segunda-feira, 30 de setembro de 2013

1ª Corrida e Caminhada da GCM reúne mais de 250 participantes

Texto: Mônica Casanova
Aconteceu ontem (29/09), a 1ª Corrida e Caminhada da Guarda Civil Metropolitana. O evento, realizado no Parque do Carmo, zona leste da cidade, homenageou o 27º aniversário da corporação.
A caminhada teve um percurso total de 3 km, já a corrida, 5 km. Ambas contaram com um aquecimento/alongamento no início, realizado pelo GCM Silvio Scarpini. Todos os participantes ganharam um kit, contendo mochila, camiseta, medalha e lanche.
As provas foram divididas em quatro categorias: geral masculino e feminino (para todo o público) e GCM masculino/feminino (para os servidores do órgão). Foram premiados com um troféu os primeiros cinco atletas de cada uma. A entrega foi realizada pelo Secretário Municipal de Segurança Urbana, Roberto Porto, pelo Vereador Eduardo Tuma, pelo Comandante Geral da GCM, Gilson Menezes, pela diretora da Divisão de Esportes e Cultura da GCM, Martha Evely Theófilo e pelo técnico da equipe de atletismo da GCM, Jadson Veloso.
Para o secretário Roberto Porto, o evento foi um sucesso, mesmo com o mau tempo. “Confesso que quando acordei e vi toda aquela chuva, fiquei com medo. Mas, quando cheguei aqui no parque e vi o gramado lotado, pude reafirmar que com a GCM não há tempo ruim”.
Segundo o Vereador Eduardo Tuma, idealizador do evento, sua relação com a GCM é muito forte. “Tenho a incumbência de cuidar da GCM. Meu pai, Renato Tuma, juntamente com o então prefeito Jânio Quadros, a criaram em 1986. Eu tenho a GCM em meu coração”, afirmou. Durante o evento, ele também entregou uma placa para homenagear a corporação.
Já o Comandante Menezes ressaltou a importância do trabalho integrado. “É muito bom trabalhar dessa forma, todos unidos. Tenho o nosso secretário como um grande parceiro”, afirmou.
Imagens: O crédito deve ser Ulisses/SMSU.
Confira o nome dos vencedores:
Geral Feminino
1º lugar: Elizabeth Esteves de Souza
2º lugar: Andrea Keilla Galvão Lemes
3º lugar: Rosemeire Batista
4º lugar: Juana Vallejos Vela
5º lugar: Marlene Delmerino
Geral Masculino
1º lugar: Peterson Ladislau Silveira
2º lugar: Perivaldo Pereira Dias
3º lugar: Júlio César de Andrade
4º lugar: Adriano Pereira da Silva
5º lugar: Luiz da Silva Ferreira
GCM Feminino
1º lugar: Maria Carolina da Silva
2º lugar: Wilma Gomes de Lima Eka da Cruz
3º lugar: Rita de Cássia Oliveira
4º lugar: Renata Ferreira Silva de Moraes
5º lugar: Janete Silva Damacena
GCM Masculino
1º lugar: Gilson Leal de Oliveira
2º lugar: Elso da Silva
3º lugar: Wagner Sales dos Santos
4º lugar: Antônio Wilson Souza Lima
5º lugar: Ricardo Farias

TÁ MUITO FÁCIL

A polícia prendeu um homem suspeito de assaltar mais de 50 pessoas na Zona Oeste de São Paulo. 
Os crimes aconteceram em uma avenida perto da Rodovia Raposo Tavares. 
E o bandido só foi preso porque uma moradora, cansada de ver a ação do criminoso, filmou tudo e entregou para a polícia. 
Um homem de preto anda calmamente na calçada, até que um carro se aproxima. Com uma arma, ele corre, mas não consegue parar o veículo.
A próxima vítima não tem tanta sorte. 
O carro vermelho para. 
O ladrão recolhe alguns pertences e foge. 
Se esconde a poucos metros dali.
A cena se repete várias vezes. Para escapar, alguns motoristas fazem desvios bruscos, voltam na marcha ré e até quase atropelam o assaltante.
Segundo a polícia, o autor destes crimes é Edson Arcanjo do Carmo, de 23 anos. 
Na quinta-feira (26) ele foi preso em flagrante, no mesmo lugar, assaltando de novo.
As imagens dos crimes foram feitas por uma moradora do bairro. Ela percebeu que os roubos aconteciam praticamente todos os dias e entregou as gravações à polícia. 
Nas delegacias da região, já havia pelo menos 50 registros de roubo exatamente naquele local.
“Constatamos a presença dos roubos a partir de março desse ano, e volume muito grande, chega a impressionar a quantidade. Nós estamos com fila de vítimas aí embaixo que vieram e acredito que muitas delas não registraram ocorrência”, diz Gilberto Ferreira, delegado.
Uma mulher, que não quis se identificar, é uma das vítimas. 
Ela diz que o ladrão agiu com um parceiro. 
“Me deram uma coronhada nas costas e sempre ameaçando a gente de morte e durou dois minutinhos no máximo. E saíram correndo no meio da avenida completamente parada, cheio de carro”, conta.
Depois do assalto, ela mudou o percurso que costuma fazer. “Então eu estou pagando pedágio a mais, to fazendo trajeto bem maior, mas teoricamente está mais seguro, né?”
Segundo a polícia, Edson Arcanjo do Carmo confessou ter cometido mais de 50 roubos. 
Na manhã desta quinta-feira (26) mesmo havia sequestrado uma mulher e roubado dinheiro dela em um caixa eletrônico.

Guarda Civil de Itaquaquecetuba é assassinado por marginais



Um Guarda Civil Municipal foi executado por volta das 10h30 dessa segunda-feira (30), na avenida Ítalo Adami, em Itaquaquecetuba, Grande São Paulo.   
Segundo um testemunha no local, dois marginais teriam chegado em uma van branca e disparado contra a vítima dentro da base da GCM.   Viaturas estão em diligência a procura dos autores da execução do GCM Teixeira nome usado na corporação.
O caso deverá ser registrado no DP Central de Itaquaquecetuba.  
Um GCM que não quis se identificar  informou ao ADGC o descaso do Comando em deixar integrantes da corporação trabalhando só , sem parceiro e que estariam tendo problemas para solicitar emplacamentos de veículos junto a central de rádio da Guarda e ainda nos informou que o GCM Teixeira teria tentado no plantão anterior verificar um emplacamento  de uma van que estaria passando pelo local e havia sido negado .
Segundo informações GCMs estariam prosseguindo a sede da GCM para pressionar o Comando  e protestar contra o descaso.