segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Guarda Municipal deve ser transformada em Polícia Comunitária

Pela Constituição Federal, a segurança pública é uma atribuição que deve ser garantida pelo Governo Estadual. Porém, dados como os que colocam a cidade como a sexta capital mais violenta do Brasil trouxeram a discussão sobre o que pode ser feito no âmbito municipal para a disputa eleitoral em 2012. O prefeito eleito, Gustavo Fruet (PDT), apresentou propostas como a transformação da Guarda Municipal em Polícia Comunitária, com coordenação de um gabinete de gestão subordinado diretamente ao prefeito.
Polícia Comunitária
De acordo com a proposta de Fruet, a Guarda Municipal de Curitiba deve ser transformada na primeira Polícia Comunitária do Brasil. Esta foi uma das mudanças sugeridas durante a campanha, que envolvem ainda a reestruturação do Plano de Cargos e Salários dos agentes, na criação da Academia, do Estatuto e da Corregedoria da Guarda Municipal.
A atuação dos atuais guardas deve ser ampliada com a contratação de novos agentes - chegando a um efetivo de 1,5 mil até o final do mandato, praticamente dobrando o número de guardas. A proposta de transformação envolve o trabalho com inteligência e estratégia com o auxílio de câmeras e módulos.
A previsão apresentada por Fruet é de que sejam instaladas mil câmeras de videomonitoramento em locais estratégicos de Curitiba. Estas câmeras devem fazer a segurança de casas e do comércio e auxiliar os trabalhos das policiais Civil e Militar, através da troca de informações e apoio técnico. O conteúdo deve ser gerido por uma Central de Inteligência que deve compreender todas as regionais da cidade.
As imagens devem ser utilizadas pelos módulos da Polícia Comunitária que devem ser instalados em todas as regionais, segundo o prefeito eleito. Cada uma delas contará com um prédio pequeno que servirá como base de atuação da polícia na região, além dos módulos móveis. Equipes da Polícia Comunitária devem circular pelas ruas dos bairros para complementar o trabalho de patrulhamento.
Gabinete de Gestão Integrada
As ações relativas à segurança pública serão coordenadas pelo Gabinete de Gestão Integrada, sob comando do próprio prefeito. Segundo Fruet, todas as secretarias municipais devem ser envolvidas neste gabinete, facilitando as ações de segurança. Desta forma, o prefeito pretende fortalecer a Guarda Municipal e prevenindo ações de criminalidade.
Participação popular
Durante a campanha, Fruet ressaltou que a população deve ter grande participação na elaboração de Planos de Segurança locais e regionais. Segundo a proposta, as sugestões devem chegar através dos conselhos comunitários, que irão alertar para as necessidades e problemas e cada região. Desta forma, situações que colocam a segurança em risco, como a falta de iluminação pública, por exemplo, devem chegar de maneira mais ágil até as autoridades.
Foto: Divulgação/Cesar Brustolin/SMCS
Fonte:G1

Prefeito eleito da Cidade de Passos Minas Gerais quer criar Guarda Municipal

'Vamos pacificar as comunidades mais violentas', diz prefeito eleito. Implantação de Guarda Municipal é uma das metas de Ataíde Vilela. Saúde e educação também serão áreas prioritárias na próxima gestão.
O prefeito eleito em Passos  (MG), Ataíde Vilela (PSDB) foi entrevistado pela EPTV Sul de Minas nesta segunda-feira (31). A entrevista aconteceu na cidade em que ele vai administrar.
Durante a entrevista, o prefeito eleito respondeu um bloco de perguntas do Jornal da EPTV e contou como pretende governar, pela segunda vez, o município durante o começo do mandato, que tem início em 2 de janeiro de 2013.
O prefeito eleito volta para administrar a cidade, que agora tem pouco mais de 100 mil habitantes e problemas graves como a violência. Até a última sexta-feira (28) foram registrados 30 homicídios neste ano na cidade. A maioria deles, segundo a Polícia Civil, teve a participação de menores. Segundo o prefeito , uma das medidas para reduzir esta participação será o investimento na educação. “O que eu vejo é que o crack se alastrou. Isso devido ao abandono da cidade na última administração, portanto, vamos implantar o período integral na educação. As escolas municipais passarão a funcionar durante todo o dia, garantindo que estes menores recebam educação”, disse.
O prefeito não descarta também a construção de um centro para acolher menores infratores na cidade. “Se este for o único caminho, vamos construir a casa para os menores, mas antes vamos tentar investir também em esporte, criando possibilidades para estes jovens”, comentou.
Questionado sobre as ações para reduzir a criminalidade no município, Ataíde Vilela destacou que pretende implantar, até 2014, a Guarda Municipal em Passos. “Inicialmente teremos entre 60 e 70 guardas e inspirados nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no Rio de Janeiro (RJ), queremos criar a pacificação nas comunidades mais carentes e afetadas da cidade”, destacou.
Entre as comunidades citadas por ele como as que devem receber a pacificação estão Novo Horizonte, Santo Antônio e Valinhos.
Outro ponto destacado pelo prefeito durante a entrevista é referente a saúde na cidade. “Vamos inovar na área da saúde, fazer com que os PSFs e ambulatórios funcionem de forma satisfatória. Queremos reduzir a demanda reprimida da saúde”, finalizou.
Fonte:http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2012/12/vamos-pacificar-comunidades-mais-violentas-diz-prefeito-eleito.html

Guarda municipal percebeu roubo em semáforo e atirou em criminoso.

Assaltante foi socorrido pelo Samu, mas morreu no Hospital Mário Gatti.
Um criminoso morreu após ser baleado durante uma tentativa de assalto na noite de sábado (29) na Avenida John Boyd Dunlop, em Campinas (SP). Dois homens tentaram roubar um motociclista que estava parado em um semáforo, quando um guarda municipal à paisana flagrou o crime e atirou. O disparo acertou um dos ladrões e o outro foi preso por policiais militares que passavam pelo local.
O assaltante detido foi levado para o 1º Distrito Policial (DP). Já o homem baleado foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao Hospital Municipal Mário Gatti, mas não resistiu e morreu no local. O motociclista  não sofreu ferimentos e também foi levado ao 1º DP para prestar depoimento.
Fonte:http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2012/12/ladrao-morre-baleado-apos-tentar-assaltar-motociclista-em-campinas.html

Inspetor Claudio Frederico de Carvalho participa do governo do prefeito eleito Gustavo Fruet anuncia mais cinco nomes da equipe de governo Prefeito eleito de Curitiba diz que primou pela capacidade técnica Até agora, 21 nomes do primeiro escalão são conhecidos.


Gustavo Fruet (Foto: Cleverson José/RPC TV)
O prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), anunciou nesta segunda-feira (31) mais cinco nomes que comporão o primeiro escalão da equipe de governo. Com  essas indicações, os eleitores passam a conhecer quem vai comandar 21 das quase 40 unidades administrativas da prefeitura, entre secretarias e autarquias.
Fruet afirmou que considerou a capacidade técnica, o conhecimento na área e a articulação política na hora de definir os nomes.
Os primeiro nomes da equipe foram anunciados por Fruet no dia 17 de dezembro. Faz parte deste grupo Eleonora Fruet, irmã do prefeito, e Márcia Marcia Oleskovicz, esposa do pedetista. Na ocasião, o pedetista afirmou que sabia que seria cobrado pela indicação de familiares para cargos de comissão, contudo, alegou que neste momento necessita de pessoas de confiança e capazes. Segundo ele, elas serão tão cobradas quanto os demais secretários.
Para gerenciar a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Coahb), Fruet indicou Ubiraci Rodrigues, que possui 23 anos de carreira na Caixa Econômica Federal (CEF). A partir de janeiro, quem passa a comandar a pasta de Urbanismo é Reginaldo Cordeiro, servidor da secretaria desde 1983.
O novo prefeito anunciou ainda o nome de Joel Krüger para a Secretaria de Trânsito e Ricardo Mac Donald para a Secretaria de Governo. Inclusive, Donald exerceu a mesma função, entre 1983 e 1985, quando o pai do pedetista, Maurício Fruet, foi o prefeito de Curitiba.
Por fim, o último nome divulgado nesta segunda-feira foi de Aluisio de Oliveira Dutra.
Junior, para a Secretaria de Esporte e Lazer.
 Claudio Frederico de Carvalho
Veja como está a equipe de governo de Gustavo Fruet
Abastecimento: Fernando Klein Nunes
Agência Curitiba de Desenvolvimento: Gina Paladino
Cohab: Ubiraci Rodrigues
Educação: professora Roberlayne de Oliveira Borges
Esporte e Lazer: Aluisio de Oliveira Dutra Junior
Finanças: Eleonora Fruet
Fundação de Assistência Social (Fas): Márcia Oleskovicz
Fundação Cultural de Curitiba: Marcos Cordioli
Gabinete Prefeito: Itamar Abib Neves
Governo: Ricardo Mac Donald
Guarda Municipal: Inspetor Claudio Frederico de Carvalho
Instituto Curitiba de Saúde (ICS): Wilson Machaellis
Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP): Liana Maria da Frota Carleial
Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC): Sérgio Pires
Meio Ambiente: Renato Lima
Pessoa com Deficiência: Ronaldo Schwantes
Procuradoria-Geral: Joel Macedo Soares Pereira Neto
Recursos Humanos: Meroujy Giacomassi Cavet
Saúde: Adriano Massuda
Trânsito: Joel Krüger
Urbs: Roberto Gregório da Silva Junior
Fruet ainda precisa anunciar os nomes das secretarias de Administração, Antidrogas e Defesa Social, que foram acopladas, Copa, IPMC, Assuntos Metropolitanos (já é sabido o nome do superintendente, Valfrido Prad), Comunicação Social, Obras Públicas, Saúde e Turismo.
Fonte: http://g1.globo.com/parana/noticia/2012/12/gustavo-fruet-anuncia-mais-cinco-nomes-da-equipe-de-governo.html

LUTO: GUARDA MUNICIPAL DE ARAÇATUBA É ASSANINADO


VÉSPERA NATAL
assassinado na madrugada do dia (24), na Fazenda Carro Quebrado município de Uauá o Guarda municipal Deusdete França dos Santos, 64 anos, segundo a policia a casa de Deusdete foi cercada por quatro homens desconhecidos que invadiram sua residência e dispararam 38 tiros de calibres 38 e .40.
VÉSPERA DO ANO NOVO
Guarda Municipal é morto a tiros dentro de carro em Araçatuba, São Paulo. Veículo ainda estava em garagem quando dupla chegou no local. Mesmo baleado, vítima dirigiu até UBS e atropelou idoso no caminho.
Um guarda municipal de 35 anos foi morto com três tiros dentro do próprio carro quando saia de casa na manhã desta segunda-feira (31) em Araçatuba (SP). Segundo a Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, um dos filhos da vítima viu quando dois homens em uma motocicleta se aproximaram do veículo que ainda estava na garagem.
O homem conseguiu dirigir por alguns metros na direção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), mas atropelou um aposentado de 70 anos no trajeto. O veículo só parou depois de bater contra uma caçamba. O guarda morreu no hospital.
O homem atropelado foi socorrido e encaminhado para a Santa Casa da cidade e não corre risco de morte. A Polícia Civil não tem pistas dos criminosos investiga as possíveis causas do crime.
ARMADOS:
Juiz de Araçatuba autorizou os guardas municipais andarem armados fora do horário de trabalho
O juiz da 3ª Vara Criminal de Araçatuba Emerson Sumariva Júnior deferiu liminar autorizando os guardas municipais da cidade a utilizarem armas de fogo fora do horário de serviço. Apesar de não ser muito comum, em algumas capitais do país, como Natal (RN), os guardas municipais estão autorizados a utilizar arma de fogo depois do expediente. Cabe recurso à decisão. As Polícias Militar e Federal serão oficiadas sobre a decisão. Conforme apurado, hoje, de um total de mais de 200 guardas municipais, cerca de 40 poderão utilizar arma de fogo fora do expediente.
O pedido, segundo informou o juiz ao jornal O LIBERAL, foi feito por meio de um habeas corpus preventivo, na última sexta-feira (14), apresentado pelo guarda municipal Carlos César Coradini, representando demais membros da corporação, em face da Secretaria de Segurança Pública, representada na cidade pelo Delegado Seccional, solicitando o porte de arma fora do horário de serviço.
A liminar, autorizando o porte de arma de fogo somente será válida aos guardas municipais de Araçatuba devidamente habilitados ao uso da arma - com cursos e documentações pertinentes - devendo observar os seguintes termos: somente poderão portar as armas os guardas municipais que realizaram o devido curso e tiverem toda a documentação necessária; as armas de fogo deverão atender os calibres e características próprias daquelas de porte civil; o secretário de Segurança Municipal ficará responsável pela discricionariedade quanto a aptidão de seus agentes, quando da permissão, ou não, da arma.
VIOLÊNCIA
Como justificativa, o juiz da 3ª Vara Criminal de Araçatuba utilizou como argumento os constantes ataques contra forças de segurança no Estado de São Paulo. "Atualmente vivemos numa fase complicada para o Estado de São Paulo: policiais são assassinados quase todos os dias, autoridades são ameaçadas e crimes graves marcam os noticiários policiais, tudo diante dos olhares perplexos de todos nós", disse Emerson Sumariva Júnior.
A reportagem do jornal O LIBERAL conversou com alguns guardas municipais de Araçatuba. Segundo eles, um dos motivos para o pedido é que àqueles que trabalham no patrulhamento são constantemente ameaçados durante as abordagens. 
Para o juiz Sumariva, "de fato, os guardas municipais de Araçatuba por trabalharem fardados são facilmente identificados; deixá-los desarmados fora do serviço seria quase que condená-los à morte. Triste realidade passa o Estado de São Paulo".
PODER DE POLÍCIA
No entendimento do juiz, hoje, a Guarda Municipal está inserida no capítulo referente a Segurança Pública - Constituição Federal de 1988 - estando dentro de suas funções, a de exercer o "poder de polícia" no âmbito municipal, principalmente para proteção dos bens públicos.
"Não se nega, infelizmente, que o índice de criminalidade aumentou e está aumentando em nossa região, com delitos graves, gerando insegurança e medo na população. Sem contar as várias penitenciárias existentes na nossa sofrida região", completou Sumariva.
Ainda, conforme Sumariva, mesmo com o empenho da Polícia Militar, o efetivo policial da corporação é insuficiente para cobrir toda a cidade. "Sendo que o apoio da Guarda Municipal, agentes devidamente preparados e fardados, não pode ser desprezado", completou.
A reportagem entrou em contato, por telefone, com o secretário municipal de Segurança, Delcir Getulio Nardo. O secretário afirmou ter conhecimento do pedido, porém, por não ter tido acesso a decisão do juiz da 3ª Vara Criminal, Nardo preferiu não se pronunciar sobre o assunto.