quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Operação da prefeitura apreende 42 mil produtos falsificados na Galeria Pagé


As apreensões aconteceram em 15 das 221 lojas, que serão lacradas e seus proprietários responsabilizados. Um estrangeiro foi conduzido para a Polícia Federal e poderá ser deportado do país.

 Gabinete de Segurança e a Secretaria Municipal de Segurança Urbana divulgam balanço das apreensões da operação conjunta dos organismos realizada nesta segunda-feira (13/02), com vistas a coibir irregularidades em algumas lojas da Galeria Pagé, localizada na região Central da cidade de São Paulo. Foi constatado na vistoria, produtos ilegais em 15 lojas, onde foram apreendidos 42 mil produtos piratas, de origem duvidosa e ilegais, predominando celulares, relógios, acessórios de informática e eletrônicos.
29 pessoas qualificadas, das quais 11 brasileiros e 18 estrangeiros, um deles foi conduzido à Polícia Federal por falta de documentação e poderá ser deportado do país. Todos os demais poderão ser indiciados pela Polícia Civil.
Foto: Guty e Marcelo Ulisses Comunicação/SMSU
Atuaram na operação, direta ou indiretamente, agentes da Guarda Civil Metropolitana, das Polícias Federal, Civil e Militar, das Secretarias Municipais de Segurança Urbana e de Coordenação das Subprefeituras-CCOI/SUB SE, integrantes do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (Ministério da Justiça), Secretaria da Justiça/PROCON, entre outros. 
   Foto: Guty e Marcelo Ulisses Comunicação/SMSU
O estabelecimento foi fiscalizado em abril de 2011 numa grande operação, na qual constatou que 148 lojas comercializavam produtos ilegais. 1 milhão de produtos falsificados e de origem duvidosa foram apreendidos. Desde então, verifica-se pelo monitoramento que a maioria das lojas deixou de vender produtos piratas ou contrabando.
Foto: Guty e Marcelo Ulisses Comunicação/SMSU
“As 15 lojas que voltaram a vender pirataria não representam o que hoje se tornou a Galeria Pagé e seus responsáveis serão duramente responsabilizados, com multas e processos na justiça até para não prejudicar os comerciantes que trabalham dentro da lei. O projeto de transformar a Galeria em Outlet, que está em andamento pelos administradores da Galeria, é pioneiro na busca pela forma de comercializar grandes marcas livrando-se definitivamente do comercio ilegal”, afirmou o Secretário de Segurança Urbana e coordenador do Gabinete, Edsom Ortega.
Foto: Guty e Marcelo Ulisses Comunicação/SMSU
BALANÇO DAS OPERAÇÕES 
Foram apreendidos na cidade de São Paulo, entre dezembro de 2010 a dezembro de 2011, 37 milhões de produtos ilegais, avaliados em 2 bilhões de reais, em 66 operações integradas com organismos federais, estaduais e municipais. Foram apreendidos mais de 37 milhões de produtos ilegais entre pirataria, contrabando e outros de origem duvidosa, avaliados em cerca de 2 bilhões de reais.
Foto: Guty e Marcelo Ulisses Comunicação/SMSU
Além disso, foram apreendidos nas ruas da cidade mais 20 milhões de produtos ilegais, incluindo produtos falsificados, numa ação que envolveu as Subprefeituras, a GCM e a Operação Delegada. Mais de 150 estrangeiros foram detidos por estarem sem documentação regular e notificados pela Policia Federal a deixar o país.
Foto: Guty e Marcelo Ulisses Comunicação/SMSU
A participação da comunidade é fundamental, denunciando através dos telefones: 153 da Guarda Civil Metropolitana, ao tomar conhecimento de locais e estabelecimentos que vendam produtos ilegais, pirateadas e contrabandeadas.
Foto: Guty e Marcelo Ulisses Comunicação/SMSU
Este trabalho recebeu quatro prêmios de reconhecimento como a melhor experiência de combate ao comercio de produtos ilegais, sendo um prêmio internacional, concedido pela norte-americana MPA – Motion Picture Association, e outros pelo Ministério da Justiça/Conselho Nacional de Combate a Pirataria, pelo Fórum Brasileiro de Combate a Pirataria e pela Associação Brasileira de Software.
Fonte: www.prefeitura.sp.gov.br/segurançaurbana
 

Inspetoria da Guarda Ambiental flagra descarte irregular de entulho na zona leste de SP, apreende veículo e promove multa de R$ 13 mil

Na tarde desta terça-feira (14/02), após ser informada por denuncia, a Guarda Ambiental flagrou um veículo descartando entulhos sólidos irregularmente na Rua Suçuaia, no bairro de Ermelino Matarazzo – zona leste de São Paulo.
O veículo foi apreendido e encaminhado para o Pátio da LIMPURB, na Avenida Aricanduva e o condutor multado em R$ 13 mil.
A população pode ajudar coibir crimes ambientais ligando para o telefone 153 da GCM.
 
Foto: Inspetoria Regional de Ermelino Matarazzo/GCM
Campanha Educativa
Desde 03 de outubro de 2011, a GCM realiza uma campanha educativa de conscientização e de responsabilização na cidade, com a entrega de folhetos explicativos aos cidadãos. A divulgação tem como objetivo abordar os comerciantes, moradores e carroceiros e informá-los sobre a importância de não jogar lixo nas ruas, inclusive foram dos horários pré-estabelecidos.

Foto:Inspetoria Regional Ermelino Matarazzo/GCM
No folheto, o cidadão tem esclarecimentos e telefones para tirar as dúvidas, sobre entulho, fogo em lixo, colocação de lixo em local e horário irregulares, contratação de caçambas, além de transporte incorreto de detritos.
Descarte Irregular de entulho é Crime Ambiental. A população pode denunciar através do telefone 153 GCM, que funciona 24 horas.
Fonte: www.prefeitura.sp.gov.br/segurançaurbana

Inspetoria da Guarda Ambiental auxilia trabalho de parto na Área de Proteção Capivari-Monos



Guardas Civis Ambientais, durante ronda no perímetro da Barragem, com vistas ao programa de Proteção Ambiental de Parelheiros /Capivari-Monos foram acionados por um homem que pediu ajuda para socorrer a mulher dele que estava em trabalho de parto.
Imediatamente, os Guardas acionaram o SAMU. Ao chegarem à casa da mulher, antes que ela fosse levada ao Hospital, o bebê nasceu.
Com todo cuidado, a mãe, Ligia dos Passos Oliveira e o filho, ainda com o cordão umbilical foram encaminhados pelos GCMs ao Pronto Socorro de Parelheiros onde foram atendidos pela equipe médica.  Mãe e bebê passam bem.
Foto: Inspetoria de Parelheiros
O local onde o casal vive faz parte da APA Capivari-Monos, no distrito de Parelheiros, onde existem duas comunidades da nação Guarani: a Terra Indígena da Barragem e a Terra Indígena Krucutu. A população, respectivamente, de 800 habitantes e 130 habitantes, segundo dados do Censo de 2000. As Referidas aldeias localizam-se na área de proteção aos mananciais, com 26,3 hectares, Terra Indígena da Barragem e 25,88 hectares, Terra Indígena do Krucutu.
Foto: Inspetoria Regional de Parelheiros
A Guarda Ambiental realiza fiscalização na área, bem como em outros 125 perímetros da cidade a serem preservados – que somam uma área de 70 milhões de m², para coibir crimes ambientais como construções irregulares, descarte ilegal de entulho e lixo, entre outros. A fiscalização é feita com viaturas, motos, barcos e vôos de helicóptero.

GCM apreende mais de 900 produtos nos jogos do último final de semana do Campeonato Paulista


Nos jogos do Campeonato Paulista, São Paulo x Corinthians / Palmeiras x Ituano - ocorridos neste fim de semana (11 e 12/02) - nos Estádios do Pacaembu e Morumbi, a Guarda Civil Metropolitana apreendeu 913 produtos, predominando bebidas, perecíveis e roupas/acessórios piratas.
No ano passado, a corporação atuou em diversos eventos esportivos e musicais. Foram realizadas apreensões de 30 mil produtos, entre bebidas, produtos perecíveis, vestuários, bonés e mochilas de marcas famosas e bijuterias.
A corporação tem como foco nestas ações, a Proteção de Agentes Públicos, Combate ao Comércio Ambulante Ilegal, orientação e auxílio à população.