segunda-feira, 23 de julho de 2012

Gabinete de Segurança apreende cerca de 2 milhões de CDs, DVDs piratas em laboratório de falsificação

O Gabinete de Segurança da Prefeitura de São Paulo apreendeu cerca de dois milhões de CDs e DVDs piratas em uma operação em quatro estabelecimentos nas ruas Itapura de Miranda e Parque Dom Pedro II. Em um dos locais funcionava um laboratório de falsificação, onde foram encontradas máquinas de reprodução, encartes e embalagens.
O Gabinete de Segurança da Prefeitura de São Paulo iniciou na madrugada de sexta-feira (20/7), uma operação de fiscalização em quatro estabelecimentos nas ruas Itapura de Miranda e Parque Dom Pedro II. A ação já apreendeu um quase dois milhões de produtos piratas, sendo CDs, DVDs, encartes. No local também foi identificado e apreendido um laborátorio com 43 máquinas para falsificação, além de tintas, impressoras e embalagens.
Durante a fiscalização 14 pessoas foram qualificadas e três conduzidas ao 1º Distrito Policial. A Subprefeitura da Sé está analisando a documentação e as condições do imóvel que poderá ser lacrado em decorrência das diversas irregularidades e ilícitos constatados. A Polícia Científica esteve no local, onde recolheu parte do material para perícia. A ação, que prosseguiu durante todo o fim de semana, deverá ser concluída nesta segunda-feira (23/7).
A Guarda Civil Metropolitana (GCM), por meio da Inspetoria de Operações Especiais, atua sob orientação do Gabinete de Segurança realizando as ações de inteligência, a preservação do local e apreensões, articulada com demais organismos do Gabinete, como Polícia Civil, Subprefeitura Sé, Fazenda Federal e Estadual, entidades do Conselho Nacional de Combate a Pirataria do Ministério da Justiça, entre outros. O Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio do Grupo de Apoio Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) foi informado da operação pela Secretaria de Segurança Urbana para acompanhar e promover a apurações da sua competência.
Balanço.
Foram apreendidos na cidade de São Paulo, entre dezembro de 2010 a junho de 2012, mais de 60 milhões de produtos ilegais, sendo 40 milhões em estabelecimentos comerciais, avaliados em dois bilhões de reais, resultado de 38 operações integradas com organismos federais, estaduais e municipais. Mais de 600 estrangeiros foram detidos por estarem sem documentação regular, sendo 150 notificados pela Polícia Federal a deixar o país. Em operações conjuntas das Subprefeituras, GCM e Operação Delegada foram apreendidos nas ruas mais 20 milhões de produtos ilegais.

GCM flagra três transportes irregulares de entulho na Zona Sul de SP em menos de 5 horas

Os três caminhões transportavam resíduos de forma irregular - caçamba sobreposta, caçamba sem número de identificação, veículo sem tela para o transporte e quantidade de entulho acima do limite - quando foram flagrados pelas equipes da Guarda Civil Metropolitana. Os flagrantes aconteceram nas Avenidas Atlântica, Teotônio Vilela e Pinedo (Santo Amaro, Capela do Socorro e Cidade Dutra).

Em todos os casos, os motoristas foram notificados com o CEDIR – Comunicado de Descarte Irregular de Entulho que gerará multa de até 13 mil para cada e conduzidos a delegacia de crime ambiental.
Descarte Irregular de entulho e transporte fora de padrão são crimes ambientais. A população pode ajudar coibir estes crimes ligando para o telefone 153 da GCM, que funciona 24 horas.
Fonte: Secretaria Municipal de Segurança Urbana

Comando Operacional Norte e OAB da Zona Norte arrecadam peças neste inverno para a Campanha do Agasalho 2012

A Guarda Civil Metropolitana da região Norte, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil -SP Subseção Santana, Rua Victório Primon, 372, está arrecadando roupas, agasalhos e demais peças para a Campanha do Agasalho 2012. A campanha começou em 1° de junho e vai até novembro, na região.

As pessoas podem entregar os agasalhos no Comando Norte, Praça Heróis da FEB s/nº e nas sete inspetorias da Guarda Civil Metropolitana na região (Casa Verde/Cachoeirinha, Freguesia do Ó, Santana/Tucuruvi, Jaçanã – Tremembé, Pirituba/Jaraguá, Perus e Vila Maria/ Vila Guilherme); além das Bases Comunitárias Móveis de Perus, Santana e Pirituba-Jaraguá, instaladas em parques e praças. A Inspetoria Regional da Vila Maria/Guilherme/Canil arrecadou 2.186 peças até o momento e os agasalhos foram entregues na Fundação Lar de São Bento. O público ainda pode entregar os agasalhos também A ação entre a corporação e a entidade irá beneficiar também outras Instituições Sociais que necessitam.
Mais informações, sobre endereços podem ser obtidas na CETEL -  Central de Telecomunicação da Guarda Civil Metropolitana , telefone 153.
Fonte: Secretaria Municipal Segurança Urbana.