segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Guarda Municipal ganha 3ª base em Santa Bárbara d'Oeste


Unidade ocupa o antigo prédio do Corpo de Bombeiros, na região central.
Comandante disse que população estará mais protegida com a novidade.
Santa Bárbara D'Oeste (SP) passa a contar, a partir deste sábado (22), com a terceira base da Guarda Municipal, localizada na Rua Graça Martins, na área central da cidade. A unidade ocupa o antigo prédio do Corpo de Bombeiros e vai auxiliar na segurança da região. O objetivo é descentralizar os serviços da corporação. A Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil defende que a população será beneficiada com uma maior agilidade da GM.
Nova base da GM ocupará antigo prédio do Corpo de Bombeiros, no Centro
 (Foto: Cláudio Mariano)
"Com a implantação desta nova base no Centro, será possível descentralizar os serviços da Guarda, ganhando em agilidade e eficiência no serviço. Desta forma, as viaturas que atendem a área central já ficarão nesta região", disse o titular da Pasta, Eliel Miranda. O secretário ressaltou que o novo espaço conta com estrutura adaptada e localização privilegiada.
Além da nova base, o município conta com uma unidade localizada na sede da Sesetran, na Zona Leste, e outra no Cruzeiro do Sul.
Para o comandante da GM, Joel Soares, a nova base será um ponto de apoio à população, que contará com serviços de forma mais rápida para atender as ocorrências e solicitações. "Os comerciantes, consumidores e moradores do Centro terão mais segurança por conta do novo espaço. Trata-se de uma estratégia da Guarda Municipal para priorizar a segurança", disse Soares.
Fonte: G1.com.br

CONHECENDO A GUARDA DO MAIOR MUNICÍPIO DO MUNDO


Altamira, o maior município do mundo em extensão territorial, conta hoje com cerca de 92 mil habitantes, segundo último senso realizado pelo IBGE. Mas apesar de pequeno o número de habitantes
em relaçao a sua grande extensão territorial, o que ainda tem dado o status de "cidade pacata" a sede do município, temos visto nos últimos anos um aumento significativo da criminalidade e das desordens sociais entre seus sujeitos. Princ
ipalmente após os rumores de que, enfim, o projeto Belo Monte sairá do papel. Como conseqüência prática dessa intenção, já se pode perceber, ainda que timidamente hoje, o aumento da população local e também, da criminalidade.
A GUARDA MUNICIPAL DE ALTAMIRA (G.M.A.), na tentativa por parte do município de manter a ordem e a paz no que se refere à defesa do patrimônio público municipal e dentro deles, de seus "munícipes", desde novembro de 2007, ano em que efetivamente iniciou suas atividades, vem desenvolvendo trabalhos de prevenção e repressão a esses "distúrbios sociais" no âmbito de suas atribuições.
Hoje, são vários os segmentos em que o efetivo da G.M.A. 59 Guardas ao todo, é empregado. Dentre eles, pode-se citar os trabalhos realizados:
No Hospital Municipal de Altamira. Neste posto de serviço, os Guardas trabalham em conjunto com os demais funcionários na garantia da ordem nos atendimentos ao público e ainda, em ajuda solidaria aos que solicitam apoio;
Em eventos comunitários. Em parceria com a comunidade na garantia da paz social;
Em parceria com o DEMUTRAN, Departamento Municipal de Trânsito. Em apoio às fiscalizações realizadas por esse departamento;
Em conflitos sociais de grande relevância, como os da invasão de lotes no bairro Nova Altamira e, das casas popular no bairro Mutirão, hoje denominado "Paixão de Cristo"
Em parceria com outros órgãos de segurança pública, a exemplo do advento da última enchente em Altamira, em que a Guarda atuou em parceria com: A Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército, na ajuda aos desabrigados.
E ainda, nos eventos públicos locais de grande relevância como o Carnaval e a Exposição Agropecuária.
Clique na foto para ampliar
Cabe lembrar que por atuar não apenas na defesa de prédios, praças, de objetos inanimados. Mas fundamentalmente, junto aos sujeitos que fazem uso desses espaços públicos, ora ou outra, os Guardas tem se deparado com situações de distúrbio social em que se exige o uso "legal da força física". A exemplo das brigas de gangues em praças públicas, dos desentendimentos nos prontos socorros, no trânsito. Situações em que buscamos sempre contar com o apoio da Policia Militar e Policia Civil, mas que, dado a necessidade e a exigência de uma resposta rápida a esses distúrbios, em alguns casos o uso de energia torna-se inevitável.
É na busca por melhorias que garantam um melhor desempenho dos Guardas Municipais frente a essas situações diversas que, em outubro de 2008, o conjunto dos Guardas criaram a AGMALT (Associação dos Guardas Municipais de Altamira). Durante esse primeiro ano de fundação, a AGMALT tem buscado auxiliar, inclusive juridicamente, os Guardas Municipais em todas as suas ações. Alem de promover a inclusão dos Guardas através da realização de eventos como o que se realizou no dia 06 de Outubro de 2009, em comemoração ao seu primeiro ano de fundação e ao dia nacional dos Guardas Municipais com palestras sobre o tema "Atuação dos Guardas Municipais na Segurança Pública e seu Poder de Polícia, o que pensam as Autoridades locais". Tendo como palestrantes o Dr. Joaquim Freitas, Assessor Jurídico da AGMALT; Dr. Delegado Francisco Pinto, Superintendente de Polícia Civil do Xingu; Ten Cel PM Lauri Roberto, Comandante do 16º BPM; e do Dr. Delegado Mário Sérgio, Polícia Federal, onde também foi concedido título de Colaborador da AGMALT ao Odair Oliveira; Dr. Loredan Mello; Dr. Armando Aragão; ao CEMA (Centro Médico de Altamira); Brasil Norte; Casa das Tintas; Estação das Bolsas; Laboratório Central de Altamira e ao Escritório de Advocacia Dr. Joaquim Freitas. E, de confraternizações que envolvam, além dos Guardas e seus familiares, as diversas Representações Políticas, Sociais e Militares locais
Fonte:ASSOCIAÇÃO DOS GUARDAS MUNICIPAIS DE ALTAMIRA

GUARDA MUNICIPALDE APIAÍ RECEBE VIATURA


Já esta operando a nova viatura da guarda municipal de Apiaí, uma Land Rover modelo defender. O veículo foi doado pela secretaria de segurança pública do estado de São P
aulo onde era usado pela policia civil.
A aquisição foi mais uma conquista do comandante Sergio Moraes, em parceria com o 
delegado de policia Dr. Valmir Oliveira Barbosa e o delegado Seccional de Itapeva Dr. Amilton Alves de Souza Gianfratti.
Após enviado o pedido, a GM recebeu a resposta positiva do delegado Geral da Policia Civil de São Paulo, Dr Marcos Carneiro Lima e posteriormente o despacho do
governador Geraldo Alckimin que publicou a doação no diário oficial.
Como o veiculo estava sendo usado pela policia civil, foram necessárias algumas modificações, 
como pintura e nova adesivação, sendo que a Prefeitura Municipal  
adquiriu os materiais e o serviço foi executado com a ajuda dos próprios Guardas Municipais.
Nova Viatura da Guarda Municipal de Apiaí
Segundo o comandante, o novo veículo será utilizado em ocasiões em que se fizerem
necessário o transporte de um grande número de agentes, como festas e demais operações,isso se da devido a capacidade de transporte de vários guardas, além de possuir cela para condução de pessoas que eventualmente vierem a ser detidas.
O comandante Sergio agradece aos delegados Dr. Valmir Barbosa e Amilton 
Gianfatti, que não mediram esforços para viabilizar a aquisição, a Prefeitura Municipal, o Prefeito Emilson, que cederam todos os materiais necessários, a oficina do Dema e ao pintor João, que gentilmente realizaram o serviço de pintura.
É através de parcerias como essas que a Guarda Municipal esta se tornando referencia entre 
os municípios, através de um trabalho realizado com muita competência e acima de tudo, o 
respeito ao maior patrimônio de um município, a vida do cidadão.
Via Facebook

Homem atira em guarda municipal e faz idoso refém em Sorocaba, SP


Vítima foi mantida sob mira de arma dentro da própria casa por duas horas.
Criminoso invadiu imóvel para tentar fugir da polícia.
Um idoso foi mantido refém dentro da própria casa por mais de duas horas na noite deste domingo (23), em Sorocaba (SP). Segundo a Guarda Civil Municipal, um criminoso invadiu o imóvel para tentar fugir da polícia após balear um guarda municipal.
Ainda de acordo com a corporação, o GCM, que mora na Vila Astúrias, saía de casa para trabalhar quando sofreu o atentado. Um homem que estava dentro de um carro passou atirando em direção ao veículo do guarda, que foi atingido no peito. Porém, ele estava de colete à prova de balas e não se feriu. Outros dois tiros atingiram o automóvel que ele dirigia.
O criminoso se evadiu do local, mas foi interceptado por uma viatura da corporação na entrada do bairro Brigadeiro Tobias. Na tentativa de escapar impune, ele invadiu a casa do idoso. Cerca de 15 viaturas da PM e o helicóptero Águia estiveram no local para dar apoio à negociação do fim do sequestro. Uma viatura de resgate também foi chamada, mas a vítima foi libertada sem ferimentos.
O criminoso, que se entregou após mais de duas horas, foi preso em flagrante e levado para o plantão policial. Ele deve ser encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Sorocaba.
Inicialmente, a Guarda Municipal havia informado sobre a participação de um segundo homem no atentado contra o GCM. A informação foi corrigida pelo G1 às 20h36.
Fonte: Do G1 Sorocaba e Jundiaí/Tássia Lima

Jornal da Gazeta entrevista o Inspetor Superintendente Álamo - Casas de Mediação de Conflitos

Casas de mediação da Guarda Civil metropolitana de São Paulo buscam a solução de conflitos, uma política a mais para a prevenção da criminalidade. Recebemos hoje Dalmo Luis Coelho Alamo, Superintendente de Planejamento da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, e presidente do Comitê Intersecretarial de Mediação de Conflitos.
Para  saber os endereços da Casa de Mediação, ligue  para 153.
Fonte: ABRAGUARDAS

QUEREM CALAR A VOZ DO SINDGUARDAS-SP‏

Após a publicação e divulgação dos textos feitos pelo Sindguardas-SP (Comandante de carreira: sonho ou pesadelo?/ Vá a bordo comandante), a Diretoria foi convocada para prestar esclarecimentos junto à corregedoria, dando-nos mais uma prova de que, infelizmente, esta casa corregedora está sendo utilizada como ferramenta de opressão.
Quando foi publicado o Termo de Confidencialidade no Diário Oficial da Cidade, o Sindguardas-SP alertou os trabalhadores sobre a questão de abrir mão de direitos. Essa publicação foi uma manobra para tentar calar os Trabalhadores da GCM acerca das mazelas que são cometidas por esta administração. A própria administração municipal fez cair a lei da mordaça, contudo o Secretário ainda utiliza o mesmo artigo da Lei 8989/79 no Regulamento Disciplinar (Lei 13.530 – Art. 7º, Inciso IV) para tentar amordaçar a Diretoria.
Lamentavelmente, os seus seguidores, liderados pelo Comando insistem em querer manter o Trabalhador da GCM sob um regime ditatorial, nos moldes do DOI CODE/DOPS, diretores são chamados para responder Administrativamente por exercer o Direito Constitucional em defesa dos trabalhadores, para o qual foram democraticamente eleitos.
A atitude da Administração nos remete aos anos de chumbo em que tínhamos um Secretário de Segurança que mandava prender e espancar trabalhadores e sindicalistas.
A ação da Administração tem por objetivo calar a Voz dos Trabalhadores na tentativa de impedir que venham à tona verdades como: Os HT´s comprados a preço de ouro e que não funcionamcomo aconteceu no caso da GCM'F da FÓ, os Diplomas entregues para pessoas que não participaram do curso, os GPS Piratas, o Rodízio de Coletes, os absurdos do contrato de Gestão, os Assédios Morais e Sexuais, a política higienista que tanto tem feito os trabalhadores serem  expostos, punidos e até demitidos.
Não vamos nos calar diante dos abusos, não vamos retroceder na nossa luta, não vamos nos acovardar diante dessa atitude típica de uma Administração e Comando que nos obrigam a trabalhar 13 horas por dia, que pune quem não tem uniforme, que rasga as leis e assedia moralmente os trabalhadores!!!
GUARDAS CIVIS UNIDOS NA LUTA
Encaminhado pelo sindicato da Guarda Civil Metropolitana/Ana Paula Mendrone