terça-feira, 11 de dezembro de 2012

UMA NOVA GUARDA, EM SANTA MARIA / RIO GRANDE DO SUL.


Com Um Pouco mais de 6 meses,a Cidade Coração do Rio Grande conta com uma Guarda Municipal formada por 160 agentes treinados e ...capacitados dentro dos mais rigorosos preceitos da legislação vigente.
Provenientes do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e um trabalho local iniciado ano passado, ja está em plena a as atividades da Guarda Municipal de Santa Maria. Será, no dizer do seu comandante, o também secretário de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, uma “polícia cidadã, comunitária, que tem como foco proteger as pessoas e o patrimônio”.
Para cumprir suas tarefas São 160 profissionais, com o apoio de 40 viaturas, das quais 20 são motocicletas. 
O dever constitucional de garantir a segurança dos cidadãos é do Estado, mas a Prefeitura de Santa Maria entende que os municípios podem e devem contribuir com o bem-estar da população, contribuindo na promoção do trabalho já executado pela Brigada Militar (BM) e em auxílio aos outros órgãos de Polícia.. Nesse sentido, desde o início da atual Administração Municipal, não foram medidos esforços para que o Executivo pudesse colocar em prática o projeto de uma Guarda Municipal comunitária, cidadã e que atue em parceria e em sintonia com os demais órgãos de segurança. Por isso, Santa Maria comemora, uma de suas maiores conquistas na área de segurança pública de toda a sua história político-administrativa. 
Berço do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon) e de uma Polícia Judiciária que figura entre as mais qualificadas do RS, a Cidade Coração do Rio Grande passa a contar com uma Guarda Municipal formada por 160 agentes treinados e capacitados dentro dos mais rigorosos preceitos da legislação vigente. Equipada com os mais modernos equipamentos de promoção da segurança e com uma frota de 40 viaturas, a Guarda Municipal inicia a sua operação, preservando o patrimônio público e auxiliando a BM na prevenção e combate à criminalidade. A Guarda Municipal surge com o compromisso de estar ao lado dos cidadãos santa-marienses, informando, interagindo, fiscalizando e mudando a percepção que a população tem em relação à segurança.
“Estamos honrando mais um compromisso assumido com os santa-marienses, que a partir desta terça-feira passam a contar com uma Guarda Municipal, que estará ao lado da Brigada Militar e dos cidadãos, promovendo a segurança em escolas, praças, logradouros públicos, vilas e bairros e preservando o nosso patrimônio público. Temos a certeza de que Santa Maria, com o reforço que a Prefeitura está proporcionando, será uma cidade mais segura, cada vez menos violenta e mais cidadã”, disse o prefeito Cezar Schirmer, que fez questão de parabenizar o secretário de Município de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, e toda a sua equipe, pelo esforço conjunto que culmina com o início das operações da Guarda Municipal, em ato que ocorre a partir das 11h desta quarta-feira (20), no início da Avenida Rio Branco…”