sábado, 1 de junho de 2013

Quadrilha suspeita de roubos de celulares é detida em Monte Mor pela Guarda Civil

Uma quadrilha suspeita de praticar uma série de roubos de celulares foi detida na tarde deste sábado (1º) no Jardim Moreira em Monte Mor (SP). Segundo informações da Guarda Municipal, as câmeras de monitoramento da cidade registraram imagens de um veículo que correspondia às descrições feitas pelas vítimas em depoimento à Polícia Civil.
O veículo modelo Gol branco com placa de Hortolândia (SP) onde estava o grupo foi localizado pelos guardas municipais ao tentar realizar o retorno para acessar a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101).
As vítimas que foram até a delegacia nesta noite reconheceram o casal e o modelo do veículo. O carro foi apreendido porque a mulher estava dirigindo sem carteira de habilitação. Os suspeitos vão responder em liberdade pelos roubos dos aparelhos.
Em uma semana, foram registrados oito casos de roubos cometidos de forma semelhante por criminosos que renderam uma série de vítimas na rua para levar celulares de última geração. A sequência de assaltos contribuiu para que o número de roubos aumentasse 10% nesse tipo de crime no primeiro quadrimestre deste ano com relação ao mesmo período do ano passado.
Abordagem
As vítimas relatam ter sido abordados por um homem armado que se aproximou pedindo informação. “Eu vi um veículo parado, mas não dei muita atenção. Logo depois, fui abordado por um indivíduo armado, quer me pediu só o celular”, conta uma das vítimas.
Quatro das pessoas que foram alvo do criminoso são estudantes de um colégio particular da cidade, que descrevem o autor do crime com as mesmas características. “Não é uma coisa comum de acontecer aqui nos arredores do colégio. Foi bem tenso. Nós orientamos que eles não desçam sozinhos e para que não manuseiem os aparelhos para não chamar atenção”, disse a diretora da instituição de ensino, Eli Kuitzu.
Fonte: G1 Portal de Noticias

Disparo de arma de GCM atinge comerciante em Várzea Paulista, SP

Um tiro disparado pela arma de um Guarda Municipal deixou uma pessoa ferida na noite desta sexta-feira (31), em Várzea Paulista (SP). De acordo com informações da polícia, os guardas abordavam um grupo de pessoas suspeitas de praticar furtos no centro da cidade, quando um dos guardas que estava em uma moto se desequilibrou e a arma dele disparou acidentalmente.
Ainda segundo a polícia, o tiro acertou a perna de um comerciante. A vítima foi encaminhada ao hospital da cidade e já recebeu alta.
A Polícia Civil aprendeu a arma do GCM e espera os resultados da perícia. O comerciante também deverá ser ouvido nos próximos dias. A prefeitura informou que irá aguardar o resultado das investigações para se manifestar.

Projeto prevê IPI zero na aquisição de veículos por policiais, bombeiros, agentes penitenciários e guardas municipais



A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei (PL) PL 5147/2013 que concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), para veículos adquiridos pelos integrantes das carreiras que compõem os órgãos relacionados no art. 144 da Constituição Federal (Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícia Civil, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares), além dos Agentes Penitenciários e Guarda Municipal. O Projeto é de autoria do deputado federal Major Fábio (DEM-PB) De acordo com ele, a crise de violência no País atinge atualmente as pessoas que exercem as atividades de segurança pública e até mesmo de defesa civil, como é o caso dos policiais militares e dos bombeiros militares. “É, pois, com assombro, que temos assistido a agressões sistemáticas, em nossas principais cidades, praticadas contra os militares preparados para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, e que por tal motivo, ao serem reconhecidos, tornam-se o foco de ação criminal”, disse. -A presente proposta pretende garantir a tais indivíduos a possibilidade de se deslocarem com maior segurança em veículo próprio, adquirido com isenção do IPI, evitando que sua identificação pelo uso de fardas, em transportes coletivos, os transforme em vítimas quase sempre fatais, justificou o deputado Major. Tramitação O Projeto foi apensa (PL) 913/2011 onde aguarda para ser votado em regime de prioridade pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

Inspetoria de Operações Especiais: Retorno aos treinamentos

Classe Distinta Ferraris no Comando da Tropa durante a instrução
Em 31/05/2013 a Inspetoria de Operações Especiais - IOPE teve a oportunidade de retomar os treinamentos com a devolução ocorrida na última semana dos equipamentos de proteção individual e coletivo. Com a instrução ministrada pelo Classe Distinta Ferraris e GCM 2° Classe Magnus.
GCM Magnus na Sala de Instrução com os integrantes IOPE
Os integrantes IOPE passaram por horas de treinamento acirrado visando todo o preparo para as operações que exijam o apoio da GCM/SP.
Caso inusitado:
No retorno do treinamento, um caso inusitado chamou a atenção das pessoas que transitavam nas ruas, quando o ônibus que transportava os integrantes IOPE passou em frente a um caminhão que estava com os pneus traseiros presos em um buraco na via.
Nesse momento cerca de 15 integrantes desembarcaram do ônibus e se puseram a dar uma força ao motorista, que espantado com a situação, afirmou: “Esse caminhão pesa mais de 10 toneladas, vai ser difícil”!
"Uma sorte assim, nunca mais na vida!"
Em menos de 1 minuto o caminhão já estava em condições de deixar o local. Segundo o comentário de um dos integrantes o motorista ainda teria dito que uma sorte assim, nunca mais na vida!
Fotos Dennis Guerra
Postagem Original O Cão de Guarda Noticias
Comentário do Blog
Que bom que a Inspetoria de Operações Especiais esta retomando as suas origens de unidade de Elite da Guarda Civil Metropolitana, não deixando a desejar nada a nenhuma outra unidade de Elite de qualquer outra instituição policial. 
Quero acreditar que as novas viaturas do modelo Renault Duster esteja direcionada a IOPE.
Parabéns a IOPE, parabéns ao Guerra pela matéria, e também ao Magnus que esta na unidade desde a criação da extinta SUFIME.

GCM apreende menor acusado de roubos na região do Shopping Taboão



Guardas Municipais de Taboão da Serra apreenderam um menor de 16 anos, acusado de ter feito ao menos quatro vítimas de roubo, na noite da última quinta-feira (30). Ele foi detido por volta das 23h15 no interior do Condomínio Serra Verde no bairro Parque Pinheiros, enquanto pulava o muro. O comparsa dele conseguiu fugir. Dentro de sua mochila um dvd player, roubado de um veículo Fiat Dobló, e uma arma de brinquedo foram apreendidos. O menor teria cometido roubos a pedestres na rua Felício Barutti, próximo a passarela do shopping Taboão, bairro Intercap. Local que constantemente moradores são alvos de criminosos – veja mais aqui. Testemunhas avisaram que a dupla estava portando uma arma e muito agressiva. Em posse de características deles os guardas começaram a patrulha bem próximo ao local, mas foi moradores do Condomínio que chamaram a GCM avisando que os acusados estavam tentando pular o muro. Os guardas fizeram o cerco e conseguiram apreender um dos acusados. De acordo com eles, a vítima do veículo que estava estacionado em frente ao Condomínio Pitangueiras, reconheceu o dvd player. Os produtos roubados dos pedestres não foram recuperados.