sábado, 15 de setembro de 2012

Parabéns a Guarda Civil Metropolitana.



Hoje 15/09/2012 a nossa amada e querida Guarda Civil Metropolitana completa 26 anos de existência, pela corporação já passou comandantes que quis o bem, mais também teve comandantes que não quis o bem da corporação.
Mais graças a Deus nós fizemos com que a Guarda Civil Metropolitana de são Paulo continue a existir alguns oficiais se venderam por nada, outros não se venderam e ainda foram perseguidos por permanecer com os ideais de uma Policia do futuro - Os mesmos ideais de Jânio Quadros da Silva. 
Passos   importantes para frente foram dados como a criação da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, uma reivindicação antiga da corporação, pois já pertencemos a Secretaria de Finanças, Negócios Jurídicos, Governo Municipal etc. e também cremos que em breve cuidaremos do transito da nossa cidade, um sonho antigo, e do qual já fazíamos o trabalho de fiscalização do transito da cidade de São Paulo.
Passos para trás também foram dados, como as unidades suprimidas que foram de grande relevância para a cidade  como a ROMU ( Ronda Ostensiva Municipal ), ROMUE ( Ronda Ostensiva Municipal Escolar ), GOS ( Grupo Operacional ), IATE (Inspetoria de Apoio e Táticas Especiais ), IATC ( Inspetoria de Apoio ao Transporte Coletivo ), SUFIME ( Superintendência de Fiscalização e Mediação ), DEAM / IAMO  (Agrupamento de Motocicletas ), e por fim a descaracterização do nosso Choque com a retirada dos Equipamentos de Proteção Individual ( EPI ). 
Mas não acaba por ai, como todos sabem um dos trabalhos mais importante da corporação é a Inspetoria da Guarda Ambiental ( IGA ), que teve suas atividades iniciadas como GEPAM ( Grupamento Especial de Proteção Ambiental ), que diga-se de passagem alguns inspetores não apoiaram o grupamento, deixando-os sem nenhum leque. Mais o trabalho não parou pois acreditaram, tiveram fé ( Como diz Apostolo Paulo " A fé é o firme fundamento das coisas que não se vêem, mais das quais se esperam" ), Inspetor Bento e os seus subalternos acreditava no trabalho de meio ambiente, até que alguém do viu que era interessante, e deixou de chamar GEPAM para agora ser IGA. 
Com certeza este trabalho é de tão fundamental importância para a cidade e  relevante para a sociedade, que até Guardas Municipais de outras cidades fazem o curso de especialização junto ao Centro de Formação em Segurança Urbana.
Com tudo isso, esperamos que Guarda Civil Metropolitana de mais passos a frente do que passos atrás. Também esperamos que os próximos comandantes gerais tenham mais aproximação com o efetivo,  e mais compromisso com a nossa instituição.
No demais irmãos meus, desejo sorte, e uma Guarda Civil Metropolitana unida e fortalecida.
Parabéns Guarda Civil Metropolitana
Por GCM Brito.

Russomanno chama 'gerentão' de Pitta para conquistar idosos

DIÓGENES CAMPANHA - DE SÃO PAULO
Homem-forte e escudeiro da gestão Celso Pitta (1997-2000), o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) foi integrado ontem à campanha de Celso Russomanno (PRB) à Prefeitura de São Paulo. Ele atuará como coordenador da campanha do PRB voltado aos idosos. Na mais recente pesquisa Datafolha, realizada em 10 e 11 de setembro, os eleitores com mais de 60 anos são a única faixa etária em que o líder Russomanno perde para José Serra (PSDB) - 27% contra 34%. O candidato do PRB também perdeu dez pontos percentuais nesse grupo. No levantamento realizado em 3 e 4 de setembro, marcava 37%. Faria de Sá, que se apresenta como "o deputado dos aposentados, pensionistas e idosos", afirma que o convite foi feito há um mês.
Ontem, ele levou Russomanno à posse da nova diretoria da Federação dos Aposentados do Estado de São Paulo, que anunciou apoio ao candidato depois de ele prometer criar centros de convivência, ampliar o número de vagas para idosos em estacionamentos e em programas habitacionais da Cohab.
Contra a Impeachment.
No sétimo mandato como deputado em Brasília, o parlamentar teve atuação de destaque na gestão Pitta. Em junho de 2000, Arnaldão, como foi conhecido, assumiu a Secretaria Municipal de Governo durante a mais grave crise daquele mandato.
Acusado de enriquecimento ilícito e de ter beneficiado um empresário, Pitta havia sido afastado do cargo pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Reconduzido à prefeitura por decisão do Superior Tribunal de Justiça, nomeou Faria de Sá para a pasta, responsável pela articulação política com vereadores.
Antes de assumir o cargo, Faria de Sá negociou com a Câmara a absolvição de Pitta no processo de impeachment que ele sofria na Casa. Na secretaria, assumiu funções administrativas e se tornou, na prática, o prefeito da cidade.
Na época, Faria de Sá era chamado de "gerentão do Pitta". O ex-prefeito terminou o governo com 81% de reprovação, segundo o Datafolha.
"Não me arrependo. Salvei o mandato dele naquele final. Fiz um bem para a minha cidade. Me prejudiquei politicamente, mas valeu a pena."
Durante aquele governo, ele chegou a se referir a Pitta como "negro decente".
Apesar de ser um raro integrante do estafe de Russomanno com experiência no Executivo, o deputado nega que pretenda repetir a dose num eventual governo do candidato do PRB. "Meu trabalho é em Brasília. Mas ele pode contar comigo se quiser indicação ou orientação."
O parlamentar diz ver só uma semelhança entre Pitta e Russomanno. "Só o prenome [Celso], nada mais." Celso Pitta morreu em 2009, no ostracismo político, em decorrência de um câncer.
Fonte: FOLHA UOL
Comentário do Blog.
Diga-se de passagem que o Sr. Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, foi um excelente secretario de Governo Municipal, pois na ocasião valorizou cada um dos integrantes da Guarda Civil Metropolitana, indo em ocorrências nos distritos policiais, não deixando a corporação e fazendo politica, mais participando de forma importante, coisa que nenhum prefeito ou secretario ou comandante fez pela nossa corporação.
Em um evento realizado no inicio do ano na Câmara Municipal de São Paulo, em seu discurso ele disse que a Guarda Civil Metropolitana é a Policia do futuro, e que foi uma experiência muito boa comandar a GCM ( Principalmente o nosso Agrupamento ROMU ), que foi suprimida de vez no governo José Serra.


Concurso Guarda Civil Metropolitana - SP 2013


Em tempo - Edital para novo concurso da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo deverá sair no próximo ano, com previsão de oferecer 2 mil vagas.
Pelo menos desde 2010 muitos vêm aguardando um certame de maior amplitude para atender às demandas da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. A previsão que se tem é que o novo concurso para a GCM de São Paulo ofereça em torno de 2 mil vagas, mas o fato concreto é que a seleção ainda não tem data certa para acontecer. O principal motivo da demora é orçamentário. Isto porque um novo concurso dependerá de deliberação da próxima gestão municipal, ou seja, do futuro prefeito de São Paulo. 
Isto significa que o concurso da GCM/SP acontecerá em algum mês do ano de 2013, já que qualquer autorização ainda este ano poderá implicar em problemas quanto ao cumprimento da lei de responsabilidade fiscal. Em comunicado recente, o secretário de Segurança Urbana, Edsom Ortega, disse que o edital edital do concurso se manterá pronto, aguardando a conclusão da eleição, para que enfim o novo prefeito dê o sinal se pode ou não publicar. O Guarda Civil Metropolitado faz jus a uma remuneração de cerca de R$1, 8 mil e precisa ter nível médio completo para ingressar na corporação.
Fonte: Concursos no Brasil
Comentário do Blog
Vale a pena lembrar que o orçamento deste ano para 2013 esta atrelado ao próximo prefeito, pois a Lei de Responsabilidade fiscal permite e obriga o próximo prefeito a cumprir metas do ano anterior ou seja, de seu antecessor. Se este governo tivesse prestado a atenção nas datas teria feito o concurso no final do ano de 2010 ou 2011, mais não o fez, pois a GCM/SP, não era prioridade para o governo, e agora estão querendo justificar seus erros.
Sorte do próximo prefeito que terá a oportunidade de mostrar o trabalho relevante que a Guarda Civil Metropolitana tem para sociedade e na sociedade.

MP pede liminar para barrar ação contra moradores de rua de SP

Segundo promotor, pedido visa impedir novas ações da Guarda Civil.
Ação mais recente foi no domingo (9), no Largo São Francisco.

O Ministério Público Estadual entrou nesta sexta-feira (14) com um pedido de liminar para suspender as operações realizadas pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) que visam retirar moradores de rua do Centro de São Paulo.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana informou que não foi informada oficialmente e que segue a legislação.
De acordo com o promotor Alexandre Marcos Pereira, uma operação feita no útlimo final de semana se insere em uma ação civil pública já existente desde julho contra a Prefeitura de São Paulo por supostos abusos da guarda.
"Como houve uma declaração do prefeito [Gilberto Kassab] de que haverá a extensão da operação para outros pontos da cidade, pedimos que a guarda fosse proibida de praticar certas condutas, como agredir, chutar, jogar água nos moradores de rua", disse o promotor.
A última ação ocorreu no último domingo (9) e serviu para retirar moradores de rua que viviam em frente a prédios públicos do Largo São Francisco, no Centro de São Paulo.
Dentro da lei
A Prefeitura afirmou que segue a lei e que apura desvios de conduta. Veja a resposta:
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana informa que não foi informada oficialmente. Atuamos estritamente com base na legislação. A GCM atua com base em Procedimentos Operacionais Padrão (POP) lastreados na lei. Todos os casos de desvio de conduta de GCMs foram ou estão sendo apurados pela Corregedoria. Estamos à disposição do Ministério Público ou da Justiça no que for preciso.
Fonte:http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/09/mp-pede-liminar-para-barrar-acao-contra-moradores-de-rua-de-sp.html
Comentário do Blog.
Certamente o Ministério Publico, representando pelo promotor Alexandre Marcos Pereira, irá liderar uma força tarefa com Assistentes Sociais ( Diga-se de passagem pessoas altamente treinadas, e qualificadas para levar os moradores de rua para um albergue ). Esta na hora do Ministério Publico não só acompanhar as ações da Guarda Civil Metropolitana só de ouvir, mais sim de participar todos os dias e ver como não é fácil lidar com a natureza humana, porque o Estado não dá a devida Proteção a Pessoa em  Situação de Risco. Que na verdade essa é a incumbência da Secretaria de Assistência Social, e não da Guarda Civil Metropolitana e muito menos da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, pois a função da Guarda Civil Metropolitana, segunda a Constituição Federal, é cuidar dos bens do município e não do bem pessoal.
Quero aqui enaltecer a região do Comando Operacional Centro ( Que é responsável pelas operações da qual o Ministério Público tanto critica ), e aos guardas civis, graduados e inspetores, que vivem um dilema:
  • São Assistentes Sociais.
  • São Psicólogos.
  •  Enfermeiros e etc.
Tudo isso sem a devida formação, e não ganham para isso, e depois vem um qualquer ai dizer que a Guarda Civil não deve realizar as ações e não esta preparada para tal. Então que o Ministério Público cobre de quem de direito ( Assistência Social ) as devidas intervenções para Proteção a Pessoas em  Situação de Risco.
Parabéns GCM'S pela atuação que é execrada pela instituições que se dizem sérias desse pais desse estado.