quarta-feira, 27 de julho de 2011

FORMAÇÃO DE NOVOS CLASSES DISTINTAS.

Secretário Municipal de Segurança Urbana discute estratégias de atuação da GCM com futuros Classes Distinta

O Secretário Municipal de Segurança Urbana, Edsom Ortega participou nesta segunda-feira (27), no Edifício Matarazzo, da reunião/debate que encerra as etapas para a formação de Classes Distinta (CD) da Guarda Civil Metropolitana. O curso, com duração de três meses e com 260 vagas, faz parte de Concurso do plano de carreira da corporação.


Participaram do encontro a vice-prefeita e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Alda Marco Antonio, o Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge; o Professor Flavio Rosa, Coordenador do Centro de Formação em Segurança Urbana (CFSU), inspetor Francisco Maurício Marino representando o Comando da corporação e o Inspetor Paulo Rogério de Souza, do Comando Operacional Centro.



A vice-prefeita e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Alda Marco Antonio ressaltou em seu discurso a importância do trabalho realizado pela Guarda Civil Metropolitana no município, tanto no apoio aos agentes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social como na atuação na abordagem, identificação e encaminhamento de pessoas em situação de rua para os equipamentos sociais. Falou ainda do sucesso no encaminhamento das crianças e adolescentes, que não permanecem mais nas ruas como no passado. A Secretária comentou os investimentos em novos equipamentos sociais e profissionais da área social e parabenizou os GCMs alunos pela conclusão do curso.
O Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, também falou aos formandos sobre a importância das parcerias entre as Secretarias, o que maximiza os recursos das pastas municipais. O Secretário citou a criação da Guarda Ambiental, as ações de proteção aos Mananciais e aos parques, como bons exemplos do trabalho feito pela GCM que tem muito contribuído nos avanços das políticas de meio ambiente na cidade de São Paulo.
O encontro foi iniciado com as considerações do Coordenador Flavio Rosa, que destacou as dificuldades superadas, a importância das aulas ministradas - nas quais foram discutidos os interesses da população para que a Guarda Civil Metropolitana possa oferecer um serviço de melhor qualidade.

O Secretário de Segurança Urbana destacou o desafio de combater a Desordem Urbana, fator que favorece a criminalidade, violência e desrespeito. Os formandos irão contribuir na intensificação da fiscalização do descarte irregular de entulho e participar dos trabalhos com a Secretaria de Serviços em relação ao lixo do município. O comércio ambulante e o mau uso do espaço público também foram abordados como contribuintes à desordem. O Secretário citou os trabalhos realizados pela Guarda Civil Metropolitana na Avenida Paulista e na região central da cidade, como por exemplo, o Viaduto do Chá – regiões que anteriormente eram tomadas por camelôs e hoje estão desobstruídas.


Abordou também os desafios que os novos Classes Distinta irão enfrentar como a participação na implantação da rede de proteção social, na qual participam diversos organismos em prol dos moradores em situação de rua. Ortega falou ainda sobre a diminuição considerável de crianças que permanecem nas ruas da cidade e que o Guarda deve observar o assunto de forma humana, pois se trata de problemas sociais, educacionais, familiares, econômicos e de saúde.
Os acampamentos feitos em local impróprio pelos moradores em situação de rua, que são orientados por agentes da prefeitura a procurarem os equipamentos públicos, também foi tema da reunião. Ortega afirmou que a administração pública municipal está propondo acordo com as entidades que distribuem alimentos a essas pessoas, para que eles sejam entregues nos equipamentos da prefeitura, desde que estejam de acordo com as normas da Vigilância Sanitária. Esta medida motivará os moradores a irem até os locais de acolhida. Ele lembrou as ações da GCM que retirou acampamentos de locais como 23 de Maio, Marginal Tietê, Avenida dos Bandeirantes, entre outros, numa ação articulada com a Assistência Social e Subprefeituras.

O Secretário tratou também do programa de mediação de conflito, iniciativa que visa minimizar e conciliar conflitos. “Uma pequena confusão pode resultar em crimes graves”, comenta o Secretário e também na fiscalização de veículos e do trânsito, através de convênio com a Secretaria de Transportes e CET.




A Formatura dos novos Classes Distinta acontece no próximo dia 10 de agosto no Anhembi.
Postar um comentário