quarta-feira, 27 de julho de 2011

FORMAÇÃO DE NOVOS CLASSES DISTINTAS.

Secretário Municipal de Segurança Urbana discute estratégias de atuação da GCM com futuros Classes Distinta

O Secretário Municipal de Segurança Urbana, Edsom Ortega participou nesta segunda-feira (27), no Edifício Matarazzo, da reunião/debate que encerra as etapas para a formação de Classes Distinta (CD) da Guarda Civil Metropolitana. O curso, com duração de três meses e com 260 vagas, faz parte de Concurso do plano de carreira da corporação.


Participaram do encontro a vice-prefeita e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Alda Marco Antonio, o Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge; o Professor Flavio Rosa, Coordenador do Centro de Formação em Segurança Urbana (CFSU), inspetor Francisco Maurício Marino representando o Comando da corporação e o Inspetor Paulo Rogério de Souza, do Comando Operacional Centro.



A vice-prefeita e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Alda Marco Antonio ressaltou em seu discurso a importância do trabalho realizado pela Guarda Civil Metropolitana no município, tanto no apoio aos agentes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social como na atuação na abordagem, identificação e encaminhamento de pessoas em situação de rua para os equipamentos sociais. Falou ainda do sucesso no encaminhamento das crianças e adolescentes, que não permanecem mais nas ruas como no passado. A Secretária comentou os investimentos em novos equipamentos sociais e profissionais da área social e parabenizou os GCMs alunos pela conclusão do curso.
O Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, também falou aos formandos sobre a importância das parcerias entre as Secretarias, o que maximiza os recursos das pastas municipais. O Secretário citou a criação da Guarda Ambiental, as ações de proteção aos Mananciais e aos parques, como bons exemplos do trabalho feito pela GCM que tem muito contribuído nos avanços das políticas de meio ambiente na cidade de São Paulo.
O encontro foi iniciado com as considerações do Coordenador Flavio Rosa, que destacou as dificuldades superadas, a importância das aulas ministradas - nas quais foram discutidos os interesses da população para que a Guarda Civil Metropolitana possa oferecer um serviço de melhor qualidade.

O Secretário de Segurança Urbana destacou o desafio de combater a Desordem Urbana, fator que favorece a criminalidade, violência e desrespeito. Os formandos irão contribuir na intensificação da fiscalização do descarte irregular de entulho e participar dos trabalhos com a Secretaria de Serviços em relação ao lixo do município. O comércio ambulante e o mau uso do espaço público também foram abordados como contribuintes à desordem. O Secretário citou os trabalhos realizados pela Guarda Civil Metropolitana na Avenida Paulista e na região central da cidade, como por exemplo, o Viaduto do Chá – regiões que anteriormente eram tomadas por camelôs e hoje estão desobstruídas.


Abordou também os desafios que os novos Classes Distinta irão enfrentar como a participação na implantação da rede de proteção social, na qual participam diversos organismos em prol dos moradores em situação de rua. Ortega falou ainda sobre a diminuição considerável de crianças que permanecem nas ruas da cidade e que o Guarda deve observar o assunto de forma humana, pois se trata de problemas sociais, educacionais, familiares, econômicos e de saúde.
Os acampamentos feitos em local impróprio pelos moradores em situação de rua, que são orientados por agentes da prefeitura a procurarem os equipamentos públicos, também foi tema da reunião. Ortega afirmou que a administração pública municipal está propondo acordo com as entidades que distribuem alimentos a essas pessoas, para que eles sejam entregues nos equipamentos da prefeitura, desde que estejam de acordo com as normas da Vigilância Sanitária. Esta medida motivará os moradores a irem até os locais de acolhida. Ele lembrou as ações da GCM que retirou acampamentos de locais como 23 de Maio, Marginal Tietê, Avenida dos Bandeirantes, entre outros, numa ação articulada com a Assistência Social e Subprefeituras.

O Secretário tratou também do programa de mediação de conflito, iniciativa que visa minimizar e conciliar conflitos. “Uma pequena confusão pode resultar em crimes graves”, comenta o Secretário e também na fiscalização de veículos e do trânsito, através de convênio com a Secretaria de Transportes e CET.




A Formatura dos novos Classes Distinta acontece no próximo dia 10 de agosto no Anhembi.

ROMU COTIA PRENDE TRAFICANTE COM PASTA DE COCAINA.



Em patrulhamento pelo bairro colinas de Cotia, a equipe C de ROMU recebeu uma denuncia anonima, que um individuo de cor parda, compleição forte, aparentando ter 50 anos de idade, baixa estatura, apelidado por "DEDÉ", estaria realizando tráfico de entorpecentes em sua residência, após realizar buscas pela cidade, avistaram um individuo com as mesmas características andando pelo bairro recanto dos victors, sendo ele abordado e revistado, apresentou-se com o vulgo "DEDÉ", e após questionado afirmou que fazia o tráfico e que era seu único meio de vida, a equipe deslocou até sua residência onde o referido franqueou a entrada dos GCs, e logo indicou o local exato dos entorpecentes, que estavam acondicionados em uma sacola plastica dentro de um buraco em uma bananeira, informou também se tratar de cocaína pronta para ser misturada.Diante do ocorrido, foi dado voz de prisão em flagrante delito por Tráfico de entorpecentes(art. 33, lei 11343/06-Drogas sem autorização ou em desacordo)sendo o individuo identificado com J.A.F. de 61 anos o qual foi conduzido a DP Cotia, onde a autoridade policial de plantão, Dr. Claudio A. do Rosário, requisitou pericia para o entorpecente, dando positivo para "COCAÍNA", peso liquido de 500,1 gramas, conforme laudo de nº7143/11 sendo ratificada a voz de prisão, ficando o individuo recolhido a cadeia pública de Cotia onde permanecera a disposição da justiça.


FONTE: BLOG AMIGOS DA GUARDA CIVIL

GCM DE EMBU DAS ARTES - LEI DA POLUIÇÃO SONORA, MAIS DE 2 MIL AUTUAÇÕES EM UM ANO.


Em maio, a Lei da Poluição Sonora (Lei n.º 2.438/09) completou um ano. Segundo dados da Guarda Civil Municipal (GCM), divulgados no mês de julho, entre maio de 2010 e junho de 2011, foram realizadas mais de 2 mil autuações entre estabelecimentos comerciais e residenciais. Apenas a GCM autuou mais de 400 veículos, 66 apenas no mês de junho de 2011.
“Essa lei veio pra ficar e vamos continuar aplicando com a mesma intensidade porque o cidadão merece ter descanso e sossego”, diz Dirceu Alves da Silva, comandante da GCM. Ele destaca ainda que esse é um trabalho importante cujo resultado é visto no médio e longo prazo. “Trata-se de um trabalho demorado, mas já se percebe que aos poucos começam diminuir as reclamações”.
Dirceu explica também que os motoristas, num primeiro momento, não acreditam que serão multados por estarem com o som dos veículos acima do permitido, mas quando recebem as autuações percebem que a lei está sendo aplicada com seriedade. “A princípio, os proprietários desses carros não acreditam, mas quando recebem a notificação das multas, pensam duas vezes em continuar tocando músicas altas, pois acarretam em alguns transtornos como impedimento de licenciamento do veículo ou renovação da CNH em razão dos pontos”, relata.
Para o comandante da GCM, as estatísticas mostram que estão agindo com firmeza na aplicação da lei. Para isso, há fiscais trabalhando no período noturno em conjunto com a GCM para conter os abusos com mais eficiência.
A Lei da Poluição Sonora
Sancionada em abril de 2010, a lei da Poluição Sonora foi criada pelo prefeito Chico Brito para atender a uma demanda da população que reclamava por sofrer transtornos em razão do excesso de barulhos provenientes de casas, comércios e veículos.
Seguindo a diretriz da Gestão Democrática, o governo municipal realizou diversas audiências públicas reunindo a sociedade civil e o poder público para debater o assunto para elaboração do projeto de lei que foi aprovado pela Câmara Municipal.
O objetivo é proporcionar melhor qualidade de vida para a população, tendo em vista que o excesso de ruído, além de causar incômodo, pode provocar sérios problemas à saúde como perda de audição. Assim, a lei não pretende proibir festas, casas de show com música ao vivo ou carros com som potente, mas visa combater os abusos.
Ao acionar a GCM, pelo telefone 153 ou pelo 4781-3249, o guarda irá até o local com um medidor sonoro e fará as medições na casa do reclamante e/ou na vizinhança além do local denunciado. Caso seja feita a constatação, o proprietário do estabelecimento ou do veículo será devidamente notificado. Para fazer a denúncia, não é preciso identificar-se




fonte: http://www.embu.sp.gov.br/e-gov/noticia/index.php?ver=3988