domingo, 9 de dezembro de 2012

Conheça as forças policiais que atuam em SP A cidade de São Paulo conta com as polícias Civil, Militar e Federal, além do apoio da Guarda Civil Metropolitana


O sistema de segurança pública em São Paulo conta atualmente com quatro forças de segurança, que têm funções específicas e diferentes. Todas têm o objetivo de manter a ordem e buscam impedir infrações e delitos. Veja abaixo quais as forças policiais que atuam na cidade e no Estado.  
Polícia Militar 
A Polícia Militar é administrada pelo governo estadual e é responsável por patrulhar de forma preventiva. Sua principal função é o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública.
Os policiais militares atuam em rondas ostensivas motorizadas ou a pé. Segundo a instituição, as ações realizadas têm o intuito de prevenir crimes ou infrações administrativas. A atividade de polícia de preservação da ordem pública envolve a repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei.
Além da Polícia Ostensiva, há ainda a Polícia de Trânsito, que atua na prevenção e repressão imediata de atos relacionados com a segurança nas vias públicas. A PM ainda atua em programas como o de Policiamento Escolar, Policiamento Integrado, Forças Táticas, Policiamento Comunitário, Radiopatrulha – Atendimento 190 e o Programa Rocam.  
Polícia Civil 
A Polícia Civil, assim como a Militar, também é de responsabilidade do Estado e tem o objetivo de investigar e apurar infrações penais e identificar os autores. Suas funções, segundo a instituição, é garantir a segurança dos cidadãos, investigar e descobrir a autoria de crimes, como assassinatos, roubos e sequestro dentro do território estadual.
A corporação trabalha colhendo e transmitindo às autoridades competentes os indícios e provas, indagando seus autores e cúmplices, concorrendo para que os autores sejam levados aos tribunais. Além disso, é de responsabilidade da Polícia Civil a expedição da cédula de identidade, atestado de antecedentes criminais e de residência.
Guarda Civil Metropolitana 
Administrada pela prefeitura do município, a Guarda Civil Metropolitana tem a função de proteger bens, instalações municipais e serviços. A GCM de São Paulo foi criada em 1986, na gestão do prefeito Jânio Quadros, e atua em toda capital. 
Segundo a prefeitura do município, a GCM atua no programa de proteção escolar, recuperação e controle de espaços de uso público, proteção ambiental, proteção aos agentes públicos e patrimônio público, Proteção às pessoas em situação de risco, além de operações e programas por meio do Gabinete de Gestão Integrada - Gabinete de Segurança em conjunto a outros órgãos e entidades  dos Poderes Executivo Municipal, Estadual e da União, que atuam e contribuem na área da Segurança Pública e Urbana.
Polícia Federal 
A Polícia Federal é subordinada ao Ministério da Justiça, do Governo Federal, e atua, entre outros, na investigação de crimes de escala nacional, que afetam todo o país. A PF é instituída como órgão permanente. É organizada e mantida pela União. 
Segundo o artigo 144, parágrafo 1º, da Constituição Federal, a corporação apura infrações penais contra a ordem política e social de acordo com serviços e interesses da União e de suas entidades autárquicas; previne o tráfico de drogas e entorpecentes; exerce ainda a função de polícia marítima, aeroportuária, e de fronteiras; e atua com exclusividade as funções de polícia judiciária da União. 
É também atribuição da PF a emissão de passaportes e o atestado de antecedentes criminais. 
Fonte: http://noticias.band.uol.com.br/cidades/noticia/?id=100000547725