e eliminar a violência e a desordem urbana.
Foto: Marcelo ulisses/Comunicação SMSU
A colaboração da sociedade, na prestação de informações de interesse da segurança urbana, é fundamental. “A ênfase na política de articulação comunitária significa um exercício de observar, selecionar, registrar e comunicar os atributos do território, com foco nas ocorrências de desordem urbana e da criminalidade, com vistas a aprimorar a capacidade de resposta do poder público, que passa a atuar integrado e em rede”, explicou Zare Ferragi.
A atuação nos moldes do policiamento comunitário tem contribuído para que a instituição colete informações mais qualificadas sobre os problemas e desafios de cada local. O treinamento faz parte de uma estratégia da Secretaria Municipal de Segurança Urbana para dar ênfase à política de articulação comunitária por parte da GCM, além da distribuição de folhetos explicativos sobre policiamento comunitário, bem como a fixação de banners em locais de grande afluxo de pessoas. Também estão previstas revisões nos indicadores de desordem urbana, reuniões de sensibilização com as chefias, treinamentos em análise de dados e geoprocessamento, bem como avaliações de resultados, por meio de relatórios e questionários de pesquisa, entre outras ações.
Fonte: secretaria Municipal de Segurança Urbana/ Assessoria de Imprensa e Comunicação
GCM promove multa de R$ 13.700 ao Shopping 900, na Mooca, por descarte ilegal de entulho
Durante ronda com vistas a fiscalização e coibição de descarte ilegal de resíduos, em 12/06, por volta das 19h30, Guardas Civis Metropolitanos da Mooca flagraram o despejo irregular de aproximadamente 4 mil quilos de lixo na Rua Julio Ribeiro, 30 – local considerado como um dos 1.600 pontos viciados de descarte mapeados da cidade.
A equipe da Guarda Civil Metropolitana avistou um carroceiro saindo de dentro do Shopping 900, localizado na Rua Mon Senhor de Andrade 900, com o lixo. Os guardas acompanharam o homem e flagram o despejo. O Shopping, gerador do resíduo, foi autuado e multado no valor de R$ 13.701,00. O carroceiro foi notificado por contaminação ambiental, artigo 57 da lei 9.605 e teve sua carroça apreendida e levada ao pátio da subprefeitura.
Nesta quarta-feira (13/06), também na região da Mooca, foram aplicadas mais oito multas, sendo R$ 13.701,00 cada pelo mesmo crime ambiental.
A GCM atua com base no Procedimento Operacional Padrão 016 Descarte Irregular de Resíduos. Descarte Irregular de entulho é Crime Ambiental. A população pode denunciar através do telefone 153 GCM, que funciona 24 horas.
Foto: Inspetoria Regional da Moóca
Desde 03 de outubro de 2011, a GCM realiza campanha educativa de conscientização e de responsabilização na cidade, com a entrega de folhetos explicativos aos cidadãos. A divulgação tem como objetivo abordar os comerciantes, moradores e carroceiros e informá-los sobre a importância de não jogar lixo nas ruas, inclusive foram dos horários pré-estabelecidos. No folheto, o cidadão tem esclarecimentos e telefones para tirar as dúvidas, sobre entulho, fogo em lixo, colocação de lixo em local e horário irregulares, contratação de caçambas, além de transporte incorreto de detritos.
Fonte: Secretaria Municipal de Segurança Urbana/Assessoria de Imprensa e Comunicação
Secretaria Municipal de Segurança Urbana promove 2ª Semana Interna de Prevenção a Acidentes
Foi iniciada na manhã desta segunda-feira, 25/06, a 2ª Semana Interna de Prevenção a Acidentes da Secretaria Municipal de Segurança Urbana. A Semana, organizada pela Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA), é realizada na sede da SMSU – Rua Augusta 435. A 2ª SIPAT – SMSU, que irá até o dia 29/06, tem como lema “Segurança com Qualidade de Vida”.
A abertura do evento contou com a participação do Secretário Municipal de Segurança, Edsom Ortega, que destacou a importância das Comissões Internas de Prevenção a Acidentes em todas as Unidades da Secretaria como grandes aliadas da administração, à medida que apontam os problemas relativos à segurança dos servidores e propõem soluções.
Foto: Guty/SMSU
Durante a semana haverá uma série de atividades, englobando assuntos relativos à Ginástica Laboral como forma de manter a saúde no ambiente de trabalho, palestras sobre questões funcionais e legislativas, esclarecimentos sobre aposentadoria e assédio moral e discussões sobre o bem estar pessoal do servidor e sua família, com palestra para educação financeira ministrada pelos funcionários da Caixa Econômica Federal, na quarta-feira, 27/06.
Foto: Guty/SMSU
A semana de prevenção de acidentes da SMSU contará ainda com orientações sobre a saúde do servidor, com aferição de pressão arterial, controle de diabetes e avaliação nutricional, além de um dia exclusivo para relaxamento, com sessões gratuitas de massagem, acupuntura e beleza.
Foto: Guty/SMSU
Além do Secretário Edsom Ortega, estiveram presentes o Secretário-Adjunto, Ailton Brandão, o Coordenador do Núcleo de Gestão de Pessoas, José Titonele e o Presidente do Sindicato dos Guardas Civis Metropolitanos de São Paulo, Carlos Augusto Sousa Silva.
Fonte: Secretaria Municipal de Segurança Urbana/Assessoria de Imprensa e Comunicação.
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