sábado, 25 de fevereiro de 2012

HOMEM TENTA ESFAQUIAR AGENTE DA GUARDA MUNICIPAL DE VINHEDO

Um homem de 49 anos tentou esfaquear um agente da Guarda Municipal de Vinhedo, interior de São Paulo, depois de ter chamado os guardas para atender uma ocorrência. A agressão aconteceu na manhã deste sábado (25), no bairro Capela.
Homem tenta esfaquear guarda municipal, depois de pedido de rapidez no relato da ocorrência, em Vinhedo (Foto: Leandro Filippi/ G1)
Segundo o guarda agredido, Alberto Fiorentino, o colete o protegou de uma perfuração e ele não se feriu. O homem chamou a Guarda pois criminosos teriam roubado o celular de sua filha.
Segundo Fiorentino, o homem aparentemente estava embriagado. O agressor foi imobilizado e levado até o DP de Vinhedo.
Fonte:www.g1.com.br
 

POLICIA MUNICIPAL DE SOROCABA TERÁ NOVO PRÉDIO

A partir de março, quase tudo o que se refere à polícia municipal de Sorocaba irá funcionar na Zona Norte, à R. Castanho Taques (Vl. Angélica).
O novo prédio irá abrigar a Secretaria de Segurança Comunitária (Sesco), a Guarda Civil Municipal, a Defesa Civil, a Diretoria de Fiscalização e o Centro de Operação Integrado (COI) com o sistema de vídeo-monitoramento de Sorocaba.
Com 1.600 m² de área construída, o novo prédio foi totalmente reformado e adaptado para receber a estrutura da Sesco, em uma região considerada estratégica em termos de segurança.
As 24 salas do prédio são suficientes para abrigar todos os setores subordinados à Sesco, entre os quais se incluem a diretoria de Área da Fiscalização e a coordenadoria da Defesa Civil. Já o atendimento ao público e os fiscais municipais permanecerão na Unidade Seminário da Prefeitura de Sorocaba, na R. Pernambuco, 100 (Centro).
De acordo com a prefeitura, a sede está em ponto estratégico, o que permitirá rápida mobilidade para atender ocorrências na Zona Norte e no Centro, além de estar próxima das avenidas Santos Dumont e Ipanema, que integram o Programa Sorocaba Total, em fase de execução.
Uma central de vídeo-monitoramento irá funcionar no local, recebendo as imagens das primeiras 41 câmeras já instaladas em vários pontos de Sorocaba, para a realização de operações de combate à criminalidade de forma rápida e objetiva. Haverá ainda espaço para que as polícias Civil e Militar possam também fazer uso do sistema de vídeo-monitoramento.
Uma outra sala deverá ser utilizada para as ações do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Este tem como função discutir e implantar políticas de segurança no município com a participação de representantes da Guarda Civil, das polícias Civil e Militar e integrantes dos Conselhos de Segurança (Consegs).
Com a mudança para a nova sede, a Sesco manterá uma base da Guarda Civil no prédio atual, no Alto da Boa Vista, que terá como função atender a região Leste de Sorocaba e o chamado centro administrativo, formado pelo Palácio dos Tropeiros (sede da Prefeitura), Câmara Municipal, além do Fórum e outras instituições públicas que funcionam nas imediações.
Fonte:
www.vivacidade.com.br

Guarda Municipal terá motos de 300 cilindradas

Atualmente a corporação utiliza motocicletas de 150 cc
Na próxima segunda-feira (27), às 8 horas, a Guarda Municipal de Curitiba recebe novas viaturas que irão reforçar a frota. Serão entregues dez automóveis Gol zero quilômetro, três Fiat Doblo e 30 motos 300 cilindradas. A entrega será no pátio da Prefeitura.
As motos irão substituir 20 unidades de 150 cilindradas. Os automóveis Gol, que serão distribuídos aos dez núcleos da Guarda Municipal, também substituem antigas viaturas. Já os Fiat Doblo são um reforço na frota.
“Certamente, as novas viaturas irão nos ajudar a atender com ainda mais rapidez e eficiência a população de Curitiba”, comenta o secretário municipal da Defesa Social Nazir Chain.
Fonte:www.bemparana.com.br

INAUGURADO GRUPAMENTO ROMU NA CIDADE DE IBIUNA

Na data de 17/02/2012 deu-se inicio aos trabalhos de patrulhamento ostensivo e preventivo das equipes (B) e (D) da “ROMU” da Guarda Civil Municipal de  Ibiúna, composta pelos GCM’S: 1º Classe Lopes, 1º Classe Carvalho, 1º Classe Bueno, 1º Classe Melo,1º Classe Osley, 1º Classe Isaias, 1º Casse Diego.
Visando uma padronização das equipes que desenvolvem o trabalho ostensivo e tático das GUARDAS MUNICIPAIS de todo o país , o grupamento até então denominado GTAM ( GRUPAMENTO TÁTICO MUNICIPAL), que teve sua fundação em 20/06/2008, passa a se chamar “ROMU”( RONDA OSTENSIVA MUNICIPAL) que terá como foco de trabalho ocorrências de caráter criminal, bem como o apoio as demais equipes de patrulhamento e outras corporações em trabalho conjunto.
 
A exemplo do que já era desenvolvido pelo grupamento GTAM, a ROMU trabalhará com informações que são de grande importância, contando sempre com o apoio dos munícipes, a viatura BLAZER, bem equipada e os policiais de ROMU estando sempre em aperfeiçoamento saõ os grande diferenciais para um bom trabalho, além das equipes serem compostas por quatro integrantes cada, que dentro do contexto de um grupamento tático cada um desenvolve uma função específica, podendo assim juntamente com todas as equipes de patrulhamento da GUARDA CIVIL DE IBIÚNA, garantir a ordem pública do município.
Fonte:www.gcmcarlinhossilva.blogspot.com

Uma policia tratada a pontapés, agua e pão

JOVENS MELIANTES SÃO DETIDOS POR TRÁFICO PELA ROMU SOROCABA

Um rapaz de 19 anos e um adolescente de 17 foram detidos na madrugada desta quinta-feira (23) pela Guarda Civil Municipal de Sorocaba, interior de São Paulo, por tráfico de drogas no Jardim das Magnólias. Segundo os guardas, que foram levados até a ciclovia do bairro por meio de denúncia anônima, havia um grupo parado no cruzamento das Alamedas Itália e Sorocaba. Eles se dispersaram quando notaram a aproximação da viatura.
O adolescente invadiu uma casa na Alameda Itália. O proprietário do imóvel, de 22 anos, autorizou a entrada dos guardas, que localizaram o suspeito com algumas porções de crack em seu bolso. Ele acabou confessando que em sua casa havia mais entorpecentes. Na saída da casa, os GCMs se depararam com uma motocicleta sem placa e com o número de chassi adulterado. O dono da casa alegou que a moto estava ali apenas para limpeza, sem informar mais nada sobre a origem do veículo.

Na residência do menor, os guardas encontraram 123 porções de crack escondidas dentro de um saco de feijão. Um outro suspeito foi encontrado numa segunda casa da Alameda América. Com ele estavam porções de cocaína e uma quantidade em dinheiro.
Nesta mesma casa, que pertencia à família de um dos membros do grupo que conseguiu fugir, foram apreendidas 47 porções de cocaína, duas balanças de precisão, 163 flaconetes vazios, maconha e 100 gramas de uma pedra bruta de crack.
No local, 16 munições intactas calibre 9 milímetros, uma espingarda de pressão e uma réplica de pistola também foram localizadas. Todo o material foi levado ao Plantão Policial Sul, onde foi determinada a prisão do jovem de 19 anos por tráfico de entorpecente e arma simulacro. O adolescente foi encaminhado à Fundação Casa pelos mesmos crimes. A motocicleta recolhida para averiguação.

ESTEJA ATENTO AO INICIO DO EAD DO SENASP

LEITORES DO BLOG, ESTEJAM ATENTO AO INCIO DAS ATIVIDADES DO ENSINO A DISTÂNCIA DA SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA - SENASP - POIS OS CURSO COMEÇAM NESTA SEMANA DIA 28/02/2012. LEMBRANDO QUE DEVE-SE PRESTAR A DEVIDA ATENÇAO AS HORAS DE CURSO  CONFORME CRONOGRAMA ABAIXO.
PARA AS AULAS DE 40 HORAS INICIO EM 28/02/2012 E TÉRMINO EM 03/04/2012.
PARA AS AULAS DE 60 HORAS INICIO EM 28/02/2012 E TÉRMINO EM 17/02/2012.
DURANTE O CURSO PRESTEM ATENÇAO NAS DATAS DE ABERTURAS E ENCERRAMENTOS DOS RESPECTIVOS FORUNS PARA QUE NAO SEJAM REPROVADOS.
VERIFIQUE O SEU EMAIL CERTAMENTE VOCÊ JÁ RECEBEU INSTRUÇOES REFERENTE AO CURSO.
A TODOS BOA SORTE E UM BOM CURSO E APRIMORAMENTO DE SEUS CONHECIMENTOS. POIS O CONHECIMENTO É ALGO QUE JAMAIS PODERÁ LHE SER TIRADO DE VOCÊ.

RESGATANDO A GCM DE SÃO PAULO

É um artigo de autoria do GCM Villar, Presidente da UNGCM e Secretário de Comunicação do SindGuardas-SP.
Nele é feita uma reflexão sobre o atual estado da GCM, uma correlação com a sensação de insegurança vivida pelos paulistanos, que é inclusive alvo de pesquisa de institutos como o IBOPE por exemplo.
“...Hoje a capacidade de atuar da GCM é pífia: existem Inspetorias Regionais que mantem apenas uma Ronda Escolar por plantão, ou seja, uma viatura por turno de 12 horas para cobrir dezenas de escolas municipais. Mas como chegamos a este ponto?”
“...A Inspetoria Regional de Jabaquara possui um efetivo de 75 GCMs e a população na área da Subprefeitura é de 223.780 habitantes, já a de Campo Limpo são 188 GCMs e a população é de 607.105, então respectivamente são 2983H/01GCM e 3229H /01GCM. Logo vemos que em Campo Limpo, onde o foco dado pela GCM é, segundo a reportagem, na área ambiental, o efetivo é quase 7 vezes menor do que o recomendado pela ONU e quase 3 vezes menor que a proporção de Belo Horizonte, Curitiba e Rio de Janeiro...”
Leia a integra em: