domingo, 1 de setembro de 2013

Filho de guarda subcomando de Mairinque assassinado em SP recebe alta



O filho do subcomandante da Guarda Civil Municipal de Mairinque (SP) que foi assassinado no começo do mês junto com sua mulher recebeu alta nesta quinta-feira (29) depois de 20 dias internado no Hospital Regional, em Sorocaba (SP). Ele foi atingido por um tiro na cabeça - de acordo com a polícia, quando descia as escadas da casa, depois que os pais já haviam sido mortos.
O garoto de 10 anos passou parte desse período na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas há uma semana vinha apresentando boa condição de saúde, falando e se alimentando sem a necessidade de aparelhos. Depois de receber alta, o garoto deve ir para casa de parentes.
Relembre o caso
Laércio de Souza Lanes, subcomandante da Guarda Civil de Mairinque, e sua mulher, Lindalva, foram mortos na noite do dia 9 de agosto, dentro de casa.
Segundo a polícia, o subcomandante foi encontrado sentado à mesa da sala de jantar. Ele ainda estava com a farda da Guarda Municipal, pois havia acabado de chegar do trabalho. A mulher estava caída ao lado dele, com as mãos amarradas para trás.
Os dois foram atingidos por um tiro na cabeça. A princípio, a arma usada seria uma espingarda calibre 36. Os bandidos fugiram nos dois carros da família. Um deles capotou na fuga e o outro veículo foi encontrado queimado. As duas armas do guarda também foram levadas.
Segundo a polícia, o caso foi registrado como latrocínio, pois os criminosos invadiram a residência da família para roubar o dinheiro da venda do imóvel do guarda, que estava de mudança para Sorocaba. Ainda conforme a polícia, os ladrões não conseguiram o dinheiro, pois a venda foi feita por transferência bancária. Quatro envolvidos no crime já estão presos, mas o mandante continua foragido.

Bandidos fogem após troca de tiros em Itupeva



Elementos armados e ainda não identificados conseguiram fugir, após trocarem tiros com a Guarda Civil Municipal de Itupeva.
A ação criminosa aconteceu por volta das 2 horas da madrugada de hoje (22), quando os GCMs Nogueira, Santos e o chefe de equipe, Cerqueira, realizavam patrulhamento preventivo e ostensivo pelas ruas do Jardim Ana Luiza. Em certo momento, os guardas suspeitaram de um veículo Monza, ocupado por cerca de três indivíduos.
Aos desembarcarem da viatura e darem ordem para que os ocupantes descessem do carro com as mãos para o alto, os indivíduos fugiram em alta velocidade, em direção ao Residencial Pacaembu. Ao acessarem a avenida Francisco Nakazato, sentindo Centro, os elementos confundiram a rua com a entrada de uma empresa e deram de frente com um portão fechado.
Ao retornar, cruzaram com a viatura de prefixo 13, da GCM, e passaram a atirar contra os guardas, que revidaram. Mesmo diante a troca de tiros, os bandidos conseguiram fugir sentido bairro Novo Horizonte (antigo Varjão), sendo novamente acompanhados pela viatura.
Segundo os guardas, mesmo em alta velocidade, o bandido que estava no banco de trás do Monza atirava constantemente contra a viatura, que acabou perdendo os bandidos de vista nas primeiras ruas do Novo Horizonte, onde eles conseguiram escapar.
Nenhum dos guardas ficaram feridos na troca de tiros, porém, vários disparos acertaram a viatura. Os bandidos ainda não foram identificados e a ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia de Itupeva. A Polícia acredita que os criminosos estariam se preparando para assaltar alguma residência nas proximidades.