segunda-feira, 10 de junho de 2013

A Cidade esta segura.

A origem da Policia Militar. Uma Verdade Uma Realidade Que Poucos Conhecem

A Guarda Civil do Estado de São Paulo era o braço ostensivo da Polícia Civil do Estado de São Paulo, criado pra realizar o policiamento preventivo e ostensivo das áreas urbanas do estado. Foi criada pela lei No 2.141 de 22 de Outubro de 1926, no governo de Carlos de Campos, Governador do Estado de São Paulo de 1924 á 1927.
Os efetivos da Guarda Civil participaram ostensivamente da Revolução Constitucionalista de 1932, e mais tarde, durante a 2a Guerra Mundial na Itália, formaram a 1a unidade de Polícia Militar do Exército Brasileiro, a atual Polícia do Exército. Dotada de ma organização modelar, criou-se em 1955, com Lucas Nogueira Garcez a frente do Governo de São Paulo, o Corpo Especial de Policiamento Feminino, destinado a velar, especialmente, pela proteção de de mulheres, idosos e crianças.
Porém, com a tomada do poder pelos militares em 1964, o modelo de segurança pública passou a sofrer algumas intervenções por parte do Governo, sendo que, infelizmente por força da lei No 217 de 9 de Abril de 1970, a Guarda Civil do Estado de São Paulo acabou sendo extinta juntamente com suas congêneres de outros estados, sendo seus efetivos incorporados aos efetivos da antiga Força Pública, dando origem á atual Polícia Militar do Estado de São Paulo. Abaixo uma belíssima foto de um legítimo integrante da Guarda Civil do Estado de São Paulo nos anos 1930.