quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Prefeitura apreende 4 mil produtos piratas e ilegais em 6 lojas em Shopping da Avenida Paulista

Um Policial Civil de folga tentou impedir a operação e foi conduzido pelo Delegado da região à Corregedoria da Corporação

Uma operação do Gabinete de Segurança e do Comitê de Combate à Pirataria da prefeitura de São Paulo fiscalizou na tarde desta terça feira (28), seis lojas do "Shopping Pamplona", localizado na Avenida Paulista, 1.217, onde foram apreendidos 3.955 itens piratas, predominando bolsas e relógios, produtos de contrafação/falsificações e de origem duvidosa. Também foi caracterizada no local, a prática de sonegação fiscal, ausência de licença de funcionamento, entre outras irregularidades. As lojas foram autuadas pela Subprefeitura de Pinheiros e deverão ser lacradas pelas irregularidades expostas (ausência de licença de funcionamento e comércio de produtos ilegais). Os proprietários responderão por crimes de contrafação, comercio de produtos ilegais, crimes contra o consumidor, sonegação fiscal, entre outros.
Durante a operação um cidadão se apresentou como responsável pela segurança e policial civil para tentar impedir a operação e, foi encaminhado para o 78º DP, onde foi registrada a Ocorrência. O delegado responsável conduziu o policial para a Corregedoria Geral da Policia para apurar desvio de conduta, ele poderá também responder por outros delitos.
A Guarda Civil Metropolitana, por meio da Inspetoria de Operações Especiais, atuou na intervenção, preservação e apreensões, articulada com demais organismos do Gabinete de Segurança, como Policia Civil, Subprefeitura da Sé, Fazenda Estadual, Fundação Procon, entidades do Conselho Nacional de Combate a Pirataria do Ministério da Justiça, entre outros. O Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio do GAECO-Grupo de Apoio Especial de Combate ao Crime Organizado, será informado da Operação pela Secretaria de Segurança Urbana para acompanhar e promover a apurações da sua competência, inclusive face a sucessivas reincidências destes crimes neste estabelecimento.
Texto: Monique Correa Gonçalves


Centro de Formação em Segurança Urbana inicia coleta seletiva e revitalização de sua área verde

As ações fazem parte do Programa de Qualidade da Secretaria, que visa propiciar melhores condições de vida e ao ambiente de trabalho dos servidores, garantindo o respeito ao meio ambiente e a sustentabilidade
Foto: Guty
Com o intuito de ajudar na preservação do Meio Ambiente e reaproveitar os resíduos produzidos pelos seus servidores e alunos, o Centro de Formação em Segurança Urbana (CFSU) - órgão subordinado a Secretaria Municipal de Segurança Urbana - por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em parceria com a Associação Reciclazaro e a Cooperativa Tiete, deu início nesta manhã de segunda-feira (27/02), coleta seletiva de lixo e do paisagismo da unidade.
Foto: Guty
O programa visa conscientizar as pessoas sobre os prejuízos causados ao meio ambiente, por conta da sobrecarga nos aterros sanitários e do descarte irregular de resíduos. O intuito é que o lançamento seja estendido a todos os setores e órgãos coordenados pela Secretaria Municipal de Segurança. “Com esta simples ação poderemos fazer um ambiente melhor para todos que estão aqui hoje e principalmente, para as próximas gerações. É importante estender os bons hábitos para familiares e comunidade”, afirmou o coronel Flavio Rosa, coordenador do CFSU.
As ações fazem parte do Programa de qualidade da Secretaria, que visa propiciar melhores condições de vida e ao ambiente de trabalho dos servidores, garantindo o respeito ao meio ambiente e a sustentabilidade
Foto: Guty
Na ocasião, também foi anunciada a revitalização da jardinagem do local, por meio de convênio com o Centro de Formação Profissional em Educação Ambiental (CEFOPEA) - que fornece cursos de jardinagem. Durante as aulas, os Discentes do CEFOPEA irão estagiar nos jardins do CFSU.
Foto: Guty
Participaram do evento, o coordenador do CFSU, Coronel Reserva PM Flavio Rosa; o Comandante Operacional Norte, Marcos Bazzana; o presidente da Reciclazaro, Padre José Carlos Estinola; a presidenta do CEFOPEA, Maria Angela Mantovani Bassos; a Presidenta da Cooperativa Tiete, Lucia Oliveira da Silva; o Presidente da CIPA do CFSU, Classe Distinta Nelson Correa de Souza e integrantes do Centro de Formação.

GCM flagra homem furtando fios de cobre em Parque Municipal na Cidade Tiradentes

Desde janeiro deste ano a Guarda Civil metropolitana flagrou 22 ocorrências contra o patrimônio público
Nesta segunda-feira (27/02), por volta das 18h20, a Guarda Civil Metropolitana flagrou um homem furtando cerca de 120 metros de fios de cobre do Parque Vila do Rodeio, localizado na Rua Nova Guaianases, s/n – Cidade Tiradentes.
O infrator foi encaminhado ao 49º DP, onde o delegado de plantão elaborou o boletim de ocorrência e o manteve preso. O material furtado permanece apreendido na delegacia.
A GCM, com vistas ao Programa de Proteção ao Patrimônio Público, realiza policiamento fixo no Parque Vila do Rodeio. A população pode ajudar a coibir crimes contra o patrimônio público ligando para o telefone 153 da GCM.
De janeiro deste ano até o momento, a Guarda Civil Metropolitana atuou em 22 ocorrências contra o patrimônio público, como furtos e depredações. A Proteção é realizada em todo o município por meio de rondas periódicas e policiamento fixo, de acordo com os índices de vulnerabilidade.  


Operação da Prefeitura apreende mais de 480 mil produtos ilegais no Shopping Galeria Family

O estabelecimento foi interditado pelo Contru, por problema de segurança e pela Subprefeitura Mooca, por não possuir licença de funcionamento, além da prática de crimes como pirataria

Foto: Guty e Marcelo Ulisses
O Gabinete de Segurança e a Secretaria Municipal de Segurança Urbana divulgam balanço das apreensões da operação conjunta dos organismos, contra à pirataria, contrabando e sonegação fiscal no Shopping Galeria Family, localizado na Rua Mon Senhor de Andrade 879, Brás – ao lado da Feira da Madrugada.
A Guarda Civil Metropolitana atuou na intervenção do estabelecimento, preservação, apreensões dos produtos ilegais e análise de documentação articulada com os demais organismos do Gabinete de Segurança como a Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, as Secretarias Municipais de Segurança Urbana, Finanças, Coordenação das Subprefeituras-CCOI/SUB Mooca; integrantes do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (Ministério da Justiça), Secretaria da Fazenda, Secretaria da Justiça/PROCON, Receita Federal, entre outros.
A operação, finalizada nesta quarta-feira (29/02), apreendeu 481 mil produtos ilegais/pirataria/origem duvidosa em 320 lojas que comercializavam produtos ilegais predominando roupas, bolsas, relógios, cintos, óculos, bijuterias, entre outros. No total foram fiscalizadas 439 lojas. 
Foto: Guty e Marcelo Ulisses
 O estabelecimento foi interditado pelo Contru, por problema de segurança e também pela Subprefeitura Mooca, por não possuir licença de funcionamento do shopping e das lojas, além da prática de crimes de pirataria e demais irregularidades que já foram objetos de autuações anteriores e não solucionadas.
Foto: Guty e Marcelo Ulisses
655 pessoas foram qualificadas, das quais 433 são brasileiros e 222 estrangeiros, sendo que cinco destes foram conduzidos à Polícia Federal por falta de documentação e poderão ser deportado do país. Todos os lojistas e administradores poderão ser indiciados pela Polícia Civil, além de responder por outros crimes.
Foto: Guty e Marcelo Ulisses
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, juntamente com a Secretaria do Micro empreendedor e SEBRAE, realizarão nos próximos dias reunião com os lojistas e administradores para orientá-los das providências necessárias para plena regularização do estabelecimento e das lojas com vistas a inibir a prática de comércio ilegal para evitar novas intervenções e fechamento do local que passará a ser monitorado pelos agentes dos organismos do Gabinete de Gestão Integrada.
Foram apreendidos 57 milhões de produtos ilegais, em estabelecimentos comerciais e nas ruas.
Fot: Guty e Marcelo Ulisses
Foram apreendidos na cidade de São Paulo, entre dezembro de 2010 a dezembro de 2011, mais de 37 milhões de produtos ilegais, em estabelecimentos comerciais, avaliados em 2 bilhões de reais, em 66 operações integradas com organismos federais, estaduais e municipais. Mais de 150 estrangeiros foram detidos por estarem sem documentação regular e notificados pela Policia Federal a deixar o país.
Além disso, foram apreendidos nas ruas da cidade mais de 20 milhões de produtos ilegais, incluindo produtos falsificados, em ações que envolveram as Subprefeituras, a GCM e a Operação Delegada.
Este trabalho recebeu quatro prêmios de reconhecimento como a melhor experiência de combate ao comercio de produtos ilegais, sendo um prêmio internacional, concedido pela norte-americana MPA – Motion Picture Association, e outros pelo Ministério da Justiça/Conselho Nacional de Combate a Pirataria, pelo Fórum Brasileiro de Combate a Pirataria e pela Associação Brasileira de Software.
A participação da comunidade é fundamental, denunciando através dos telefones: 153 da Guarda Civil Metropolitana e 190 da Polícia Militar, ao tomar conhecimento de locais e estabelecimentos que vendam produtos ilegais, pirateadas e contrabandeadas.
Fonte: www.prefeitura.sp.gov.br/segurançaurbana