domingo, 22 de abril de 2012

JUÍZA REBATE AS CRITICAS DO DELEGADO

GUARDA CIVIL DE CAMPINAS PRENDE TORCEDORES COM DROGAS E ARMAS


VEJA AQUI EVENTOS REFERENTES À GUARDA MUNICIPAL

NO INICIO DESTE ANO TIVEMOS A 1º MARCHA AZUL MARINHO NA CIDADE DE SÃO PAULO, A 5º DO BRASIL. A ULTIMA MARCHA AZUL MARINHO ACONTECEU NA CIDADE DE FORTALEZA CEARÁ. 
MAS NÃO PAROU POR AI, DEPOIS DESTA JÁ TIVEMOS OUTRAS MARCHAS AZUL MARINHO, QUE TEM POR OBJETIVO ALERTA CHEFES DE EXECUTIVO, O LEGISLATIVO MUNICIPAL, UMA VEZ QUE É NECESSÁRIO O LEGISLATIVO MUNICIPAL EMANAR ALGUMAS LEIS, QUE ATENDA A NECESSIDADE DE CADA CIDADE. 
NO PRÓXIMO DIA 23/05/2012, SERÁ A VEZ DE ALERTAR  LEGISLATIVO FEDERAL E O SENADO, PARA QUE ASSIM POSSAM ATENDER Á UMA NECESSIDADE DAS GUARDAS MUNICIPAIS, E O ANSEIO DA SOCIEDADE QUE CLAMA POR MAIS SEGURANÇA E JUSTIÇA, NAS CIDADES EM QUE SE RESIDE. NA VERDADE UM VERDADEIRO POLICIAMENTO COMUNITÁRIO QUE É MUITO BEM REALIZADO PELAS GUARDAS MUNICIPAIS. 

JÁ NA CIDADE DE BERTIOGA, ACONTECERÁ O 1º FÓRUM DE SEGURANÇA PÚBLICA, UMA FERRAMENTA IMPORTANTE PARA AS CIDADES, ONDE É DISCUTIDO A IMPORTÂNCIA DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELA GUARDA CIVIL Á SOCIEDADE, BEM COMO CONVÊNIOS QUE PODEM SER REALIZADOS COM O ENTE FEDERADO, NO USO DE SISTEMAS DO INFOCRIM ENTRE OUTRAS FERRAMENTAS.
NÃO DEIXE DE PRESTIGIAR OS EVENTOS, PROCURE SEMPRE ESTAR ATUALIZADO SOBRE OS ASSUNTOS DA NOSSA QUERIDA GUARDA CIVIL, UMA NAÇÃO AZUL MARINHO.
ORGANIZAÇÃO/REALIZAÇÃO DA MARCHA AZUL MARINHO NAVAL.
REALIZAÇÃO DO FÓRUM DE SEGURANÇA PÚBLICA PREFEITURA MUNICIPAL DE BERTIOGA - ESTÂNCIA BALNEÁRIA. 

Guardas de Matão querem portar armas 24 horas


Nove dos 48 Guardas Municipais de Matão estão pedindo salvo-conduto para ter o direito de andar armados 24 horas por dia. O grupo ressalta que toda a corporação deseja armar-se para se proteger. "Quando a Guarda teve início na cidade, em 1986, tínhamos armas. Pois apesar de terem criado a Guarda para cuidar do patrimônio público, nós nos deparamos com situações de perigo. Querendo ou não, a arma impõe respeito", ressalta Célio dos Reis, Guarda Municipal há 10 anos. Reis lembra que as armas foram retiradas dos guardas há sete anos e, então, eles deixaram de auxiliar na segurança da cidade. "É claro que não queremos simplesmente armas para a guarda. Antes disso, eles receberão todo o treinamento necessário, como aulas de tiro e orientação psicológica.
A intenção é nos proteger e proteger a população."Mais respeito Vanderlei Marcos Chrisostomo, agente da corporação de Matão desde 2002, também acredita que todos que trabalham na área de segurança deveriam atuar armados. "A Guarda Municipal, antes, ajudava a Polícia Militar nas ocorrências. Hoje, isso não é mais possível, pois, sem armas, não impomos respeito", afirma. O uso das armas durante o expediente está amparado pela lei do desarmamento, que prevê o uso de armas em cidades com mais de 50 mil habitantes. Entretanto, nem todas as cidades se utilizam da lei, já que a discussão sobre armar Guarda Municipal é antiga em todo o Estado. Araraquara e outros municípios maiores, por exemplo, contam com Guardas desarmados.Secretário não tem intenção de armar GMO secretário de Trânsito de Matão, José Nildo Dantas, também responsável pela Guarda Municipal, explica que não tem a intenção de armar a corporação, até porque a região é bastante calma. "Até o governo anterior, nossos homens tinham armas, mas não tinham preparo. Por isso, aproveitamos a campanha do desarmamento para entregar as 28 armas para a Polícia", explica, lembrando que as câmeras nas escolas e os novos equipamentos da Guarda diminuíram em 90% no número de roubos a escola.
Fonte: http://www.araraquara.com/regiao/geral/2012/04/20/guardas-de-matao-querem-portar-armas-24-horas.html- www.guardasmunicipais.com.br  


NAVAL CRITICA GESTORES DE MATÃO, CARAPICUIBA, ARARAQUARA E SÃO CARLOS...


O caso da Guarda Municipal de Matão é antigo e lamentável, uma instituição que outrora era muito forte, bem uniformizada, preparada e inclusive armada, meados de 1992, e nunca se ouviu falar nada sobre problemas com armas. Na verdade, em Matão sempre fiz uma crítica aos gestores, porque quem respondia ou responde pelo comando é um pedreiro, quem responde pela pasta é um engenheiro, oras, por sua vez, então os Guardas são todos serventes? E aí está pronto então a grande obra... 
Trata se de uma crítica que fiz certa vez em uma audiência pública na casa de leis daquela cidade, mas há governantes municipais, prefeitos e vereadores sem o mínimo de responsabilidade e sensibilidade política que permitem comissionamento de profissionais sem habilidade nenhuma para tratar com a segurança pública.  Gerir uma Guarda Municipal, não pode ser desta forma, atualmente as Guardas Municipais são vistas como uma esperança na diminuição da crimiinalidade e da violência, através de um trabalho preventivo e social. Na cidade de Ararquara e São Carlos, ambas em São Paulo, o poder público prefere ver os bandidos armados do que os Guardas Municipais.
Na cidade de Carapicuiba, a Guarda Municipal desde sua criação não se acertou ainda, hoje, ninguém responde pela pasta, deixando o comando sem apoio e os Guardas sem condições de segurança própria, Lamentável!
Voltando ao caso específico de Matão, os Guardas Municipais tem todo o nosso apoio e levaremos estas denuncias ao conhecimento do congresso nacional, na IV Marcha Azul Marinho no dia 23 de maio próximo, antes que tenhamos o desprazer de ver Agentes de segurança, Guardas Municipais mortos, como quase aconteceu em Matão quando uma viatura da Guarda Municipal foi incendiada, quase, levando a morte várias pessoas. 
Ainda sobre Matão e a necessidade dos Guardas Municipais portarem armas de fogo em sua defesa e da população, o secretário José Nilton Dantas diz que é contrário porque a região é calma, então ele não tem acompanhado muito bem as noticias de sua cidade, para tanto, indico ao mesmo que leia no Blog http://www.mataourgente.com.br 
A noticia com o titulo: Violência ‘explode’ em Matão: mais um é assassinado.







Sarandi ( PR ) compra pistolas e escopetas para a Guarda Municipal

Sarandi compra pistolas e escopetas para a Guarda Municipal A Prefeitura de Sarandi (a 12 km de Maringá) publicou um edital para a compra de armas letais e munições para a Guarda Municipal. Conforme o comandante da corporação, Paulo Sérgio de Souza Prado, serão adquiridas 50 pistolas 380 e 20 escopetas de calibre 12. A compra acontecerá por pregão presencial, que será realizado no dia 4 de maio. O preço máximo previsto é de R$ 350 mil. a Maringá nos próximos dias Sarandi terá Guarda Municipal armada Segundo Prado, antes de usar as armas, os Guardas Municipais devem passar por um processo de treinamento com a Polícia Militar por três meses. "Eles emitem um certificado, que enviaremos em seguida para a Polícia Federal, pedindo a autorização do porte", explica. Conforme o comandante da Guarda Municipal, o convênio para a realização do treinamento com a Polícia Militar está atrasado.
 "Mandamos o requerimento para a Secretaria Estadual de Segurança Pública há cinco meses e até agora não há resposta", afirma. Segundo Prado, as armas letais são importantes para garantir a segurança dos guardas. "Em nosso trabalho temos que lidar com bandidos de alta periculosidade. Não podemos ficar desprotegidos", afirma. Os guardas municipais estão trabalhando atualmente apenas com cassetetes. "As armas teaser chegam somente no fim de abril", ressalta. A Câmara Municipal de Sarandi aprovou o uso de armas letais pela Guarda Municipal em outubro de 2010. No Paraná, a Guarda Municipal de Ponta Grossa, Arapongas e Foz do Iguaçu já adotam armas letais para seu contingente. Em Maringá, os Guardas esperam a chegada das armas teasers (não letal).
Fonte: Blog Amigo Cipeiro das Guarda Municipais.

Kassab joga holofote no 'Voto de FARDA'

Duas iniciativas da administração Gilberto Kassab (PSD) na Prefeitura de São Paulo colocaram os militares em voga novamente no cenário político municipal e vão fomentar a disputa pelo voto de farda nas eleições de outubro. E não só entre os candidatos a prefeito. Sinal disso, é que dois ex-comandantes da Polícia Militar estão cotados para vereador. A nomeação de coronéis da reserva para comandar 30 das 31 subprefeituras e a assinatura da Operação Delegada, convênio entre Município e Estado que autoriza policiais a trabalhar em horário de folga, não só agradaram a corporação como aproximaram Kassab e seus aliados da PM. 'O comentário geral é que a tropa gosta muito da Operação Delegada. Não sei como vai ser nas eleições, mas agrada a todo mundo', diz o coronel Marcos Chaves, do Comando de Policiamento da Capital (CPC). A opinião é compartilhada pelo presidente da Associação de Cabos e Soldados da PM, cabo Wilson Morais. No entanto, ele diz que a entidade não definiu que candidato vai apoiar para a Prefeitura. De olho nos PMs satisfeitos com Kassab, até os pré-candidatos de oposição elogiam a Operação Delegada, apelidada de bico oficial. Em paralelo, militares que pretendem se lançar a vereador também a usam como bandeira de campanha. Sem contar os votos de familiares e amigos dos policiais, estão em jogo na capital paulista quase 30 mil votos - número estimado do efetivo da PM que trabalha na cidade e pode fazer o bico oficial. 'Acho ótima e sou favorável. Tem que ampliar para Polícia Civil e também valorizar a Guarda Civil Metropolitana', diz o deputado Gabriel Chalita (PMDB). 'É um mecanismo interessante a ser explorado. Mas não precisa desmotivar a GCM', diz o petista Fernando Haddad. O discurso é semelhante ao do presidente do sindicato da GCM, Carlos Augusto Sousa Silva, pré-candidato a vereador do PT. Opositor de Kassab e José Serra (PSDB), ele diz que participar da Delegada agradaria a GCM. Uma proposta de bico oficial para os Guardas espera votação na Câmara Municipal. O convênio da Delegada termina em novembro. Pelo contrato, policiais são autorizados a fazer bico para a Prefeitura em horário de folga - para particulares é proibido. Patrulham ruas em grupos fardados e têm benefícios trabalhistas e pagamento extra. 'Vamos dar força para a Operação Delegada. Tem um papel complementar ao da GCM, que também é muito importante', diz Serra, que era governador quando o convênio foi assinado. Câmara. Dada como certas, as candidaturas a vereador dos coronéis Álvaro Batista Camilo (PSD), ex-comandante-geral da PM, e Paulo Telhada (PSDB), ex-comandante da Rota, testarão a influência deles sobre a tropa, mesmo depois de aposentados. Camilo ainda não confirma a candidatura. Telhada, sim. 'De zero a dez, a chance é nove', diz Kassab, sobre a possibilidade de Camilo disputar a eleição. A aproximação começou com a indicação de coronéis para subprefeituras - para tentar blindar a corrupção nas unidades. A nomeação é criticada por opositores e pré-candidatos de PT e PMDB. Desde 2008, já são 101 militares da reserva só na Secretaria de Coordenação das Subprefeituras. Fora do expediente, os coronéis podem virar cabos eleitorais de Kassab. 'Como pessoa, a gente tem liberdade para indicar alguém para um amigo, em favor de algum candidato ou outro', afirma o subprefeito da Sé, coronel Nevoral Alves Bucheroni, que administra a mesma região há dois anos e seis meses. 'Como subprefeito, não posso fazer campanha para ninguém. Mas se estou filiado ao PSD e tem um candidato do partido, é lógico que, quando puder, numa reunião com amigos, vou indicar. Mas não é nada dirigido ou orquestrado.'
Fonte: Blog Amigo Cipeiro das Guardas Municipais.

Concurso para Guarda Municipal de Caieiras 30 vagas

    
As inscrições serão realizadas via Internet, no endereço eletrônico www.nossorumo.org.br, iniciando-se no dia 10 de abril às 8h e encerrando-se impreterivelmente, às 18h do dia 7 de maio de 2012, observado o horário oficial de Brasília-DF.
Em Caieiras, haverá um infocentro localizado na Secretaria Municipal de Educação à Rua Bolívia, nº. 470, Jd. Santo Antônio. O horário de atendimento é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.A partir do dia 16 de maio de 2012, o candidato deverá conferir nos endereços eletrônicos ou nas listas afixadas na sede da Prefeitura Municipal de Caieiras, localizada à Avenida Lourides Dell Porto, nº. 20, Centro, se os dados da inscrição, efetuada via Internet, foram recebidos e se o valor da inscrição foi pago.