segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Russomanno quer pôr guarda civil dentro de escolas

Ricardo Chapola, da 

Para o candidato, os guardas iriam prevenir o consumo de drogas. Projeto foi criticado por especialistas em educação.

São Paulo - O candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, prometeu nesta quarta-feira (5) levar a Guarda Civil Metropolitana (GCM) para dentro das escolas municipais. O projeto do líder nas pesquisas de intenção de voto, que teria como objetivo prevenir o consumo de drogas, foi criticado por especialistas em educação, que questionaram sua utilidade e o classificaram de antipedagógico.
Russomanno afirma que os guardas podem criar vínculo de amizade com alunos, o que ajudaria a prevenir o uso de drogas. Ele criticou as políticas estadual e federal de combate ao tráfico.
Celso Russomanno, candidato à prefeitura de SP pelo PRB
Foto DivulgaçãoFacbook
"O guarda amigo vai ter amizade com as crianças, com os pré-adolescentes e adolescentes, e vai trabalhar na prevenção. Não adiantam só os programas de repressão que o governo federal e do Estado têm", afirmou o ex-deputado, antes de fazer uma carreata no Grajaú, na zona sul.
A PM dispõe de um grupo específico para patrulhar as entradas e saídas de alunos de escolas públicas e particulares, a Ronda Escolar. A GCM também atua nas portas de escolas municipais consideradas vulneráveis, no Programa de Proteção Escolar.
Russomanno disse que sua ideia está apoiada em pesquisa feita pelo Ministério da Justiça. Segundo os dados que reproduziu, há uma incidência elevada de crianças entre 10 e 12 anos que já consumiram drogas leves, e também um alto número de adolescentes entre 14 e 15 anos que já usaram substâncias consideradas pesadas.
"As famílias estão preocupadas com o uso de drogas, mas não é colocando guarda nos corredores que vamos lidar com isso", avalia Angela Soligo, professora da Faculdade de Educação da Unicamp. "Uma proposta dessas cria uma falsa sensação de segurança e tira o foco do problema, que pede mais educação e mais orientação, não vigilância." 
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Comentário do Blog:
Certamente o especialista em educação, tenha seu filho onde certamente não a venda indiscriminada do entorpecente, e se por ventura terem seus filhos envolvidos com drogas terá dinheiro suficiente para bancar um tratamento contra a dependência química. 
Espera-se de um  especialista que tenha um bom senso, e que antes de dizer qualquer besteira veja no minimo o ECA, onde o Estado tem o dever de zelar pelas crianças e adolescentes. Mesmo o especialista vendo pesquisas sobre entorpecente ele ainda se sujeita em permitir o não trabalho das instituições, para que no futuro não tenhamos um população maior na cracolândia. 
Certamente ele não irá levar essas crianças e adolescentes para a Assistência Social, pois não se trabalhou na essência da Psicopedagogia, vai querer trabalhar no tratamento da dependência química.
E para os desavisados, a Guarda Civil Metropolitana, realiza rondas escolares bem como agentes nas escolas do município através do Programa de Proteção Escolar como foi dito na matéria acima.

Russomanno rebate crítica de Kassab sobre plano de segurança

O candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, rebateu nesta quinta-feira (6) críticas do prefeito Gilberto Kassab (PSD) ao seu plano de integrar guardas noturnos à Guarda Civil Metropolitana (CGM).
Em entrevista publicada nesta quarta no jornal "O Estado de S. Paulo", Kassab afirmou que Russomanno está querendo criar uma milícia na cidade. "Não quero aqui fulanizar, mas ele diz que quer aproveitar os 300 mil vigias noturnos para trabalhar em conjunto com agentes públicos. Ele está querendo criar uma milícia. Isso é um perigo para a cidade", disse Kassab. O prefeito também divulgou nota sobre o tema.
Em visita a uma feira, Russomano foi questionado sobre o assunto e se mostrou irritado. "Vai ser levantado seus antecedentes (dos vigias), eles terão que ter apoio da comunidade para a qual prestam serviços, ou seja, que vai endossar o trabalho que eles fazem, eles vão ser uniformizados e eles vão receber um rádio para comunicar a Guarda Civil Metropolitana de irregularidades", disse Russomanno.
Nota do Prefeito
Por meio de sua assessoria, Kassab divulgou nota sobre o tema:
“Todos somos favoráveis a medidas que aumentem a segurança da população, mas é uma irresponsabilidade propor que vigias particulares passem a exercer funções exclusivas do Estado com acesso à rede de comunicação oficial. Não é no fim do meu mandato que deixarei de ter um comportamento adequado em minha conduta. Continuarei debatendo no plano das idéias, repondo a verdade quando necessário, defendendo os avanços da nossa gestão e questionando as propostas que não forem adequadas ou exeqüíveis para a cidade. Não abrirei mão dessa responsabilidade que tenho como prefeito.
Fonte: G1.com

Convite de Inauguração da ABIG


1º Seminário de Segurança Pública Municipal em Alagoas

Clique na Imagem para ampliar
Fonte: Blog do GCM Carlinhos Silva

Nota de Falecimento Soldado PM Joel

PRECISAMOS DIVULGAR A TODOS! Aconteceu agora a noite.
Soldado PM JOEL da 4ª Cia do 1º BPM/M foi covardemente executado com vários tiros na área do 37º BPM/M (Zona Sul). 
Detalhe: Estava saindo da IGREJA com sua família. 
ATÉ QUANDO E, QUANTOS PRECISARÃO MORRER PARA O GOVERNO OUVIR NOSSA VOZ?!?!? 
LAMENTÁVEL!!!!
Fonte: via Facebook - Admiradores da ROTA
Nota do Blog.
Isso se aplica a todos os operadores da segurança pública. Principalmente para aqueles que não se escondem/omitem na rede/rádio, e nem se omite de fazer decentemente o seu trabalho dentro da legalidade da lei e da Constituição Federal.
O pêsames a família deste guerreiro que "Lutou o bom combate, acabou a carreira e  guardou a fé, e certamente receberá a coroa da vida eterna, que esta guardada com Deus, justo juiz para aqueles que amarem sua vinda" II Timóteo 4:7