sábado, 9 de junho de 2012

Barueri apresenta redução de 43% nas ocorrências de roubos


De acordo com estudo estatístico divulgado pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), o número de roubos ocorridos em Barueri em abril caiu 43,75% em comparação ao mês anterior. Este tipo de delito é caracterizado quando há subtração de algo mediante ameaça ou violência.
Enquanto que em março deste ano houve 112 casos de roubo na cidade, em abril foram registradas apenas 63 ocorrências desta natureza. No quarto mês do ano não ocorreram roubos de cargas e nem roubos a bancos.
De acordo com os dados da SSP-SP, no mesmo período Barueri também apresentou redução de 29,4% nos casos de roubo de veículos, além de diminuição de 12,7% na incidência de furtos.
Edson Santos da Silva, secretário municipal dos Assuntos de Segurança, relatou que a queda dos índices criminais na cidade tem sido constante nos últimos anos. “Os dados refletem exatamente o grau de acerto e a competência dos investimentos feitos pela Prefeitura de Barueri na gestão da segurança pública do município”, afirmou.
“Em Barueri a criminalidade é combatida não somente pela política pública de segurança, mas também através da inclusão social com investimentos nas áreas de saúde, educação, habitação e lazer, proporcionando a prevenção primária ao crime”, explicou o secretário, destacando a atuação integrada da Guarda Municipal com as polícias Civil e Militar.
“A qualidade de vida que tanto procuramos para nossa população passa pelos investimentos em segurança. Hoje a cidade está inteirinha monitorada, com a Guarda Municipal com viaturas e equipamentos novos, e guardas bem pagos: com as horas extras que implantamos, o guarda pode ganhar até R$ 3 mil”, destaca o prefeito Rubens Furlan.
Estrutura da segurança municipal
A Secretaria Municipal dos Assuntos de Segurança foi criada pelo prefeito Rubens Furlan, em 2005, para coordenar a implantação de políticas de segurança pública no município de Barueri. A pasta contempla a Guarda Municipal, Defesa Civil e Demutran.
Além do moderno prédio que sedia a Secretaria no Jardim dos Camargos (rua da Prata), há um posto de atendimento no Engenho Novo e unidades da Guarda Municipal no Jardim Belval e no Parque Viana.
Para auxiliar o efetivo de 600 guardas e 100 viaturas, a Segurança de Barueri dispõe de moderno sistema de videomonitoramento. São cerca de 300 câmeras distribuídas pela cidade por uma rede de 120 quilômetros de fibra ótica, que levam as imagens ao moderno centro de monitoramento, equipado por telas acompanhadas, 24 horas por dia, por guardas municipais e agentes de trânsito.
A Segurança de Barueri também é caracterizada pela aproximação com a comunidade e pelo trabalho preventivo à criminalidade. Durante todo o ano, são desenvolvidos programas como o JCC (Jovens Construindo a Cidadania), ações de conscientização sobre enchentes, curso de direção defensiva para motociclistas, policiamento comunitário, Segurança Escolar, Guarda Municipal na Qualidade de Vida do Cidadão Barueriense e Musicalizando – desenvolvido pelo Corpo Musical da Guarda.
Secretaria de Comunicação Social
Fonte: Amigos da Guarda Civil.

Ajudem!!!