domingo, 17 de junho de 2012

Segurança em Condomínios. Como se proteger nos condomínios

Estamos vivendo uma grande onda de violência nas grandes cidade, principalmente nos condomínios. Arrastões, sequestros entre outras criminalidades. O Blog resolveu então deixar algumas    dicas de segurança.
Iremos começar primeiramente pela entrada do condomínio que exerce a função de porteiro, que em um primeiro plano podemos chamar de segurança do condomínio, pois ali recebe os condôminos, prestadores de serviços ( Correios, TV por assinatura, Água, Luz, Telefone,  e etc ).
O porteiro sabe de cor e salteado os prestadores de serviço que  continuamente passam pelo condomínio que são:
  1. Correios.
  2. Leitores de conta de água, luz ( mesmo assim cabe ao porteiro exigir a devida identificação - crachá - do prestador de serviço, uma vez que estes são trocados sempre pela empresa responsável pelo serviço, não fazem sempre a mesma região todo mês). Verificar se o mesmo esta com o devido equipamento de medição do serviço; Não permitir a entrada destes profissionais com volumes grandes ( bolsas, mochilas, e se persistir a entrada deve solicitar a abertura destes matrias para verificar o que há dentro das mochilhas )
  3. Nos casos acima pode haver equipamentos tais como: Pé de cabra para arrombar cofres, e até mesmo armas de fogo, para render os moradores , e o principal o cartão de visita  " O porteiro ".
  4. Nos casos 2 e 3, deverá o porteiro proceder o acesso ao condomínio, antes de abrir o portão ao prestador de serviço. 

Agora veremos como o porteiro deve proceder em relação aos prestadores de serviços que não são mensais ( TV por assinatura, Telefone, Sabesp a titulo de manutenção ).
  • Nos  serviços acima citado, deve o porteiro observar que não serviços contínuos, sempre solicitado pelo condômino ou sindico, desta forma antes de permitir o acesso desse profissional, deverá o  porteiro fazer contato com o morador ou sindico ( dependendo do serviço a ser realizado ) para saber se foi realizado contato com a devida empresa para a manutenção da casa, apartamento  ou prédio.
  • Solicitar identificação do profissional pela manutenção e o numero da Ordem de Serviço a qual será realizada ( Pois toda empresa emiti Ordem de Serviço para realização de serviços, que é repassado para a concessionária ), e realizar contato com a empresa prestadora de serviço. Vale a pena lembrar que a prestadora de serviço é a concessionaria responsável pelo serviço, e não a empresa terceirizada ( contratada ), pois pode a ver combinação de quadrilhas para adentrar o condomínio e realizar os arrastões.
Essas dicas são básicas para a segurança do porteiro e dos condôminos. Mas não fica somente nisso, tem a responsabilidade dos moradores e do sindico.
Estava assistindo a um telejornal, que falava de um condomínio que houve um arrastão, e a moradora disse algo muito interessante. Ela estava dormindo, e acordou com a campainha tocando, ela acordou assustada, e se perguntado que seria logo pela manha, pois o porteiro não interfonou para ela dizendo que alguém estava subindo. Na verdade já era os ladrões que realizavam  o arrastão.
Ela não abriu a porta de pronto, olhou pelo olho mágico e percebeu que não era nenhum conhecido dela, e também percebeu que havia outras pessoas estranhas e alguns moradores que ela reconheceu. Logo ela entendeu que se tratava de um arrastão, mas do que depressa ela acionou a Policia Militar através do 190, onde a policia obteve o devido exito em prender esse ladrões.
Ou seja:
  • Abrir a porta do seu apartamento, se o porteiro interfona a você e dizer quem esta indo lhe visitar .
  • No caso de vizinhos, sempre pedir para dar uma ligada, avisando que esta indo a seu apartamento, pois bandidos tem usado de escudo vizinhos e conhecidos do condomínio para adentrar a residência dos moradores e aterroriza-los, e consequentemente causar traumas psicológicos.
  • Ao perceber que se trata de pessoas estranhas ao condomínio, não responda nada, e imediatamente ligue para a emergência 190 Policia Militar, e responda a todas a perguntas do operador do 190, que solicitará uma viatura no local para atender a sua solicitação. Lembra do que disse sobre a moradora logo acima? Isso só foi possível porque ela teve um comportamento imediato de a ação dos delinquentes, ela soube diferenciar moradores de não moradores do condomínio.
Falaremos agora, sobre SEGURANÇA ao chegar no portão de entrada de moradores e entrada na garagem.
Eu já trabalhei em serviços Extra Corporação, vulgarmente conhecido como bico, e tive a oportunidade de conhecer vários bairros, além do meu trabalho de Policiamento Comunitário nas ruas da Cidade de São Paulo. Em um dos condomínios que eu vi, teve um detalhe muito bacana em relação a segurança dos moradores que me chamou à atenção. O portão de entrada dos moradores é de duas fases.
A primeira fase constitui na entrada do morador fechar o portão e o porteiro depois que  se certifica que o portão esta fechado corretamente, aciona a segunda fase, que é a liberação do segundo portão, dando assim maior segurança a todos e evitando de pessoas adentrarem ao condomínio; E isto também foi percebido na entrada dos moradores quando chegam com seus veículos. Cabe a cada sindico nas reuniões propor esse modo de segurança ao condomínio.
Veja mais algumas regras de segurança.
  • Detalhe ao solicitar serviços de DELIVERY: O porteiro deverá realizar contato com o morador para saber se realmente foi solicitado esse tipo de serviço, ou o próprio morador avisar ao porteiro da solicitação, confirmado que foi solicitado deverá então liberar o acesso do DELIVERY. 
  • Nunca permitir em hipótese alguma que, este serviço tenha acesso aos andares pois o morador deve descer para realizar o pagamento e recebimento do produto ( Isso da margem para que estes profissionais possam passar informações do Condomínio para os ladrões ), nunca se sabe quem realmente tem boa índole.
  • Ao chegar nas proximidades de seu condomínio, verifique se não há ninguém em atitude suspeita próximo a entrada do portão de moradores ou de acesso a garagem.
  • Aos que chegarem de veiculo, ao adentrarem abaixe o vidro do lado do motorista para que o porteiro possa visualizar o morador e certificar que não é ninguém com um veiculo clonado ( Pois isso tem acontecido frequentemente nos condomínios ). 
  • Se você prestar a atenção verificará que a guarita do porteiro fica do mesmo lado do motorista, isso foi desenvolvido para que o porteiro ou segurança do condomínio possa saber quem de fato esta entrando na garagem do prédio, mas para que isso aconteça é necessário a cooperação do morador abaixando o vidro do veiculo.
  • Ao sair para HAPPY HOUR, prestar a atenção nos comentários de onde você mora, pois poderá ser seguido ou até mesmo ser tomado em sequestro, obrigando assim o porteiro de abrir o portão.
E por fim, quando houver situação de arrastão, nunca deve reagir, pois o ladrão não tem nada a perder, mais nós pessoas de bem temos muito a perder. Já começa a perda com o trauma psicológico que existe na ação dos delinquentes, quando não a perda e a desvalorização da vida humana. Como diz o ditado ' Que se vá os anéis e fique os dedos ', sempre passar as informações corretas aos policiais que atenderem a ocorrência em questão, e realizar o Boletim de Ocorrência, pois o B.O. é a forma que a policia tem para poder investigar e prender os criminosos, através das informações fornecidas. Se não houver  informação não há investigação, se não há investigação é porque não houve ação de delinquentes.
E sempre acionar o 190 da Policia Militar ou 153 da Guarda Civil de sua cidade, que estarão sempre ao dispor para atender a qualquer demanda solicitado pelo leitor do blog, e repassem essas informações para amigos, parentes, conhecidos. 
A Segurança Pública não depende somente das Forças Policiais, mais também da contribuição da sociedade para com o Estado e as Forças Policiais. 
GCM Brito