quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Guarda Civil Metropolitana tem novo Comandante


O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), anunciou nesta quarta-feira (16) a troca no comando da Guarda Civil Metropolitana (GCM).
O inspetor Eduardo de Siqueira Bias, de 47 anos, assume o posto no lugar de Joel Malta de Sá, que estava no posto desde 2009. Bias está na GCM há 27 anos e trabalhava na inspetoria do gabinete do prefeito.
Haddad negou que a troca de comando na GCM tenha relação com a polêmica gerada após a divulgação de um vídeo na internet em que um guarda aparece estrangulando um skatista na Praça Roosevelt, no Centro. O prefeito considerou normal a nomeação de um novo comandante para a GCM, como parte da troca da equipe pela nova administração.
"Quando tem troca de governo, em geral o secretário escolhe o novo comandante. Foi feito de maneira organizada, de comum acordo com guarda. Não [pesou a confusão na Roosevelt], porque esta decisão está tomada desde a campanha eleitoral", disse o prefeito nesta manhã, após um encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Fonte: G1

Guarda Municipal de Lindoia faz apreensão de Entorpecentes

Na terça feira dia 15 de Janeiro de 2013, a Guarda Municipal de Lindoia realizou uma operação pelo centro e bairros da cidade, tendo em vista a praça do centro educacional, no qual a tempo vem recebendo diversas denuncias de moradores e comerciantes que o local esta sendo usado para o trafico e consumo de drogas, também local onde se juntam moradores de rua para consumirem álcool. Durante a operação lograram êxito em localizar embaixo da ponte do Centro Educacional 27,55 gramas de cocaína, sendo 17 invólucros plásticos preparados para a venda totalizando 6,67 gramas e um invólucro contendo 20,88 grama, o entorpecente foi apresentado na Delegacia de Policia, na operação foram usadas 02 viaturas da GM e 09 Guardas Municipais, contando com o apoio da Policia Civil.
 
Fonte:Guarda Municipal Lindoia/Facebook

Academia de Polícia abre inscrições para curso de pós-graduação


Estão abertas na Academia de Polícia, de 2 de janeiro a 8 de fevereiro, as inscrições para o “II Curso de Especialização em Direitos Humanos e Segurança Pública no Brasil”, autorizado pelo Conselho Estadual de Educação, em nível de pós-graduação “lato sensu”.
As 40 vagas do curso tem como público-alvo pessoas que tenham curso superior oficialmente reconhecido e, além disso, que atendam a, no mínimo, um dos seguintes três requisitos: serem integrantes de quaisquer carreiras da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Secretaria da Administração Penitenciária, Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Procuradoria Geral do Estado, Guardas Municipais e Forças Armadas, ou exercerem funções de gestão e execução em empresas de segurança privada regularmente constituídas, ou ainda participarem ativamente de organizações, assim como desempenharem atividades de promoção dos direitos humanos.
O curso tem 500 horas/aula - sendo 380 horas em atividades didáticas presenciais em classe e 120 horas em orientação, pesquisa e redação de trabalho de conclusão de curso (TCC) –, 12 disciplinas, dentre as quais “Sociologia do Crime e da Violência” e “Metodologia da Pesquisa Científica”, e será ministrado quinzenalmente às sextas-feiras, das 18:45 às 22:00, e aos sábados, das 8:45 às 12:00 e das 13:00 às 18:15, de março deste ano a setembro de 2014.
A seleção dos candidatos às 40 vagas consistirá de análise de currículo e de entrevista pessoal individual.
As inscrições serão feitas em dias úteis, diretamente na Secretaria do Centro de Estudos Superiores da Polícia Civil “Prof. Mauricio Henrique Guimarães Pereira”, na Acadepol, à Praça Reynaldo Porchat, 219, Cidade Universitária, ala A, sala 9A, onde serão distribuídos os formulários de requerimento, cujo preenchimento para os policiais civis deverá incluir a anuência de autoridade superior.
Os candidatos de fora da Capital, poderão solicitar inscrição via postal: por AR (postagem com aviso de recebimento. O CEP da Acadepol é 05508-100. Para maiores informações: 3468-3365.
Junto ao formulário de inscrição fornecido pela Acadepol, o candidato deverá anexar uma via impressa de seu currículo acadêmico, registrado na plataforma eletrônica “Lattes”, que está disponível em www.lattes.cnpq.br/ - cursos , diploma e histórico completo do curso de graduação, termo de responsabilidade administrativa, civil e criminal por eventual conduta antecedente, concomitante ou posterior ao curso e que venha representar dano ou perigo de lesão a bens, interesses ou serviços da administração pública, inclusive pelo abandono injustificado do curso, conforme modelo disponível no local de inscrição e, por fim, uma carta de intenção cujos detalhamentos estão descritos em publicação do Diário Oficial do Estado (DOE), de 29/12/2012, no Caderno Executivo I, página 32, em Segurança Pública.