terça-feira, 3 de abril de 2012

As Guardas Municipais pelo mundo


Guarujá - São Paulo vai criar Guarda Maritima


Pode sair de Guarujá – um dos municípios da Baixada Santista em que existem mais abusos relacionados aos jet-skis – a alternativa mais viável para inibir irregularidades relacionadas à prática da modalidade e, ao mesmo tempo, acabar com a suposta inoperância da Marinha de Brasil, que tem obrigação, mas não vem conseguindo  fiscalizar as quase 17 mil moto aquáticas que circulam pelo litoral paulista.
A proposta é a criação do Pelotão de Guarda Marítima, viabilizado por  um convênio entre a Prefeitura de Guarujá e a Capitania dos Portos, que teria efetivo e equipamentos capazes de rondar os principais pontos das praias em que existem abusos. 
Mas a ideia não partiu do Executivo, mas sim, da Câmara de Vereadores, por intermédio da indicação do vereador Ronald Nicolaci (PDT) – tenente reformado da Polícia Militar do Estado de São Paulo e ex-comandante da Guarda Municipal do Município. A proposta está sob análise e deve ser encaminhada à Prefeitura.
“A Marinha do Brasil não funciona. Pelo menos no que diz respeito à fiscalização de jet-skis. O pelotão seria o primeiro passo para resolver um problema que vem há anos levando perigo a banhistas, muitos vítimas de condutores irresponsáveis, que por terem alto pode aquisitivo e por não sofrerem qualquer fiscalização, colocam em risco a vida das pessoas”, disse o vereador, no intervalo da sessão do dia 28, quando sua proposta foi apresentada.
Nicolaci revela que nunca viu a Marinha fiscalizar embarcação alguma. “Só acontece algum tipo de reprasália quando ocorre acidente grave, divulgado na Imprensa. Aí, sim, você vê a Marinha se movimentar. Se a instituição (Marinha) não consegue agir, tem que buscar alternativa para fiscalizar. Hoje, o parceiro pode ser o município”, acredita, ressaltando que a Guarda Municipal pode ser treinada para fiscalizar e aplicar multas, como acontece no transporte urbano.
Sobre a nova norma da Marinha, que estabelece prova prática para dirigir jet-skis, a partir de 2 de julho, o vereador foi taxativo: “a norma aponta uma evolução, mas é lógico que o controle e a prova prática deveriam ser feitos pela Marinha. Não adianta passar a responsabilidade para as empresas, pois vão acorrer irregularidades, como a venda de atestados de realização de provas. Quem tem esse tipo de embarcação, tem poder aquisitivo alto”, insinua.
Para Nicolaci, a Marinha do Brasil tem que auditar as empresas, as provas e tudo que se relaciona com a compra,venda e utilização de embarcações. “As empresas poderiam ensinar a dirigir, mas a prova prática teria que ser realizada sob supervisão direta da Marinha. A ideia é termos melhores condutores de jet skis para termos menos acidentes”.

Guarda de Curitiba tem avaliação melhor que as policiais

O Instituto Paraná Pesquisas questionou os curitibanos sobre a avaliação que fazem da atuação dos organismos de segurança pública na cidade. Os números da pesquisa revelam que a Guarda Municipal é mais bem vista pela população do que as polícias Militar e Ci­­vil. Para 43,4% dos entrevistados, a atuação da guarda é tida como ótima ou boa, enquanto para as corporações policiais esses índices ficam próximos: 27,5% para a Militar e 27,8% para a Civil.

PM no vermelho
No caso da PM, o porcentual daqueles que avaliam negativamente sua atuação supera a avaliação positiva: 29,7% consideram seu desempenho ruim ou péssimo. Em relação à Civil, o índice é o mesmo de ótimo/bom, 27,8%. Já em relação à Guarda Municipal, apenas 19,2% classificaram sua atuação como ruim ou péssima.
O diretor da Paraná Pes­quisas, Murilo Hidalgo, compara esses números com outro item da pesquisa. Para 38,3% dos entrevistados, a situação da segurança pública em Curitiba é ruim ou péssima. “O fato de esse porcentual ser maior do que a avaliação negativa das polícias demonstra que as pessoas entendem que não se trata de um problema relativo à polícia, mas de toda uma estrutura de segurança”, observa.
Fonte: www.canilgcmsp.blogspot.com

Participe da enquete e ajude as Nação Azul Marinho

Guarda Municipal São Carlos São Paulo

Olá colegas, venho solicitar, aos colegas

que ajudem os Guardas Municipais de São Carlos-SP, depois que eu dei uma

entrevista na Rádio InterSom FM, defendendo que nós
Guardas Municipais temos que trabalhar armados, um site local lançou uma 
Enquete, para saber a opnião do povo.
Peço que votem a favor, votem sim, para o armamento de 
nossa Guarda Municipal.
Vote nesse link, abaixo.
-- 
   Legislações em novo endereço: http://cdvillasboas.blogspot.com