quinta-feira, 1 de março de 2012

GUARDA CIVIL MUNICIPAL PARTICIPA DE IMPLANTAÇÃO DE UPS


O comandante geral da Polícia Militar (PM), Roberson Bondaruk, classificou o primeiro dia de operação da Unidade Paraná Seguro (UPS) em Curitiba como “bastante eficiente”. Até o início da tarde foram abordadas mais de 2,3 mil pessoas, e 1,7 mil veículos foram vistoriados na região do Uberaba. A Polícia Civil, Militar e a Guarda Municipal realizam desde a manhã desta quinta-feira (1º) a instalação da primeira UPS . Desde o início desta madrugada, 450 homens de tropas especiais da PM e da Guarda Municipal participam das ações de tomada de pelo menos cinco localidades: Jardim Primavera, Vila Ferroviária, Vila Audi, Vila União, Centenário e Icaraí. A região é marcada por altos índices de crimes relacionados com tráficos de drogas. De acordo com Bondaruk, esta operação intensiva é o primeiro passo de uma série de ações planejadas. “Além dessas primeiras ações de impacto, depois ali estarão atuando policiais do policiamento comunitário. Cada policial recebe um número de domicílios como seu posto de trabalho, lá ele vai ter que fazer uma visita sistemática, conhecer as pessoas e se tornar conhecido, para que ele possa começar a captar quais são as necessidades da população”, contou o comandante da PM. Estas visitas devem passar a ocorrer a partir do dia 8 de março, feitas por policiais que estão em treinamento específico para esse tipo de abordagem. Bondaruk considera importante a mudança de cultura dos policiais, para que estes ajam de forma interativa com a comunidade.
Planejamento
A meta do Governo do Estado é que sejam implantadas em Curitiba dez UPS este ano. Para o interior, as maiores cidades devem gradativamente também receber unidades. "Várias UPS serão implantadas ao longo do ano não só em Curitiba e Região Metropolitana, mas no interior do estado. Estamos fazendo um trabalho de inteligência em relação às áreas que merecem uma atuação do Estado através das forças de polícia, mas também de parceria com o Governo do Estado com as prefeituras", afirmou o secretário de Segurança Pública do Paraná, Reinaldo de Almeida Cesar. O projeto paranaense da UPS é similar ao carioca da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), contudo no Paraná a proposta não tem a participação do Exército, mas conta com as polícias Militar e Civil.
Fonte: www.g1.com.br

São Paulo terá mais cem câmeras de vigilância


Equipamentos emitem alertas para avisar sobre possíveis problemas na cidade
Até o fim de março deste ano, cem novas câmeras inteligentes devem flagrar a movimentação de ruas do centro expandido da capital. Por meio de um programa de computador, os equipamentos são capazes de avisar a central de monitoramento da GCM (Guarda Civil Metropolitana) sobre a presença de camelôs na calçada ou o início de um tumulto, por exemplo.

Pelo menos 20 equipamentos já foram instalados, segundo o secretário municipal de Segurança Urbana, Edsom Ortega, que não revelou a localização dos dispositivos.
- As câmeras foram colocadas em pontos estratégicos. A previsão é de que todas estejam funcionando em março.Uma das principais funções das novas câmeras dedos-duros da prefeitura será combater o comércio ambulante. Quando alguém ficar parado muito tempo na área de cobertura do equipamento, a central da GCM receberá alerta. Caso a imagem mostre um ambulante, um guarda poderá ser enviado ao local.O especialista em Segurança Felipe Gonçalves Silva, da FGS Consultoria de Segurança, diz que o equipamento é muito útil em grandes cidades. Esse tipo de câmera é indicado para grandes cidades porque pode ser programado para avisar sobre vários casos de infrações, como veículos na contramão ou em velocidade acima do permitido, formação de tumultos ou movimentação fora do padrão.Segundo Silva, a vantagem é que o operador não precisa ficar assistindo às imagens o dia inteiro. Basta prestar atenção aos alertas.
- Depois de ver muito a imagem da mesma rua, é natural que ele não perceba alguns movimentos estranhos. Um sistema como esse vai filtrar o mais importante para o operador.O presidente do Sindguardas (Sindicato dos Guardas Civis Metropolitanos da Cidade de São Paulo), Carlos Augusto Souza Silva, não vê tanta vantagem." Conheci esse equipamento em uma feira de segurança no ano passado. Realmente é muito bom. Mas não adianta ter câmeras de primeira linha se não tiver mão de obra adequada".
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Policial Militar e Guarda Civil matam dois ao reagirem a assaltos em SP


Dois bandidos morreram, um foi baleado e preso e um quarto conseguiu fugir em dois casos de tentativa de assalto - um deles no Itaim Paulista, zona leste da capital, contra um guarda civil metropolitano; outro em Diadema, no Grande ABC, contra um policial militar. Ambos os casos ocorreram por volta das 23h de ontem.
O guarda civil, também baleado, na barriga, foi abordado por dois bandidos quando chegava em casa, numa travessa da Rua Jacareana. No tiroteio, os dois criminosos foram feridos. Um deles morreu; o outro continua internado no Hospital Santa Marcelina. O guarda civil foi encaminhado para o Hospital Maternidade de São Miguel. O tiroteio foi registrado no 50º Distrito Policial, do Itaim Paulista.
Já o policial militar, lotado no 22º Batalhão, cuja sede fica em Santo Amaro, zona sul de São Paulo, foi atacado por dois bandidos na esquina da Avenida Conceição com a Avenida Assembleia, no Jardim Elida, em Diadema, no limite com Americanópolis, outro bairro também da zona sul da cidade de São Paulo.
À paisana e em uma moto, o PM trocou tiro com os dois criminosos, que chegaram a pé. Um deles foi baleado e morreu. O segundo conseguiu fugir. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Diadema.

Fonte: www.gcmguerra.blogspot.com

SUSPEITO DE TER EXECUTADO GUARDA MUNICIPAL DE PIRACICABA NA SP-304 É PRESO

O guarda civil municipal de Piracicaba Silvio Adriano Manhaes
Preso por roubo de moto na SP-304, jovem com antecedentes criminais teria participado de assassinato
A Polícia Civil prendeu anteontem, às 19h, o desempregado Lucas Bortoloto, de 19 anos. Ele é acusado de ter participado de um roubo de moto ocorrido na madrugada de quarta-feira passada, na SP-304 (Rodovia Luiz de Queiroz). 
O roubo ocorreu no mesmo local onde o guarda municipal Silvio Adriano Manhaes, de 34 anos, foi assassinado dois dias antes, também de madrugada.
O guarda foi encontrado caído no acostamento com um tiro nas costas, no quilômetro 142 da rodovia. A moto dele não foi levada. Policiais suspeitam que ele tenha tentado escapar do assalto e baleado. Os ladrões teriam se assustado e fugido.
De acordo com o delegado seccional de Americana, Paulo Fortunato, a Polícia Civil vai investigar agora a ligação entre os dois roubos, mas acredita-se que o desempregado seja um dos dois homens que mataram o patrulheiro, que morava em Santa Bárbara e trabalhava em Piracicaba. "A prisão dele foi pedida pela participação no roubo de quarta-feira", esclareceu Fortunato.
O acusado negou participação no homicídio, mas as semelhanças entre os dois casos e o seu histórico criminal leva a polícia a acreditar que ele seja um dos autores. 
"As características são as mesmas, o mesmo local, o mesmo horário, a mesma motocicleta (que seria roubada). Está sendo feita uma investigação que pode conduzir ao mesmo elemento. Mas ainda falta prender o outro, que mora na mesma rua", disse o seccional.

Bortoloto já tem passagens por roubo de moto, na região de Piracicaba. O mandado de prisão foi concedido pela Justiça de Santa Bárbara d'Oeste e ele foi preso na casa dele, no Jardim da Paz, em Americana.
A sua identificação foi possível porque a DIG (Delegacia de Investigações Gerais), de Americana, e o SIG (Setor de Investigações Gerais) de Santa Bárbara, receberam denúncia de que a moto roubada na quarta-feira estava escondida em uma casa no Jardim Bartira, em Piracicaba.
Os investigadores foram até lá e encontraram o capacete e o controle do alarme da moto da vítima, o técnico E.C.R., de 34 anos. A moradora da residência, a operadora de máquina S.S., de 24 anos, admitiu que a moto roubada foi guardada na casa dela, a pedido de Bortoloto e do seu comparsa.
"Na sexta-feira, ela ligou para eles e pediu para buscarem a moto. Como não foram, jogou a moto em uma ribanceira próximo à casa dela", disse o guarda municipal Edson Duarte, do SIG. Os investigadores foram até o local e encontraram o veículo. A mulher foi indiciada por receptação, mas pagou fiança no valor de R$ 1,2 mil e vai responder ao inquérito em liberdade.

Fonte: www.liberal.com.br/noticia/F998D241E1E-suspeito_de_ter_executado_gm_e_preso
           www.amigosdaguardacivil.blogspot.com

GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE GUARULHOS APREENDE MENOR TRAFICANDO DENTRO DO CEMITÉRIO


GCMs do Grupamento de Operações Táticas Especiais (GOTE) que estavam em patrulhamento de rotina no Cemitério da Vila Rio na tarde de ontem (23), foram informados por uma senhora que participava de um velório que um rapaz estava vendendo drogas no local.
Os GCMs de posse das características do individuo iniciaram uma averiguação em todo o cemitério, e em dado momento o avistaram em atitude suspeita.
 
De imediato ele foi abordado e em seu poder foram encontrados 113 pinos de cocaína e 90 tabletes de maconha que estavam dentro de uma pochete.
O suspeito foi encaminhado para o 2º DP e apresentado a autoridade de plantão, Dr. José Umberto Xavier, que o identificou como, G. S. U de 15 anos. A mãe do menor foi informada e compareceu ao DP. Ao delegado ela disse que o filho estava fora de casa há três dias.
O menor foi autuado por ato infracional e esta a disposição da Vara da Infância e Juventude.

Fonte: Blog da Guarda Municipal de Guarulhos