domingo, 22 de abril de 2012

Guardas de Matão querem portar armas 24 horas


Nove dos 48 Guardas Municipais de Matão estão pedindo salvo-conduto para ter o direito de andar armados 24 horas por dia. O grupo ressalta que toda a corporação deseja armar-se para se proteger. "Quando a Guarda teve início na cidade, em 1986, tínhamos armas. Pois apesar de terem criado a Guarda para cuidar do patrimônio público, nós nos deparamos com situações de perigo. Querendo ou não, a arma impõe respeito", ressalta Célio dos Reis, Guarda Municipal há 10 anos. Reis lembra que as armas foram retiradas dos guardas há sete anos e, então, eles deixaram de auxiliar na segurança da cidade. "É claro que não queremos simplesmente armas para a guarda. Antes disso, eles receberão todo o treinamento necessário, como aulas de tiro e orientação psicológica.
A intenção é nos proteger e proteger a população."Mais respeito Vanderlei Marcos Chrisostomo, agente da corporação de Matão desde 2002, também acredita que todos que trabalham na área de segurança deveriam atuar armados. "A Guarda Municipal, antes, ajudava a Polícia Militar nas ocorrências. Hoje, isso não é mais possível, pois, sem armas, não impomos respeito", afirma. O uso das armas durante o expediente está amparado pela lei do desarmamento, que prevê o uso de armas em cidades com mais de 50 mil habitantes. Entretanto, nem todas as cidades se utilizam da lei, já que a discussão sobre armar Guarda Municipal é antiga em todo o Estado. Araraquara e outros municípios maiores, por exemplo, contam com Guardas desarmados.Secretário não tem intenção de armar GMO secretário de Trânsito de Matão, José Nildo Dantas, também responsável pela Guarda Municipal, explica que não tem a intenção de armar a corporação, até porque a região é bastante calma. "Até o governo anterior, nossos homens tinham armas, mas não tinham preparo. Por isso, aproveitamos a campanha do desarmamento para entregar as 28 armas para a Polícia", explica, lembrando que as câmeras nas escolas e os novos equipamentos da Guarda diminuíram em 90% no número de roubos a escola.
Fonte: http://www.araraquara.com/regiao/geral/2012/04/20/guardas-de-matao-querem-portar-armas-24-horas.html- www.guardasmunicipais.com.br  


Nenhum comentário: