quarta-feira, 6 de julho de 2011

BRIGA ENTRE VIZINHOS SERÃO MEDIADOS

A Prefeitura de São Paulo quer formar até o fim do ano, 2 mil mediadores de conflitos para resolver problemas de perturbação de sossego e brigas entre vizinhos.

A ideia é abrir 34 casas de mediação em locais onde funcionam inspetorias da GCM (Guarda Civil Metropolitana) na capital. Quatro já devem estar em funcionamento neste ano, segundo informou o secretário municipal da Segurança Urbana, Edsom Ortega, ao jornal “O Estado de S.Paulo”.

A secretaria quer que as casas de mediação funcionem 24 horas. A previsão é que a primeira seja inaugurada ainda neste mês, em uma sala dentro do parque da Luz, na região central, onde já existe uma base da GCM. Nesse caso específico, as mediações irão acontecer de acordo com o horário de funcionamento do parque.

As casas de mediação serão distribuídas de acordo com as regiões onde mais ocorrem queixas de perturbação de sossego na cidade. Os mediadores serão acionados no momento em que a prefeitura receber a denúncia pelo número 153 da GCM. As reclamações também poderão ser feitas pelo número 156, do Psiu, e pelo 190, da Polícia Militar.

O mediador de conflito deve registrar um acordo entre as partes que servirá como um documento. Caso haja um desdobramento, o papel ainda poderá ser válido como um boletim de ocorrência.
FONTE: METRO SÃO PAULO/NOTICIAS@BAND.COM

ROMU NA CIDADE DE ITAPECERICA DA SERRA




A Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra apresentou na tarde desta segunda-feira, 04, uma nova repartição da corporação, uma espécie de Força Tática da tropa foi batizada de ROMU (Rondas Ostensivas Municipais) e tem por objetivo com seus quatro homens, combater a criminalidade (roubos de caixa eletrônicos, depredação do patrimônio público) na cidade e apoiar as demais viaturas quando necessário.
Com uma viatura (Eco Sport) especialmente equipada para Intervenções Táticas, o ROMU é motivo de orgulho para o secretário da pasta de segurança, trânsito e transporte, Maximiliano Fonseca, prefeito Jorge Costa, comando e subcomando da corporação, Marques e Fábio. A viatura conta com compartimento para presos, luzes auxiliares (strobo, guarda matos e stribo lateral).
“O projeto foi do comando juntamente com o secretário de segurança devido às necessidades do município fazendo frente à violência crescente na região. Além disso, a guarnição tática agirá combatendo as ações criminosas, com objetivo da diminuição desses índices. Agradecemos o apoio do prefeito, pois sem ele, não seria possível a formação da equipe”, disseram Marques e o secretário Max.
Os quatro integrantes do Tático da GCM serão submetidos a um curso específico nos dias 19, 20 e 21 de julho em conjunto com a guarda municipal de Itapevi. “Eles já estão sendo treinados por mim devido à experiência que adquiri na polícia militar. Formação tática, abordagem, embarque, desembarque, postura são alguns quesitos abordados no treinamento”, finalizou o comandante da corporação Marques.
A guarnição com fardamento diferenciado, sobretudo e braçal é composta por: Ivan (motorista), Fernando (terceiro homem), Renato (quarto homem) e Neves (encarregado).
FONTE: BLOG AMIGOS DA GUARDA CIVIL