segunda-feira, 28 de maio de 2012

Rota apreende 630 kilos de maconha


NESTA MANHÃ, O CAPITÃO MECCA (ROTA) NOS RELATOU UMA AÇÃO DOS POLICIAIS SOB SEU COMANDO, QUE REALIZARAM UMA GRANDE APREENSÃO DE DROGAS NA ZONA LESTE DE SP. ELES APREENDERAM 630 QUILOS DE MACONHA. 
O QUE DEMONSTRA QUE A ROTA TRABALHA EFICAZMENTE NO COMBATE AO CRIME ORGANIZADO.

E EM OUTRA OCORRÊNCIA NO CONJUNTO JOSÉ BONIFÁCIO, ZONA LESTE, 07 MENORES INVADIRAM UMA CASA E DOMINARAM OS MORADORES A FIM DE ROUBAR UM VEÍCULO COM O INTUITO DE IR A UM BAILE.
NA FUGA, ESTES MENORES FORAM PERSEGUIDOS PELA POLÍCIA E NUMA COLISÃO DO VEÍCULO, QUATRO DELES MORRERAM E OS OUTROS TRÊS ESTÃO INTERNADOS. 
O QUE DEMONSTRA QUE O CRIME ESTÁ BANALIZADO. MENORES ROUBAM UM CARRO, SÓ PELO PRAZER. COLOCAM A PRÓPRIA VIDA EM RISCO E TAMBÉM A DE PESSOAS DE BEM.
Via Facebook Conte Lopes

GCM salva idosa caída dentro de casa no Pq. Pinheiros


A Guarda Civil Municipal encontrou uma idosa em estado lastimável, sozinha em sua casa, ferida após uma queda. Os vizinhos achavam que dona Paula, 70 anos, havia desaparecido, porque durante vários dias ninguém viu nenhuma movimentação na residência, por isso decidiram acionar a GCM, na última quinta-feira, dia 24 de maio.
Ao chegarem ao local, na rua Maria Fonseca de Medeiros, Pq. Pinheiros em Taboão da Serra, os guardas Acosta e Vânia, chamaram pela senhora, como não houve resposta, uma vizinha ajudou os GCMs a entrarem na residência.
Ao entrarem tiveram uma desagradável surpresa, dona Paula esta sozinha, caída no chão da cozinha. De acordo com informações, ela disse que caiu, que pedia ajuda, mas ninguém conseguia ouvir, e que estava há horas sem se alimentar.

Também não conseguiu tomar banho e nem ir ao banheiro, pois não podia se levantar. A casa estava toda revirada, a geladeira sem a porta e desligada, havia pouco alimento e próximo a ela, no chão, apenas um prato de ração dos cachorros.
O Samu foi acionado, e rapidamente chegou ao local, a idosa, que estava muito debilitada, foi encaminhada ao PS Antena onde recebeu os cuidados necessários. 
O serviço social foi informado e tomara as medidas cabíveis, uma vez que os vizinhos informaram que dona Paula mora sozinha, e uma vez por mês um sobrinho aparece somente para fazer a retirada da aposentadoria com ela e que a vizinhança costuma se reunir e comprar alimentos para a idosa.

Guarda Municipal de São Luís forma agentes em Operações Aéreas


A Guarda Municipal de São Luís esteve presente na solenidade de formatura do VIII Curso de Operações Aéreas (COA), que concluiu suas atividades com ato solene, na manhã de sexta-feira (18), no auditório do Grupo Tático Aéreo do Comando da Policia Militar. Os formandos são agentes do GTA, Defesa Civil, Bombeiros e da Guarda Municipal de São Luis. Na ocasião, os 23 operadores dessas instituições que concluíram o curso receberam o diploma e, a partir dai, estão aptos a trabalhar em operações aeropoliciais em todo o território nacional. Dois servidores da Guarda Municipal de São Luís participaram do curso, os agentes Gilson Silva Mendes e Antonino Tavares Guimarães Filho.
Eles treinaram situações reais de operações aéreas, resgates aquáticos, salvamentos em geral com auxilio de aeronaves, monitoramentos aéreos, resgates em altura, semanas rústicas, tiro embarcado e sobrevivência na selva. O curso aprimorou várias aptidões dos agentes. Um dos helicópteros utilizados nos treinamentos estava exposto no heliponto da Guarda Municipal do Comando Geral da PM, durante toda a cerimônia.
O titular da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, Luiz Carlos Magalhães, destacou como importante a integração entre as instituições que zelam pela segurança do cidadão e, em seguida, parabenizou todos os formandos. O secretário enfatizou, também que a participação da Semusc nos treinamentos e capacitações do curso faz parte de um amplo projeto de políticas públicas do município voltadas à garantia do bem-estar de toda a população.
Em conjunto com o GTA, a Guarda Municipal tem participado de diversas atividades, de modo particular nas ocasiões de grande aglomeração de pessoas, como o Carnaval, a virada de ano e o São João. “Essas ações integradas demonstram que há uma sintonia muito forte dentro das instituições, onde o principal objetivo é garantir a segurança da população”, pontuou o secretário.
Todas as ações foram integradas e os agentes da Guarda Municipal participaram dessas atividades junto com todo o efetivo de tripulantes operacionais. Os novos formandos foram saudados pelos colegas, e em seguida narraram fatos que ocorreram no decorrer dos treinamentos.

Para o agente Gilson Silva Mendes, o curso foi uma forma de aprimorar ainda mais as habilidades já desenvolvidas pela Guarda Municipal. “Nós estamos aqui para lidar com as diversas situações que possam vir a acontecer a qualquer momento. O curso foi importante justamente neste sentido, pois lá vivenciamos ações que, provavelmente, só iríamos vivenciar na prática caso ocorresse de verdade. Tendo um treinamento como esse, já chegamos com a teoria e a prática aliadas. Era tudo real.” Afirmou o guarda municipal recém-formado, Gilson Silva Mendes.
O agente Antonino Tavares Filho também concorda que o curso aprimorou as habilidades dos servidores. “As instruções foram muito boas. Foram treinamentos pra valer e com situações reais, por isso, tem que se estar bastante preparado física e psicologicamente”, disse.

Eles destacaram que outras atividades em conjunto já foram realizadas entre Grupo Tático Aéreo e Guarda Municipal. Entre essas ações, está um simulado de resgate que ocorreu em outubro de 2011 na Praia do Calhau, que contou com a presença das duas instituições. Além desses simulados, também já ocorreram situações reais de resgate com a total integração entre bombeiros, Defesa Civil, GTA e Guarda municipal.
Participaram do inicio do curso 44 membros do GTA, Defesa Civil e Guarda Municipal, sendo que 23 concluíram com cem por cento de aproveitamento. Os diversos treinamentos foram realizados num período de dois meses em ambientes reais, onde enfrentaram todas as situações oriundas e provenientes da profissão.
O secretário Luiz Carlos também destacou que a Guarda Municipal tem dado todo o apoio e ajudado de todas as formas o Grupo Tático Aéreo e a Defesa Civil, realizando, inclusive, uma série de atividades preventivas integradas e sem invasão de espaços institucionais.

Polícia de Yamaha R1

Pode até não ser mais novidade, mas é um ótimo avanço para a Polícia Civil do Paraná. Em meados do início do 2º Semestre de 2011, a Receita Federal disponibilizou duas motos Yamaha R1 para o COPE (Centro de Operações Policiais Especiais) da Polícia Civil do Estado do Paraná.
As motos de alta velocidade são ótimas para o trabalho de patrulha ostensiva nas estradas do Estado, tendo em vista a potência do motor.
.
No mais, fica aqui a nossa eterna gratidão para as pessoas que tiveram a idéia de colocar essas motos apreendidas pela Receita Federal no trabalho policial.

Essas motocicletas foram doadas pela Receita Federal

GUARDA CIVIL PODE MULTAR. decidiu o Tribunal de Justiça.


Processo nº: 1.0000.08.479114-4/000



JULGAMENTO – Corte Superior do TJMG concluiu hoje julgamento sobre atribuições da Guarda Municipal

A Corte Superior do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) decidiu hoje, 13 de janeiro, pela improcedência da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que discute as atribuições da Guarda Municipal em Belo Horizonte. Foi decidido que Guarda Municipal pode, sim, ter atribuições de fiscalização e emissão de multas. 

Na ADI, o Ministério Público argumentou que as atribuições da Guarda Municipal conferidas pela Lei Municipal 9.319/2007 e pelo Decreto 12.615/2007 contrariam o disposto nas constituições Federal e Estadual. Já o Município de Belo Horizonte alegou que o trânsito é interesse local, não podendo a fiscalização ser uma atribuição exclusiva do Estado. 
Empate 

O julgamento da ADI foi iniciado em 14 de outubro de 2009. Na sessão de hoje, votaram dois desembargadores, completando os votos de todos os 25 membros da Corte Superior. 

O primeiro desembargador a votar hoje foi Brandão Teixeira, que entendeu que a Lei Municipal 9.319/2007 é inconstitucional, pois extrapola as atribuições estabelecidas pela Constituição Federal para as guardas municipais (“proteção de seus bens, serviços e instalações”). Dessa forma, não haveria previsão constitucional para que a Guarda Municipal fiscalizasse o tráfego e aplicasse multas. O magistrado acompanhou o voto do desembargador Almeida Melo, que votou em dezembro, pela procedência integral da ADI. 

Dos desembargadores que se manifestaram em sessões anteriores, 10 votaram pela procedência parcial da ADI, considerando que os guardas municipais podem fiscalizar o trânsito, sem ter permissão para aplicar multas ou podendo multar apenas em eventos e situações especiais, como 
manifestações populares em ruas e praças públicas. 
Outros 12 membros da Corte já haviam votado pela improcedência da ADI, julgando legítima a atuação da Guarda Municipal para fiscalizar e aplicar multas de trânsito. 
Dessa forma, houve um empate: 12 votos pela improcedência e 12 pela procedência (parcial ou total) da Ação. De acordo com o Regimento Interno do Tribunal, nos casos de empate o presidente do TJMG é chamado a se pronunciar, resolvendo a questão. 
Improcedência 
O presidente do TJMG, desembargador Sérgio Resende, afirmou hoje em seu voto de desempate que não vislumbrou qualquer inconstitucionalidade na Lei Municipal e no Decreto questionados pelo Ministério Público. 
O presidente citou o artigo 171 da Constituição Mineira, segundo o qual o Município tem “competência para legislar sobre assuntos de interesse local, notadamente no que se refere à polícia administrativa, em matéria de trânsito e tráfego”. Ou seja, trata-se do “poder de polícia administrativo”, através do qual o Município de Belo Horizonte pode aplicar sanções “quando verifica qualquer infração em detrimento do interesse coletivo de regular controle de trânsito”. 

Dessa forma, o julgamento foi decidido com 13 votos pela improcedência da ADI, garantindo à Guarda as atribuições de fiscalização e atribuição de multas conferidas pela Lei Municipal 9.319/2007 e pelo Decreto 12.615/2007. 
A decisão passa a ter efeito logo que o acórdão seja publicado. O Ministério Público tem a possibilidade de recorrer da decisão junto aos tribunais superiores. 


Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom 
TJMG – Unidade Goiás 
(31) 3237-6568 

ascom@tjmg.jus.br 

Processo nº: 1.0000.08.479114-4/000
ViaFacebook

'Operação Pancadão' multa bares na zona sul de SP

Dois bares foram multados em aproximadamente R$ 32 mil cada um, por falta de licença, e 15 veículos foram autuados durante a "Operação Pancadão", contra perturbação de sossego na zona sul de São Paulo, na sexta-feira, dia 25.
Segundo a Guarda Civil Metropolitana, que participou da ação junto com a Polícia Militar, a Subprefeitura de M'Boi Mirim e agentes do Programa de Silêncio Urbano (PSIU) da Prefeitura de São Paulo, 14 veículos foram autuados por estacionarem em cima da calçada e um por som acima do permitido. Além disso, cinco máquinas caça-níqueis foram apreendidas. Durante a ação, foram fiscalizados bares na Rua Fermentelos, na Estrada da Riviera e na Avenida Guarapiranga.

Inscrições para Enem 2012 já estão abertas





As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) abriram na manhã desta segunda-feira, 28. Os candidatos poderão se inscrever até o dia 15 de junho, exclusivamente no endereço eletrônico pelo link  abaixo  http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/. As provas, que avaliam o desempenho dos alunos do ensino médio nacional e cujas notas são usadas para o ingresso em algumas faculdades, serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro.
Os candidatos poderão acessar o passo a passo da inscrição pelo hotsite acessando o link logo a seguir  http://www.enem.inep.gov.br/dicas.html. As orientações que estão disponíveis indicam o que e como deve ser preenchida cada uma das telas e há também dicas voltadas para o dia do exame. 
A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento, que deverá ser feito até 20 de junho por meio do boleto gerado durante a inscrição.
No primeiro dia do exame, sábado, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No domingo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.
Para 2012, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou mudanças nos critérios de correção da redação com o objetivo de tornar o processo mais objetivo e reduzir a margem de erros.
Foto: Jornal da Mídia
No ano passado, mais de 6 milhões de alunos se inscreveram para a prova. Desde 2009, o Enem passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais.
A nota da prova também é uma forma de avaliação para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.