quarta-feira, 18 de abril de 2012

1º Fórum de Segurança Pública em Bertioga



















Fonte: Sindicato da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo.

Equipe da Inspetoria Regional de Bom Retiro prende traficante

NO DIA 14/04/2012 POR VOLTA DE 09:00, DURANTE PATRULHAMENTO  DA VIATURA P 70356, ONDE FOI ACIONADA VIA CETEL PARA POSSÍVEL TRAFICO DE DROGAS NO LARGO GENERAL OSORIO, A GUARNIÇÃO VISUALIZOU UMA TRAFICANTE COMERCIALIZANDO DROGAS NO LOCAL, AO FAZER A ABORDAGEM, CERCA DE TRINTA PESSOAS COMEÇARAM A ATIRAR PEDRAS E OUTROS OBJETOS CONTRA OS GUARDAS, CAUSANDO UM TUMULTO GENERALIZADO PELO LOCAL. LOGO, A GUARNIÇÃO CONSEGUIU CONTER OS MANIFESTANTES E FEZ A PRISÃO DE POLIANA ROQUE DE 29 ANOS, ONDE COM ELA, AINDA FOI ENCONTRADO UMA ARMA BRANCA. A MELIANTE FOI CONDUZIDA À 1 CENTRAL DE FLAGRANTES ONDE FICOU PRESA EM FLAGRANTE POR DANO AO PATRIMÔNIO, PORTE DE ARMA E RESISTÊNCIA.
Viatura 70.356
ENC.: MIKALKENAS
MOT.: MIGUEL R.
AUX.:  LEANDRO CARDOSO

SECRETARIA DE SEGURANÇA URBANA DE POÁ RECEBE DELEGAÇÃO CHINESA


A Secretária de Segurança Urbana de Poá, Marlene de Sant’Anna, recebeu na tarde desta quarta-feira, dia 18, a visita de uma delegação chinesa composta por representantes de quatro províncias. O objetivo desta reunião é para discutirem assuntos referentes à administração e a estrutura da Segurança no município.


Composta por Chen Wenming (Diretor Adjunto do Departamento de Segurança Pública de Anhui), Ye Qingcai (Diretor Adjunto do Departamento Público da Cidade de Huainan), Wang Chenglong (Diretor Adjunto do Departamento Público da Cidade de Tongling), Xu Caifu (Diretor da Divisão Política do Departamento de Segurança Pública da Cidade de Xuancheng), Zhang Yu (Vice Chefe do Escritório de Relações Exteriores do Departamento de Segurança Pública da Província de Anhui), Zhai Chuanhai (Diretor Adjunto da Divisão de Investigação Criminal do Departamento de Segurança Pública da Província de Anhui), a delegação visitou a cidade para buscar informações de como um município pequeno aborda a questão da segurança pública.
“Trocamos informações sobre a segurança, pois da mesma forma que eles vêm aprender, nós também aproveitamos para obter novas informações. Isso acaba se tornando uma parceria saudável”, afirmou a secretária.
Fonte: Carlos  Sousa


DELEGADO DESABAFA IMPUNIDADE

Veja que o Delegado em sua entrevista expõe para a  sociedade, o verdadeiro motivo da Policia ter o seu trabalho em total desmotivação, por pessoas que não valoriza A AÇÃO DAS POLICIAS.
ASSISTA VÍDEO E ENTENDERÁ.

                                             

PL 1842/11 visa à criação do Corpo de Bombeiro Municipal, a partir da concessão de parte do efetivo da Guarda Municipal de BH.


Vereadores propõem projetos que criam programas de estímulo à prevenção e combate a incêndios, corpo de bombeiros municipal e a obrigatoriedade de orientar com cartazes informativos sobre a localização de saídas de emergências, de extintores e equipamentos segurança em shoppings populares.
O projeto de Lei 2075/12, de autoria da comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, institui a Política Municipal de Estímulo à Prevenção e ao Combate a Incêndios. Fruto de discussões em audiência pública realizada em 2011, o PL aponta diretrizes e ações para a conscientização sobre a importância de prevenir situações de risco. O PL tramita em 1º turno.
Já o PL 1842/11, de autoria do vereador Paulinho Motorista, também em 1º turno, visa à criação do Corpo de Bombeiro Municipal. De acordo com o projeto, o Executivo fica autorizado a criar corporação, em parceria com Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais, a partir da concessão de parte do efetivo da Guarda Municipal. “Este projeto tem por objetivo treinar e qualificar guardas municipais para o desempenho profissionalizado no combate a incêndios e socorro a acidentes e catástrofes naturais que venham a ocorrer em Belo Horizonte”, afirma Paulinho Motorista.
E ainda o PL 1841/11, também do Paulinho Motorista, que que obriga às administrações dos shoppings populares de Belo Horizonte a afixarem cartazes e placas indicativas de saídas de emergência e dos locais onde se encontram os extintores de incêndio e equipamentos de segurança. Caso se torne lei, o PL prevê uma multa de R$ 50 mil mensais para o infrator e, em caso de reincidência, o valor dobra. Segundo Paulinho motorista, o PL visa evitar que acidentes ou incêndios acarretem vitimas por falta de informação. Além dos projetos de lei com essa temática que tramitam na CMBH, há os que já se tornaram leis. A lei municipal 10343, originária do Projeto de Lei 1566/11, do vereador Alberto Rodrigues (PV) criou o Programa de Prevenção aos Incêndios nas Favelas do Município. lei 10389/12, originária do projeto de lei 1645/11, de autoria do Vereador Carlúcio Gonçalves (PR), torna obrigatória a presença de unidade de combate a incêndio e primeiros socorros, composta por corpo de bombeiros civil, em estabelecimentos como shoppings centers, hipermercados, casas de shows e espetáculos, campi universitários e qualquer estabelecimento que receba acima de três mil de pessoas.

Servidores da Corregedoria da Guarda de Belém participam de cursos de capacitação


A Corregedoria da Guarda Municipal promoveu mudanças em seu quadro de servidores. As alterações ocorreram na composição das Comissões Processantes e também no quadro de apoio. Quase todo o quadro funcional participou de curso de capacitação em abril.

De acordo com o corregedor, Inspetor Alex Antunes, o comando da GMB tem se mostrado sensível às necessidades da corregedoria no que tange a ampliação de sua estrutura administrativa. As mudanças já ocorrem desde 2011, quando foi criada mais um Comissão Permanente de Processos ( CPS ). Desde então, outras aquisições foram obtidas, tais como veículo próprio e a disponibilidade de um estafeta exclusivo para entrega de documentos pertinentes a Processos e ao expediente administrativo da unidade.

“Sabemos que a Corregedoria ainda é uma unidade nova na instituição e, nesse contexto, a conquista de credibilidade é um processo lento e gradual. Entretanto, é importante ressaltar que a ampliação de sua estrutura logística e administrativa é fundamental para o seu fortalecimento, seja no âmbito interno bem como na construção de uma imagem consolidada junto à população e aos demais órgãos públicos”, destacou o Corregedor.

Outra preocupação, também ressaltada por Alex, foi a capacitação dos integrantes da Corregedoria. No mês passado, cinco dos sete servidores participarão de cursos relacionados a Comissão de Processo, promovidos pela Escola de Governo. “Por serem servidores de carreira, vindos do seio da tropa, os membros das Comissões, além do espírito voluntário, precisam ter um perfil de acordo com as funções que desempenham na Comissão, para realizarem o trabalho com confiança e imparcialidade. Alguns não conseguem adaptar-se a esse trabalho, pois não é fácil confrontar-se com seu próprio colega de profissão”, justificou Alex.

Tragédia: Guarda Civil atende homicídio de um bebê


Uma tragédia aconteceu por volta das 20:30hs dessa terça-feira(17), na Rua Vesúvio, no bairro Marco Pólo, divisa de Cotia com Vargem Grande Paulista.
Um pai matou a própria filha, G.V.S.O., de apenas seis meses, com requintes de crueldade.
Segundo os guardas que atenderam a ocorrência, os pais do bebê levaram a criança, já em estado grave, por volta das 02:00hs ao Pronto Socorro do Atalaia. Lá a enfermeira constatou o abuso e chamou a Guarda Civil.
"Com tantos anos de profissão, e tendo visto de tudo, ficamos chocados com a cena", disse o CD Gonçalves. Ele contou ao Portal Viva que a menina apresentava hematomas roxos por todo o corpo, além de sinais de violência sexual, o que demonstra que sofreu bastante antes de morrer.
Nossa reportagem esteve na delegacia de Cotia e conversou com a mãe, P.que friamente nos disse que não pode fazer nada pois o pai trancou a porta do quarto, impedindo-a de pedir socorro, e ainda a ameaçou com uma faca. Num momento de distração ela teria conseguido sair e pedir ajuda à uma vizinha e seu marido. "Ele não bebe, não usa drogas, não sei o que aconteceu com ele. Perguntei por que ele estava fazendo aquilo, ele estava muito nervoso e depois me pediu desculpas", disse.
A mãe nos contou ainda que há um ano perdeu uma outra filha, de um ano e meio, engasgada com leite.
Segundo o delegado de plantão, Dr. Claudio, o pai começou a agredir a filha por volta de 20 horas, e ainda a teria violentado com um cabo de vassoura.
A criança foi socorrida ao PA do Atalaia, onde deu entrada já sem vida. Os guardas se dirigiram à residência, onde encontraram ao lado de um sofá, a vassoura usada pelo pai, além de roupas da criança com manchas avermelhadas, o que supõe-se ser manchas de sangue.
O crime chocou os funcionários do PA do Atalaia, os Guardas e os funcionários da Delegacia de Cotia.
O pai, E.O.R., de 31 anos, foi preso em flagrante e autuado por homicídio qualificado (artigo 121).
Atenderam a ocorrência as viaturas Romu 003 e 004 com a guarnição Classe Distinta Gonçalves, Guardas Civis Gilmar, Miranda, Tadeu e Eli e a Viatura 1009, Guarda Civis Araújo e Jairo.