sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Ricardo Boechat chama policiais de idiotas. Coronel responde ao vivo

Ricardo Boechat
É importantíssimo que a imprensa exerça o papel de fiscalizadora da ação policial: tornar públicos desmandos, arbitrariedades ou simples ineficiências pode garantir o aperfeiçoamento do serviço prestado pelas polícias. Embora ninguém goste de ver dedos apontados para os seus defeitos, quando se trata de serviço público, as críticas são necessárias e indispensáveis. Mas há o limite da respeitabilidade, da honestidade e da veracidade. No comentário feito em relação à atuação policial militar no trânsito da capital paulista, o jornalista Ricardo Boechat parece der se excedido, chamando policiais de “idiotas”:

Neste áudio, o apresentador generaliza o adjetivo para “soldados, cabos, sargentos, tenentes, capitães, majores, coronéis”:

Momentos depois, um Coronel da PMESP entra no ar para explicar a situação e criticar a postura do jornalista:

Por fim, jornalistas continuam tratando do assunto, criticando (desta vez sem adjetivos) a ação da PM:

Independentemente da necessidade da ação desencadeada pelos policiais, o tratamento dado pelo jornalista não foi adequado.
PS: O Comando Geral da PMESP divulgou na sua Intranet que “está adotando medidas judiciais sobre o caso”.
Autor: Danillo Ferreira - Tenente da Polícia Militar da Bahia, associado ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública e graduando em Filosofia pela UEFS-BA. | Contato: abordagempolicial@gmail.com

Viatura da GCM é alvejado por quadrilha em Mogi Guaçu / SP

Criminosos reagiram à abordagem próximo a um supermercado. 
Quadrilha fugiu até Mogi Mirim, onde abandonou um carro e roubou outro.
Uma viatura da Guarda Civil Municipal foi alvejado por criminosos na manhã desta quinta-feira (5) no Jardim Itacolomi II, em Mogi Guaçu (SP). Ninguém ficou ferido e os integrantes da quadrilha fugiram.
Segundo a corporação, quatro homens atiraram contra o veículo durante uma abordagem próxima a um supermercado localizado na Rua Cristóvão Colombo.
A GCM informou que os criminosos estavam armados com fuzis e armamento de curta distância, como pistolas e revólveres. Eles fugiram em um veículo modelo Focus preto, que foi abandonado em Mogi Mirim (SP).
Na cidade, eles roubaram um carro modelo Palio cinza e um veículo que estaria dando cobertura na fuga foi abandonado na Avenida Pedro Botezzi, uma das vias de acesso para a Rodovia Governador Adhemar Pereira de Barros (SP-340), conhecida como Campinas-Mogi. Até a publicação desta reportagem, ninguém tinha sido preso.