sábado, 6 de julho de 2013

Guardas Civis recuperam carga roubada na Zona Norte.‏

Em patrulhamento na data de hoje -  05/07 - pela Av. Deputado Cantídio Sampaio, 5000 – Taipas, a guarnição formada pelo Inspetor Santana e os Guardas Civis Acioli e Barreto da Ronda Oficial do Comando Operacional Norte, foram acionados por um munícipe informando-os terem sido vítimas de roubo. Relataram as vítimas que ao pararem num semáforo existente na avenida foram abordados por dois indivíduos a pé, sendo que um deles estava armado, e após ameaça de morte roubaram veículo Kia, tipo caminhonete e tomaram rumo ignorado.
As vítimas visualizaram a viatura da GCM, e pedindo apoio efetuaram rondas nas adjacências vindo a lograr êxito na localização do veículo, abandonado na Rua João Amado Coutinho.
Feita vistoria no veículo os guardas civis e as vítimas constataram que a carga – avaliada em cerca de 15 mil reais e composta por equipamentos de padaria permaneceu inalterada. Em seguida se dirigiram ao 74º Distrito Policial, para a lavratura do BO, sendo os profissionais da GCM elogiados pelos munícipes pelo apoio prestado.
Destacamos que o Comandante Operacional Norte parabenizou a equipe da Ronda Oficial do Comando pela brilhante atuação, dignificando o nome da Guarda Civil Metropolitana.
Encaminhado pelo nosso irmão  GCM Delei

NOVO OUVIDOR DA GCM VISITA O SINDGUARDAS-SP


diretoria reunida com o novo ouvidor da GCM

Nesta quinta-feira (04/07) o novo ouvidor da GCM, José Eduardo de Caroli, foi recebido pela diretoria do Sindguardas-SP para conversar sobre os principais problemas da instituição. Na ocasião o ouvidor pode conhecer as dependências do sindicato, bem como os serviços disponibilizados pela entidade.
Dando prosseguimento a nossa política de combate ao Assédio Moral e Sexual na GCM a diretoria expôs para o ouvidor a cultura institucionalizada de assédio moral, travestida de hierarquia e disciplina. Durante a conversa relatamos muitos casos de assédio moral e sexual que chegam ao sindicato e externamos a nossa preocupação com a morosidade, o corporativismo que culmina com  a falta de punição para os praticantes deste mal. O ouvidor teve a oportunidade de ouvir da Psicologa do sindicato o estado psíquico que os trabalhadores e trabalhadoras vitimas do assédio moral e sexual chegam ao departamento de psicologia da entidade.
http://www.sindguardas-sp.org.br/Store/Fotos/fotos%20011.jpg
Outro ponto importante da visita foi o contato que ouvidor teve com os GCM’s que estavam aguardando atendimento no departamento social e psicológico do sindicato. O relato da servidora deixou o ouvidor indignado com tamanho absurdo pelo qual a GCMf passou.
Na oportunidade tomamos conhecimento dos principais pontos de ação que serão desenvolvidas pela ouvidoria, o que nos deixou esperançosos e confiantes na atuação séria, isenta e eficiente da ouvidoria.
Diante do explanado, ficou claro que o Secretário Roberto Porto está apostando na ouvidoria como instrumento de acolhimento e encaminhamento de qualquer irregularidade cometida por qualquer servidor da GCM, independente do cargo que ocupe. A diretoria do Sindguardas-SP se colocou à disposição do ouvidor, se comprometendo a encaminhar qualquer caso que chegue ao conhecimento da entidade e que está esperançosa com a agilização dos casos já enviados pela entidade à casa corregedora.
Segundo o ouvidor as denúncias podem ser feitas por e-mail, pessoalmente ou por telefone: 08007700263 (segunda a sexta – horário comercial) ouvidoriagcm@prefeitura.sp.gov.br

SUPLAN E SOP TEM NOVO COMANDO





Está publicada no Diário Oficial desta quinta-feira(04/07) a troca dos Superintendentes de Planejamento e de Operações.  Na Superintendência de Planejamento entra o Inspetor Menezes e na de Operações a Inspetora Lindamir.
A diretoria do Sindguardas-SP tem recebido muitos telefonemas dos guardas manifestando a sua empolgação com a atitude do Secretário em não perder tempo e fazer as mudanças nos setores que não tem correspondido às necessidades da instituição. A diretoria, coaduna com o pensamento dos trabalhadores pois esperamos que os dois Inspetores nomeados apresentem soluções para as mazelas pelas quais a nossa corporação tem passado nos últimos anos em razão da ineficiência destes dois setores.
Desejamos a Inspetora Lindamir e ao Inspetor Menezes, muito boa sorte nesta nova jornada e nos colocamos à disposição para contribuir na busca de soluções para os problemas existentes.

APÓS O “V SEMINÁRIO NACIONAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS”, PL 1332 FINALMENTE ENTRA NA PAUTA DE VOTAÇÕES DO CONGRESSO.



O diretor coordenador da região Nordeste da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), Luciano Florêncio, participou ontem (03), do "V Seminário Nacional das Guardas Municipais" no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. O evento abordou questões como a caracterização das guardas municipais na qualidade de órgãos de segurança pública, o seu emprego em atividades de defesa civil, seu preparo e as garantias que devem ser asseguradas aos seus integrantes.
Na ocasião do Seminário, após longas discussões e intensos debates, o resultado da mobilização já celebra sua primeira conquista. O PL 1332, de autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que dispõe sobre as atribuições e competências comuns das Guardas Municipais do Brasil, finalmente entrou na pauta de votações do Congresso Nacional.
O referido Projeto de Lei (PL) regulamenta e disciplina a constituição, atuação e manutenção das Guardas Civis Municipais como Órgãos de Segurança Pública em todo o território nacional.
Acompanhado do presidente do SINDGUARDAS da cidade de Garanhuns (PE), Cícero Santana, do comandante da Guarda Municipal Garanhuns, Adilson Sulene, e do secretário geral do SINDGUARDAS, Drailton Barros, o diretor da CSPB, Luciano Florêncio, se disse muito otimista quanto a futuras conquistas das Guardas Municipais.
“O autor da PL 1332, Arnaldo Faria de Sá, juntamente com o deputado Lincoln Portela (PR-MG) fizeram um grande trabalho junto às lideranças dos partidos dentro do Congresso, e conseguiram, nesse esforço coletivo, colocar em votação na próxima terça ou quarta-feira, o PL 1332. Além disso, todos os deputados que estiveram presentes no Seminário se comprometeram em aprovar o PL antes do recesso parlamentar”, disse Florêncio.
De acordo com Luciano o momento é muito favorável para a categoria: “Mais de 70% das reivindicações das Guardas Municipais estão sendo atendidas pelo Congresso. Isso, não tenho dúvidas, é resultado dessas marchas que estão ocorrendo em todo o país com a colaboração da ONG SOS Segurança da Vida comandada pelo prezado companheiro, Naval”, avaliou o diretor da CSPB.
Luciano destacou, também, a permanente disponibilidade da CSPB em colaborar para estas e para quaisquer outras reivindicações das Guardas Municipais: “A solução para a segurança desse país se chama Guarda Municipal. O guarda municipal é o agente de segurança mais próximo da comunidade. É ele que conhece o cidadão daquele bairro, daquela favela e, infelizmente, ainda trabalha em condições muito precárias, sobretudo nos municípios mais distantes dos grandes centros urbanos. O compromisso da CSPB é colaborar para a melhoria das condições de trabalho e de salário dessa categoria de servidores”, disse.
O diretor da CSPB afirma que “o artigo 144 da Constituição Federal dá direito ao guarda municipal trabalhar na função policial. Se a categoria conseguir a aprovação da PEC 534/02, as Guardas Municipais passarão a ser a Polícia Municipal, nos moldes do que ocorre em países Europeus e nos EUA. Nesses países, a Polícia Municipal realiza um trabalho predominantemente preventivo. Antes de o contraventor cometer o delito, a Guarda Municipal já está ali, detendo esse cidadão junto com a Polícia Militar e com a Polícia Civil que tomará as providências penais. Essa ação coordenada já se provou exitosa e precisa ser replicada no nosso país”, concluiu.
De acordo com Florêncio, além da votação da PL 1332, os parlamentares se comprometeram em votar a PEC 534/02 até o final deste ano. “Estaremos atentos para que essa promessa seja cumprida dentro do prazo”, afirmou o diretor da CSPB.
Veja o vídeo
Fonte CSPB