quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Guarda Municipal de Itapeva, SP, recebe equipamentos de segurança

Um convênio firmado entre a Prefeitura de Itapeva (SP) e o Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública, foi iniciado para promover ações de segurança no município. Com a parceria, a cidade receberá equipamentos para ações preventivas. De acordo com o secretário de Defesa do município, Luciano Oliveira, o objetivo é reduzir os índices de criminalidade na cidade.
Entre os equipamentos recebidos estão 10 detectores de metais. Os aparelhos serão usados pela Guarda Civil Municipal (GCM) durante evento para detecção de armas e outros objetos de metal. O secretário de defesa explica que as equipes passarão por treinamento. “Os GMS serão capacitados para o uso desses detectores de metais para trabalhar em eventos fechados identificando se os participantes estão armados”, ressalta.
De acordo com o comandante da GCM, tenente Valdinei de Souza Aranha, o município também receberá dois veículos de grande porte equipados com rádio transceptor e sistema sinalizador e sonoro. Também foram adquiridos dez rádios transceptores digitais portáteis para emprego no policiamento. O secretário de Defesa afirma que armas de eletrochoque também serão disponibilizadas aos agentes de segurança.
Dez detectores de metais serão usados pela GM de Itapeva (SP). (Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Itapeva)
Dez detectores de metais serão usados pela GM de Itapeva (SP). 
Foto: Divulgação / Prefeitura de Itapeva

Segundo o comandante, com esse convênio, Itapeva passa a ter condições de criar uma equipe especializada, a Ronda Municipal Especial e Preventiva (ROMEP), de reaparelhar o Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPAM), além de reaparelhar e qualificar os guardas civis municipais por meio da aquisição de equipamentos e materiais permanentes.
São previstos também cursos de requalificação na área de segurança pública a todo efetivo da Guarda Municipal e a aquisição de materiais didáticos para utilização de ações preventivas junto à rede pública de ensino, na área de práticas desportivas, para combate ao uso indevido de drogas e pela valorização da cidadania e da segurança no trânsito.
De acordo com dados da Secretária de Segurança Pública de São Paulo, o tráfico de drogas e furto e roubos de carros aumentaram em 2012 na cidade. Entre janeiro e agosto foram registrados 83 casos de tráfico de drogas, contra 45 em 2011. Já os furtos e roubos de veículos passaram de 30 para 48 no mesmo período comparado entre 2011 e 2012.
Veja mais informações e vídeo no link abaixo.
Fonte: G1.com.br

Ocorrência de Receptação - Inspetoria Regional Consolação/Pacaembu



Em data de 12/10/12 por volta do meio dia , a Viatura 70.573 e tendo como equipe o 1 Classe Cataldo e o Classe Distinta Valdemar , em policiamento pela região do Centro Novo – Teatro Municipal , fomos solicitados pelo menor L. O. S. de 17 anos , e estando acompanhado de sua genitora a Sra. M. A. S. O. de 50 anos , onde informou a esta equipe que teve na data de 11/10/12 a sua bicicleta furtada pelo viaduto Brigadeiro Luiz Antônio e que este reconheceu a sua bicicleta e esta se encontrava pelo Viaduto do Chá esquina da Rua Xavier de Toledo , onde foi solicitado que as partes adentrasse a viatura e nos deslocamos ao local ora indicado.
Ao chegar pelo local ora indicado , foi deparado que a referida bicicleta se encontrava na posse de uma pessoa , sendo efetuado a presente abordagem , onde posterior as medidas operacionais , foi identificado a presente pessoa sendo o Sr. L. S. S., 23 anos e recém chegado do ceará , onde ao ser questionado sobre o presente este nos relatou que adquiriu a presente bicicleta em data de 11/10/12 por volta das 18.00 h. pela feira do rolo , cito Praça do correio , onde a pessoa que ofereceu a mesma era usuário de entorpecente e estava vendendo apresente pelo valor de R$ 20.00 , pois iria comprar 2 pedras de crack.
Diante de sua afirmação as partes foram conduzidas a Central de Flagrante pelo 8 D.P. , sendo a presente ocorrência apresentada ao Dr. Giuliano Jorge de Paula Silva , que após ouvir o relato das partes envolvidas determinou a lavratura do presente B.O. T.C. 900639/12 e tendo como natureza RECEPTAÇÃO CULPOSA , onde o indiciado ficou a disposição daquela distrital.
Fonte: Blog do GCM Carlinhos Silva

Ministério Público exige regularização na Guarda



A Promotoria do Patrimônio Público e Social acatou solicitação da Associação dos Guardas Civis Municipais de Mogi das Cruzes (AGCMMC) e do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (Sintap) e recomenda à Prefeitura que adote providências imediatas para regularizar a situação de funcionários públicos em funções indevidas. O promotor de justiça, Alexandre Mauro Alves Coelho, pede que sejam canceladas designações ilegais e inconstitucionais dos servidores que exercem as funções de “fiscais operacionais” e se cumpra os pré-requisitos exigidos para a nomeação dos cargos de “fiscais de serviços”.
A ação das entidades representativas da categoria foi movida por meio de inquérito civil, que motivou o promotor a solicitar “providências imediatas” no sentido de acabar com as nomeações irregulares dos oito funcionários que estão ocupando o cargo na Guarda Municipal, além de cancelar o pagamento das gratificações que recebem na função.
O Promotor explica que se trata de uma investigação a respeito da nomeação para os cargos e as exigências de requisitos, no caso uma espécie de prova de seleção interna, exigidos por lei para o preenchimento das funções de “Fiscais de Serviços”, que não estão sendo cumpridos pela atual Administração. Ele aguarda esclarecimento e providencias por parte da prefeitura para dar encaminhamento ao processo. O prazo é de 30 dias.
O secretario geral da AGCMMC, Claudio Henrique da Silva, que divulgou a informação, argumenta que o objetivo da diretoria é que seja cumprido o estatuto, para que todos tenha a mesma chance de evoluir dentro da Guarda.
A Prefeitura se pronunciou ontem sobre o assunto. O secretario municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, informou que já está prestando as devidas informações sobre o caso ao MP. Ele admite que a ascensão na carreira da Guarda deve ser por meio de concurso, mas alega que um dos requisitos previstos na lei só poderá ser cumprido a partir do segundo semestre de 2013, já que é exigida a média das três ultimas avaliações de desempenho do servidor, motivo pelo qual ainda não ocorreu o concurso para promoção.
Quanto aos dois cargos de fiscais de serviços, ele informa que, na pratica as funções já existiam quando o estatuto foi aprovado e a Guarda não pode ficar sem estas atividades até que o concurso seja realizado, já que isto causaria problemas administrativos para o setor, o que significa que os funcionários devem continuar nas suas funções.
Nepomuceno diz que os oitos guardas passaram a auxiliar a Administração na coordenação e controle de serviços operacionais. “O emprego nestas atividades tem caráter provisório, até que seja possível realizar o concurso interno e está amparado legalmente”.
Fonte: O Diário de Mogi

Trabalho conjunto da Guarda Ambiental, Corpo de Bombeiros e Agrupamento Aguia

Bombeiros resgatam 15 pessoas em mata de Parelheiros (SP)


Com a ajuda da Guarda Civil Metropolitana ( Inspetoria da Guarda Ambiental ), os bombeiros resgataram 15 pessoas que estavam perdidas em uma mata em Parelheiros, na Zona Sul de São Paulo. O resgate foi feito pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar.
Veja vídeo no link abaixo