sexta-feira, 16 de março de 2012

SAIBA O PORQUE DA NOTA DE ESCLARECIMENTO DA COMPRA DE GPS DA GUARDA CIVIL METROPOLITANA


ANATEL APREENDE OS GPS ILEGAIS ADQUIRIDOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA URBANA
Publicado sexta-feira, 16 de março de 2012
Casa de ferreiro, espeto de pau. Mais do que nunca este velho dito
popular se concretiza na administração do município de São Paulo. 
Surpreendentemente a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, órgão
responsável em combater a comercialização de todo e qualquer tipo de
produto contrabandeado ou pirata é pega com a mão na butija adquirindo
produtos cuja comercialização não está autorizada pelo órgão nacional
responsável.
O paradoxo da noticia veiculada pela Folha de São Paulo é que a Secretaria Municipal de Segurança Urbana
se vangloria rotineiramente de receber prêmios e mais prêmios por sua
atuação no combate à venda de produtos em condições semelhantes a que
ela mesma comprou. O triste é saber que os GPS ilegais foram adquirido pelo preço de 2,4
milhões de reais, enquanto que os Guardas Civis Metropolitanos não
conseguem receber uma simples muda de uniforme de qualidade. Vale
lembrar que recentemente foram entregues aos guardas borzeguins que 
ao ser calçado o solado se desmanchou antes mesmo do guarda sair do
interior da unidade.
A política da Secretaria Municipal de Segurança Urbana é extremamente rígida, quando se trata de
responsabilizar os trabalhadores da Guarda Civil Metropolitana. Estamos de olho para ver se o
responsável pela aquisição de produtos ilegais pela secretaria
receberá a mesma rigidez de tratamento dispensado aos profissionais da
corporação.
Fonte:
http://www.sindguardas-sp.org.br/site/noticias.asp?id_noticia=34434072

NOTA DE ESCLARECIMENTO - SOBRE AQUISIÇÃO DE GPS DA GUARDA CIVIL METROPOLITANA


A propósito da matéria veiculada referente à compra de GPS para a Guarda Civil Metropolitana, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, responsável pela Guarda Civil Metropolitana esclarece novamente que: Ao contrário do que a noticia dá a entender, não foram comprados GPSs ilegais já que o processo de aquisição ainda não foi concluído. Os equipamentos entregues estão em fase de avaliação e testes como previsto na licitação. Não foram ainda considerados aceitos e nenhum centavo foi pago.
A entrega dos equipamentos e avaliação técnica é supervisionada pela Empresa de Consultoria ATECH, de renome internacional na área de comunicação, também contratada pelas Polícias e Ministérios da Defesa. Se a ANATEL apontar inconformidades, como noticiado, ou se confirmadas pelos técnicos, estas terão que ser sanadas imediatamente. A Empresa NEEL fornecedora dos equipamentos e a ATECH Consultoria foram notificadas pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana para esclarecimentos. A fornecedora dos equipamentos está sujeita a substituí-los, assim como às demais sanções previstas na legislação, inclusive a rescisão contratual, multas e ressarcimento de eventuais prejuízos.

Mais de 200 Guardas Civis Metropolitanos estão sendo capacitados para mediar pequenos conflitos


As aulas tiveram início em fevereiro e vão até setembro deste ano. A previsão é formar mais de 200 Guardas, além de servidores de diversas secretarias municipais e representantes da sociedade civil que enfrentam, no dia-a-dia, questões conflituosas
A capacitação “Curso de Mediação de Conflito acontece no Centro de Formação em Segurança Urbana e na Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ), Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), às quartas–feiras, das 18h30 às 22h30 e aos sábados das 8h30 às 17 horas.
Com um total de 80 horas, os módulos abordam cultura de paz e formas de promoção; o entendimento de justiça e as diversas formas e significado da violência para os distintos grupos sociais; diálogo transformador e o exercício do consenso; trabalhos de campo com experiências vividas e sua resolução após o aprendizado; noções de direitos humanos, entre outros temas.
“Nessas Casas de Mediação, o cidadão pode tratar pequenos conflitos, ocorrências de perturbação de sossego, brigas de vizinhos e queixas de barulho, entre outros, na região onde vivem de maneira rápida e acessível. A idéia é promover a solução entre as partes, reduzindo os indicadores de violência no município”, explica o Secretário Municipal de Segurança Urbana, Edsom Ortega.
Foto: Guty
A rede de Mediação de Conflito funcionará de maneira articulada com outros organismos do Estado, Município, Centro de Integração de Cidadania, da Secretaria de Justiça e da sociedade civil, além dos juizados de conciliação, de arbitragem e de pequenas causas. Hoje, funcionam quatro Casas de Mediação de Conflito, localizadas na Praça da Sé, Parque do Ibirapuera, Vila Mariana e no Campo Limpo. Elas foram inauguradas em 21 de dezembro de 2011. Até  o final desse ano,  a previsão é que sejam instaladas pelo menos 31 Casas de Mediação na capital, usando a estrutura das Inspetorias da Guarda Civil Metropolitana e dos órgãos parceiros. 

Este é um modelo inovador de promoção da cultura de paz na cidade de São Paulo, através da parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e a Secretaria do Verde e Meio Ambiente. “Hoje, já temos nas aulas representantes das mais diversas profissões que irão atuar como voluntários. São conselheiros tutelares, professores, estudantes de direito, profissionais da saúde, assistência social, entre outros”, disse a Coordenadora do curso e integrante do Comitê de Mediação de Conflitos, Glacilda Pinheiro Corrêa.

Os horários de atendimento das Casas de Mediação serão de acordo com as peculiaridades de cada região e organismos participantes. A população poderá entrar em contato com a Guarda Civil Metropolitana por meio do telefone 153.
Foto: Guty
Para a GCMf, Patricia Neves dos Santos, lotada na Inspetoria República – 25 de Março, o curso possibilita um novo olhar  sobre as situações rotineiras, onde ainda não se instalou a crise. Ela cita, como exemplo, o diálogo com donos de cães mais agressivos que soltam os animais pelos parques, sem focinheira ou coleira. “Já experimentei esta situação antes e depois do curso. O entendimento por parte do munícipe, que sabe que existe uma lei nesse sentido e, mesmo assim, não respeita foi bem mais rápido. O principal aprendizado do curso de mediação é o diálogo, é poder se colocar no lugar do outro e buscar o entendimento”, disse Patricia.
Foto: Guty
 
Casas de Mediação de Conflito Existentes: 
*Base Sé - Próximo ao Metrô da Sé;
*Parque do Ibirapuera – Uma Paz -Avenida IV Centenário, entrada portão 7;
*Inspetoria Vila Mariana da Guarda Civil Metropolitana - Rua Capitão Macedo, 553;
* Inspetoria Campo Limpo da Guarda Civil Metropolitana - Rua Manoel José Pereira, 300 - Jardim Gismar
Mais informações sobre cursos de Mediação de Conflito, Centro de Formação em Segurança Urbana, na avenida. Ariston de Azevedo nº 64, Belenzinho – telefone 2693-7981 ou no e-mail: inscriçõesumapaz@prefeitura.sp.gov.br
Fonte: www.prefeitura.sp.gov.br/segurnaçaurbana

Guarda Civil Metropolitana da Mooca flagra descarte ilegal de entulho e apreende dois caminhões


Os responsáveis poderão ser multados em até R$ 13 mil cada, de acordo com a lei 13.478, de 2002



Durante monitoramento nesta quarta-feira (14/03), com vistas à coibição de descarte irregular, a Guarda Civil Metropolitana flagrou dois caminhões despejando resíduos ilegalmente em terreno baldio, na Rua Santa Rita e Viaduto Bresser. Os veículos foram apreendidos pelos Guardas e encaminhados ao pátio da subprefeitura da Mooca. Os dois motoristas foram conduzidos ao 1º DP e responderão por crime contra o Meio Ambiente, de acordo com a lei 9.605. Também poderão ser multados em R$ 13 mil cada. “A ação foi organizada entre a  Guarda Civil Metropolitana e Subprefeitura, após denúncia de munícipes nas reuniões do Conseg Mooca, que pediam fiscalização na região com vistas ao despejo de entulho e lixo”, explica o Comandante Regional da Guarda Civil Metropolitana, Genildo Batista de Souza. 
 O entulho descartado foi recolhido pela subprefeitura e destinado à Ecoponto municipal. No período de janeiro de 2012 até o momento, a Guarda Civil Metropolitana flagrou 133 descartes irregulares de entulhos e lixo na cidade. (sendo 22 na zona norte, 67 leste, 11 centro, 19 oeste e 14 sul). Também foram efetuadas 199 notificações (14 na zona norte, 90 leste, 11 centro, 17 oeste e 57 sul). Os agentes da corporação ainda atuaram na fiscalização dos perímetros ambientais, principais áreas a serem preservadas na cidade e parques. Foram realizadas 8.529 fiscalizações e 3.660 rondas nas áreas de risco. Os principais materiais de despejo irregular, na sua maioria são restos de construção, entulho no geral e resíduos domésticos. A Guarda Civil Metropolitana atua com base no Procedimento Operacional Padrão 016 Descarte Irregular de Resíduos.
Fonte: www.prefeitura.sp.gov.br/segurancaurbana





Dia da Defesa Civil é comemorado na Câmara com homenagem aos integrantes


A sessão solene ocorreu nesta segunda-feira (12/03), no plenário da Câmara Municipal de São Paulo e contou com as presenças de Subprefeitos, representantes  das Coordenadorias Distritais de Defesa Civil e representantes das comunidades, através dos Núcleos de Defesa Civil, Guarda Civil Metropolitana, entre outras autoridades estaduais e municipais  
Foto: Guty
“Agradeço a presença de todos os representantes das Coordenadorias Distritais de Defesa Civil e à comunidade, através dosNúcleos de Defesa Civil, pelo brilhante trabalho dos senhores, que salvam pessoas nas situações críticas, deixando suas famílias, com o propósito de salvar vidas. Temos hoje um número superior a 500 pessoas, homens e mulheres que trabalham conosco, mas costumamos dizer que em momentos de crise, todo mundo pertence à Defesa Civil”, disse o coordenador da Defesa Civil da cidade de São Paulo, Coronel Jair Paca de Lima.
Foto: Guty
Carlos Roberto Guilherme De Brito, da Subprefeitura de Guaianases, morador do Jardim Aurora e um dos homenageados, contou que reside numa área de risco e destacou a importância da parceria da Defesa Civil com as comunidades. “No ano passado, pude ajudar a salvar cerca de 6.500 pessoas, através desta parceria. Foi entre setembro e  outubro. Chovia bastante e antes que um barranco cedesse, eu havia alertado todos os moradores. As famílias saíram do local  que oferecia perigo e não registramos nenhuma morte”, disse Roberto, orgulhoso de ajudar a cidade e a Defesa Civil.
“É muito importante homenagear as pessoas que trabalham para o bem da comunidade. Esses bravos homens demonstram seu trabalho principalmente em situações de catástrofes, desempenhando um papel importante na cidade de São Paulo”, disse o vereador Ushitaro Kamia.
Foto: Guty
Fizeram parte da mesa, além do vereador Kamia, o Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Cel Pm Admir Gervásio Moreira, o Secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, Ailton Araújo Brandão, Subprefeitos de várias regiões, entre outras autoridades.
Foto: Guty
Para o Secretário Municipal de Segurança Urbana, Edsom Ortega, “é muito importante fortalecer cada vez mais o Sistema de Defesa Civil, viabilizado os investimentos nas ações preventivas, com aprimoramento das CODEDECs  e NUDECs, melhorando seus equipamentos, como foi feito em 2011, com a entrega de 31 novas viatura pickups e a nova sede da Defesa Civil, entre outros investimentos autorizados pelo prefeito Gilberto Kassab”. Ele também parabenizou e agradeceu os que lutam na Defesa Civil. A Defesa Civil Municipal foi instituída por meio da lei Nº 11.235/92 e no dia 24/02, o órgão completou 20 anos. A homenagem da sociedade paulistana, através da Câmara de São Paulo, é uma propositura do vereador Ushitaro Kamia (PSD) e existe desde 1992.
Fonte: www.prefeitura.sp.gov.br/segurancaurbana


Prefeitura apreende 35 mil produtos piratas e ilegais no Shopping Azulão – Feira da Madrugada


 Como são reincidentes, as sanções serão agravadas, sobretudo aos lojistas envolvidos e administradores que não coíbem tais delitos.

Foto: Marcelo Ulisses
Uma operação do Gabinete de Segurança e do Comitê de Combate à Pirataria, Contrabando e Sonegação Fiscal, da Prefeitura de São Paulo realizou nesta quarta-feira (14/03), fiscalização nas lojas do Shopping Azulão, localizado na rua Valtier, 309, região do Brás, um dos principais pólos de compras da cidade, face a denúncias e apurações de organismos de inteligência. 
Foto: Marcelo Ulisses
A GCM, por meio da Inspetoria de Operações Especiais, atuou sob orientação do Gabinete de Segurança fazendo a preservação dos locais e apreensões, articulada com demais organismos do Gabinete, como Polícia Civil, Subprefeitura da Mooca, Fazenda Estadual, Fundação Procon, entidades do Conselho Nacional de Combate a Pirataria do Ministério da Justiça entre outros. 
Foto: Marcelo Ulisses
O Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio do GAECO-Grupo de Apoio Especial de Combate ao Crime Organizado foi informado da Operação pela Secretaria de Segurança Urbana para acompanhar e promover a apurações da sua competência.
Foto: Marcelo Ulisses
Durante a Operação, 35 mil produtos de contrafação/falsificações e de origem duvidosa, foram apreendidos em sete lojas, predominando óculos, relógios e bolsas. Agentes da Subprefeitura Mooca também estiveram no local onde elaboraram o auto de intimação para a administração, que deverá apresentar a documentação das lojas vistoriadas no prazo de cinco dias. Caso os documentos estejam irregulares, elas poderão ser lacradas.
Foto: Marcelo Ulisses
Uma mulher estrangeira (de nacionalidade chinesa), que trabalhava no local foi conduzida à Polícia Federal por falta de documentação e poderá ser expulsa do país. Outros três estrangeiros tiveram os documentos analisados, serão responsabilizados e poderão ter a mesma sanção.
Fonte: www.prefeitura.sp.gov.br/segurancaurbana



PREMIO CESDH DE DIREITOS HUMANOS


BASE DA GCM DE SANTO ANDRÉ É ATACADA DIA 14/03/2012 POR VOLTA DAS 20:50

Base GCM no Parque Tirana 
Guardas Civis Municipais de Santo André que estavam de serviço em uma base situada noParque Ulysses Guimarães situado na R. Tirana, s/nº - Vila Matarazzo foram surpreendidos por meliantes na noite do dia 14/03/2012 por volta das 20:50hs dois criminosos adentraram de arma em punho na base e passaram a efetuar disparos contra o Guarda Civil Municipal que estava dentro da base esse foi alvejado e o projétil acertou a região do tórax em seu colete de pronto o Guarda Civil Municipal revidou o outro Guarda Civil Municipal que estava do lado externo da base também revidou , os meliantes foram alvejados 1 veio a tombar em frente a base o outro comparsa mesmo alvejado conseguiu fugir .
Deixaram para trás uma moto falcon de cor verde em pesquisa realizada a Guarda Civil Municipal localizou o propietário da moto que foi conduzido ao 2º DP para esclarecimentos vindo a informar que sua moto havia sido furtada pela manha. 
Diversas viaturas da Guarda Civil Municipal prosseguiram em diligências atrás do 2º meliante mas até o momento não havia sido localizado.
 
Colete balístico perfurado pelo tiro
 O meliante alvejado com 3 disparos foi encaminhado ao CHM (Centro Hospitalar Municipal) e está em estado grave. A ocorrência foi apresentada no 2º DP de Santo André e o meliante autuado por tentativa de homicídio .
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Salmos 91:5-7