quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Governo vai oferecer bolsa de estudo para filhos de policiais mortos em serviço


Os ministérios da Educação e da Justiça estão preparando proposta para apoiar a formação universitária de filhos de policiais mortos em serviço. A ideia inicial é conceder uma bolsa de estudo por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). A informação é do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
“É uma perda que não é compensável, que é enterrar o pai por estar fardado em serviço e é assassinado de forma covarde pelo crime organizado. É muito pouco em termos financeiro, mas é o mínimo que o Estado deve fazer para as famílias desses policiais”, disse nesta quinta-feira, 7, Mercadante durante cerimônia no Ministério da Educação. O ministro informou que será preciso ajustes na legislação para garantir esse direito aos filhos de policiais mortos em serviço. 
O Ministério da Justiça está fazendo um levantamento para identificar o perfil do público a ser beneficiado. "A partir desse cadastro, vamos estabelecer o direito de acesso a programas específicos, como o ProUni", explicou Mercadante.
Na manhã de hoje, Mercadante e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciaram 90 mil bolsas gratuitas de capacitação profissional, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), para detentos e aqueles que já deixaram a prisão. O total de vagas será ofertado até 2014.
Fonte: Estadao

25 Mandamentos do Guarda Civil


01 Não deve estar sozinho na viatura; no mínimo deve ter outro companheiro como parceiro.

02 Ao efetuar prisões, deve estar em superioridade ao número de pessoas que está detendo.

03 Não transitar jamais desarmado e sem a carteira de identidade funcional.

04 Deve relutar em cumprir ordens errôneas ou ilegais, devendo sempre exigir, neste caso, que as ordens que lhe forem confiadas sejam feitas por escrito.

05 Jamais algemar o detido com as mãos à frente do corpo.

06 Nas diligências destinadas à busca de marginais ou suspeitos de crimes, contar sempre com a cobertura de outros colegas.

07 Ter por princípios nunca menosprezar qualquer diligência, pois sua missão considerada simples, pode se tornar perigosa pelas circunstâncias.

08 Ao ser chamado a atuar nos casos de conflitos de interesse entre cidadãos, ouvir com atenção e isenção os depoimentos dos envolvidos e das testemunhas, declinando de tecer opinião em favor de quaisquer das partes. 

09 Na execução da atividade, ser sempre firme e sério, jamais arrogante e autoritário, principalmente se estiver lidando com pessoas humildes e sem cultura, pois essas geralmente ignoram os seus direitos.

10 Sempre estar atualizado com as leis, regulamentos e portarias ligadas à atividade do policial.

11 A missão deve terminar com a entrega do relatório à autoridade competente. Mesmo sabendo que a mesma teve respaldo legal, deixar que a responsabilidade do ato recaia sobre a autoridade que a determinou.

12 Não fazer nem solicitar que colegas quebrem galhos para infratores.

13 Mesmo na adversidade não entregar sua arma a ninguém. Aguardar uma oportunidade ou descuido do marginal para agir.

14 Fazer uso da arma só quando necessário, nunca ameaçando alguém para intimidá-lo. A arma quando sacada é para ser usada sempre em legítima defesa. 

15 Verificar sempre o estado e o bom funcionamento da arma.

16 A conduta como cidadão comum deve ser marcada pela cordialidade, seja junto aos colegas, seja para com a população inclusive cultivando um clima de boa vizinhança no local aonde residir.

17 É princípio básico da educação tratar com urbanidade e atenção as pessoas com quem trabalha, bem como aquelas que o procuram no serviço. Trate-os como gostaria de ser tratado.

18 Trajar adequadamente, sem exibir a arma. Ninguém precisa saber que você é policial. Mantendo-se discreto pode-se colher melhor resultado.

19 Não beber quando em serviço e quando ingerir bebida alcoólica, em nenhuma hipótese participar ou executar trabalho policial.

20 Nunca usar de medidas precipitadas para resolver os problemas. É sempre bom e conveniente ouvir alguém mais experiente, pois todos os casos têm solução. 

21 Evite beber bebida alcoólica e se tiver que fazê-lo, não o faça nos bares próximos de casa. É importante preservar a boa imagem. Você é o espelho da corporação.

22 Sob efeito de bebida alcoólica nunca dirigir veículos.

23 Não advogar em causa própria.

24 Ter sempre por lema: coragem, união, cooperação e lealdade.

25 Ser Guarda Civil Metropolitano é trabalhar com dedicação em prol da sociedade demonstrando amor pela vida dos cidadãos. 

Guardas Civis Municipais de Limeira verifica denúncia de tráfico de drogas pelo Jardim Bartolomeu Grota.


Uma guarnição do Esquadrão Tático, com a viatura Tornado estando embarcados os patrulheiros Sorde, Raul, Dias, Moreira, Castro Silva e Luciano se deslocaram até o bairro Jardim Bartolomeu Grota, para averiguar uma denúncia de tráfico de drogas, onde pelo local foram localizados três suspeitos com as mesmas características passada pelo denunciante que de pronto foram abordados pelos gcms.
esquadraotatico GCMs de Limeira verifica denúncia de tráfico de drogas pelo Jd. Bartolomeu Grota.
Guarda Civil Municipal de Limeira apreende menor por tráfico de drogas pelo Jardim Bartolomeu Grota.
Em averiguação os indivíduos, onde um era menor de idade e outros dois maiores, foram encontrados próximo aos mesmos 170 eppendorfs pronto para venda. Indagados sobre a droga o menor de idade assumiu ser o dono do entorpecente e os outros dois negaram saber a existência da substancia.
Os três foram apresentados a delegacia de Limeira, sendo o menor apreendido e os maiores liberados pelo local.
Siga Policial Padrão pelo Face

Por que tirar os documentos da proteção?


Escutamos muitas pessoas se perguntando a necessidade de retirar a proteção dos documentos exigidos pelas autoridades. Se necessário tirar, por que os mesmo não retiram.
Primeiro, por que é necessário que o policial veja a autenticidade do papel utilizado na fabricação do mesmo, para que seja verificado se é verdadeiro.
Segundo, que existem alguns plásticos utilizados como proteção dos documentos que tampão alguns campos verificados pela autoridade, impossibilitando a averiguação correta.
Como renovar a carteira CNH 1 300x207 Por que tirar os documentos da proteção?
Terceiro, que aconteceu muito é cidadão que coloca dinheiro dentro deles, podendo acontecer de não ter a mesma quantia citada pela pessoa, gerando assim certa desconfiança contra o policial. Existem ainda aqueles que mentem dizendo que tinha um valor dentro do documento até mesmo para complicar os policiais.  Por isso que eles mesmos não tiram a proteção.
Então quando uma autoridade lhe parar, e pedir seus documentos, já antecipe esse trabalho e tire as capas, para que o trabalho dos policiais possa ser feitos por completo sem o desrespeito de nenhuma das partes.
Siga Policial Padrão Facebook