sábado, 4 de maio de 2013

Guarda Civil de Vitória 1º atendimento do botão do pânico e apreende drogas


Agentes da nova Guarda Municipal 24 horas realizaram na madrugada deste sábado (4) o primeiro atendimento da patrulha Maria da Penha por meio do botão do pânico.
O acionamento do dispositivo ocorreu às 3h40, em um posto de gasolina em frente à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e os agentes chegaram apenas três minutos após o alarme ser acionado na Central Integrada de Operação e Monitoramento (Ciom), da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu).
A mulher que acionou o botão foi vítima de ameaças por parte do agressor, que teria dito para ela se retirar do local, caso contrário, seria agredida. No entanto, o homem foi embora logo depois, antes que a viatura da Guarda Municipal chegasse ao posto.
A partir do momento em que o alarme foi acionado, operadores do videomonitoramento passaram a observar o local e flagraram o instante em que os agentes foram ao encontro da vítima. Após a explicação do acionamento, para preservar a vítima, os agentes a levaram até sua residência.
Drogas
Já na noite desta sexta-feira (3), às 20h40, os operadores do videomonitoramento flagraram dois homens em atitude suspeita atrás do supermercado São José, próximo à região conhecida como Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto. Eles solicitaram uma viatura da nova Guarda 24 horas e os homens foram abordados na ponte de Camburi. A suspeita era de tráfico de drogas e com eles foram encontrados 10 papelotes de substância similar ao crack e R$ 50.
Fonte:Prefeitura de Vitória

Criança de bicicleta fica ferida após ser atropelada em Monte Mor, SP



Menino, de 8 anos, sofreu ferimentos leves e foi encaminhado para hospital. Motorista do carro tentou desviar e bateu na base da Guarda Municipal.

Uma criança, de 8 anos, ficou ferida após um acidente na manhã deste sábado (4), no Jardim Paulista, em Monte Mor (SP). Segundo informações da Polícia Civil, uma mulher colidiu contra a bicicleta do menino, que brincava na rua.
De acordo com os policiais, a motorista tentou desviar, mas acabou colidindo no alambrado da base da Guarda Municipal. A criança foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada ao Hospital Municipal da cidade. Ele teve um corte na cabeça e já foi liberado.
A motorista do carro não ficou ferida. Ela foi até a delegacia, registrou um boletim de ocorrência e também foi liberada.
Fonte: G1

Guarda Civil de Ferraz de Vasconcelos recupera carro de professora.

Uma professora foi rendida por três ladrões armados nesta quinta-feira (2), em Ferraz de Vasconcelos, quando chegava ao trabalho. Segundo o boletim de ocorrência, registrado na delegacia central, a vítima foi abordada por três homens armados, no momento em que estacionava seu automóvel em uma escola municipal localizada no Jardim Castelo Branco. A Guarda Civil Municipal (GCM) do município recuperou o veículo sete horas depois.
Carro de professora é roubado no interior de escola municipal (Foto: Divulgação/Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos)
Carro de professora é roubado do interior de escola municipal (Foto: Divulgação/Prefeitura de Ferraz)
Ao chegar no estacionamento da escola, por volta das 6h30, a professora foi obrigada a descer do veículo e a entregá-lo aos criminosos. Sob ameaça de morte, a vítima saiu e os ladrões fugiram rapidamente. Colegas de trabalho acionaram a GCM logo após o assalto.
O carro foi localizado na Vila Santo Antonio e devolvido à proprietária. Por volta das 14h, os guardas municipais avistaram um carro abandonado com as mesmas características do que foi subtraído da professora. Após realizar pesquisa foi constatado que era roubado.

Brigadistas de Resende começam a trabalhar no aeroporto de Varginha



Com os voos suspensos desde o início do mês de abril pela falta de brigadistas, o aeroporto de Varginha (MG) recebeu ontem brigadistas da cidade de  Resende (RJ) e os voos regulares devem voltar no início de junho.
A presença destes profissionais é uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anc) para que os voos possam acontecer. Os brigadistas que chegaram a Varginha já estão incorporados à equipe de prevenção de salvamento e combate a incêndios do aeroporto de Varginha.
Nesta sexta-feira (3) eles fizeram vistorias na pista e nas dependências do aeroporto. Na próxima semana eles devem começar a dar treinamento aos profissionais da Guarda Civil Municipal.
Segundo a administração do aeroporto, esta foi a solução encontrada para  atender as exigências da Anac, para que os voos retornem.
Brigadistas do Rio de Janeiro vão trabalhar em Varginha. (Foto: Reprodução EPTV)
Brigadistas do Rio de Janeiro vão trabalhar em Varginha. (Foto: Reprodução EPTV)

Por aprimoramento, Brasil envia 25 policiais militares para Espanha


Foco é troca de experiências em benefício da Copa e das Olimpíadas.
Intercâmbio deve durar três semanas e inclui curso de idiomas.

O Brasil enviou 25 policiais militares para a Espanha nesta sexta-feira (3), como parte de um programa de troca de experiências com o país europeu, que visa melhorar a preparação para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
O intercâmbio, que durará três semanas, inclui um curso de idioma e um de cultura espanhola, que será realizado na Universidade de Salamanca. Além disso, conhecerão a Academia da Polícia Nacional, em Ávila, e trocarão experiências com a Guarda Civil, em Madri.
O coordenador do programa, José Júnior, diretor da ONG AfroReggae, afirmou hoje que o grupo manterá contatos com unidades antiterroristas e 'talvez' com a polícia que faz a segurança da Casa Real. 'Espero que possamos viver experiências inovadoras', comentou.
Os participantes do programa pertencem as Polícias Militares de Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Além disso, cinco integrantes do AfroReggae, embarcarão para a Espanha.
O programa, chamado TOP España Polícia, conta com o patrocínio do Santander Universidades, a divisão do banco espanhol dedicada ao setor de educação.
O superintendente do Santander Universidades, Afrânio Pereira, explicou que o programa é uma 'evolução' de um programa de intercâmbio, o qual já participava a polícia paulista, e que se limitava apenas ao estudo de idioma e cultura espanhola.
'Agora demos a chance aos policiais de interagir com a polícia espanhola. O programa ganhou uma dimensão importante ao abranger as polícias de Rio, São Paulo e Minas', afirmou Afrânio Pereira, na cerimônia de anúncio da viagem.

Acordo entre Câmara e Haddad leva a recorde em votações desde 2005


A Câmara Municipal de São Paulo aprovou entre fevereiro e abril deste ano 92 projetos de lei em segunda votação, dos quais 13 de autoria do prefeito Fernando Haddad (PT). Em 2009, também no começo do mandato, Gilberto Kassab (PSD) teve apenas um projeto aprovado em segundo turno. Entre janeiro e abril de 2005, início da gestão José Serra (PSDB), a Câmara não aprovou projetos em segundo turno.
A produção legislativa intensa é parte do acordo que garante desenvoltura a Haddad na Câmara. Acordo entre líderes dos partidos e a liderança do governo prevê a aprovação de projetos individuais em troca de mais agilidade nos projetos prioritários para a administração municipal. 

Mas o prefeito terá de assumir o custo político de vetar propostas de apelo popular, como a que troca a multa de rodízio por alerta, a que estabelece prazo para consultas e exames na rede pública de saúde e a que determina colocar os semáforos no amarelo após as 23h em toda a cidade.
Vereadores conversam no plenário da Câmara de SP  (Foto: Roney Domingos/ G1)
Vereadores conversam no plenário da Câmara de SP (Foto: Roney Domingos/ G1)

Haddad também aumentou o ritmo de transformação dos projetos em lei. Ele sancionou entre janeiro e abril deste ano 43 projetos de lei, dos quais, 32 apresentados por vereadores. Entre os projetos de parlamentares, 11 tratam do nome de ruas e prédios públicos e 13 alteram o calendário oficial da cidade.
Isso é quase duas vezes mais leis do que seus seus dois antecessores e quase quatro vezes mais do que a última ocupante do PT no cargo, Marta Suplicy.
Em 2009, Gilberto Kassab (então no DEM e agora no PSD) sancionou 28 leis entre janeiro e abril (24 delas de vereadores). Em 2005, José Serra (PSDB) sancionou 24 leis no mesmo período (23 de vereadores). Em 2001, Marta Suplicy (PT) sancionou 12.

Oito dos projetos de lei sancionados por Haddad são de autoria própria, criados para cumprir promessas de campanha, entre as quais, a lei que trata do fim da taxa de inspeção veicular.  O prefeito aguardava no final de abril a aprovação em segundo turno de pelo menos dez outros projetos aprovados em primeira discussão.
No último dia 24, os vereadores aprovaram, em menos de 48 horas após o protocolo, um texto de mais de 900 páginas sobre reforma administrativa que oficializa quatro secretarias, a Controladoria Geral do Município (CGM) e cria a subprefeitura de Sapopemba. Houve discussão e empurra-empurra em plenário por causa do ritmo da votação.
O líder do governo, Arselino Tatto (PT), afirma que as razões para a aprovação dos projetos são claras. "São projetos bons para a cidade e os vereadores entendem que são importantes e acabam votando. Se o projeto fosse ruim, não teria aprovação. O governo tem uma base sólida que lhe dá sustentação e que acaba permitindo a aprovação", afirmou.
Haddad discursa durante convenção na Câmara (Foto: Márcio Pinho/G1)
Haddad discursa durante convenção na Câmara (Foto: Arquivo/Márcio Pinho/G1)

Tatto se defende do rótulo de "trator" usado pela oposição. "Não sou estilo trator. É que não sou preguiçoso. Nasci na roça, onde a gente acorda cedo e tem de saber a hora de plantar e de colher", afirmou.
Segundo Tatto, não há compromisso de que todos virem lei. "É legitimo que o vereador queira aprovar seu projeto, mas o governo não tem compromisso com sanção de nenhum deles. A equipe técnica do governo vai analisar a constitucionalidade e a legalidade. Tem muitos projetos que o vereador apresenta, mas não são de competência do vereador e então certamente será vetado. Muitos serão sancionados e muitos serão vetados", afirmou.
Líder de governo durante a gestão Kassab, Roberto Tripoli (PV) afirma que a boa relação entre Haddad e os vereadores deve acabar no segundo semestre. Ele atribui a facilidade obtida até agora ao fato de que parte dos vereadores, exceto ele próprio, indicaram chefes de gabinetes nas subprefeituras.
"A filosofia do novo governo foi a indicação de vereadores para a chefia de gabinete. Acho isso errado. Acho que vereador tem que fiscalizar, não tem que executar." Em segundo lugar, segundo Tripoli, Haddad se beneficia da inexperiência dos novatos.
"Hoje o prefeito não tem o mesmo acesso que o Kassab teve. Ainda é o primeiro semestre. Tem vereadores que estão tateando. Na hora que acordarem, aí começa a mobilização. O parlamento sempre vai querer espaço. Você pode dar todo espaço e ele sempre vai querer mais. Se der todas as secretarias, o parlamento vai querer a cabeça do prefeito", afirmou.
Tatto afirmou que "não tem procedência nenhuma" a afirmação de que os vereadores indicaram chefes de gabinetes nas subprefeituras. "O sucesso nas votações é porque tem conteúdo. Existe um governo de coalização e isso é normal e democrático", afirmou.
Tatto afirmou que a base será mantida, sim, no segundo semestre. "O vereador que não votar nesses projetos está fadado ao fracasso. Não existe toma-lá-dá-cá. Quem não quiser acompanhar Haddad que vá para a oposição", afirmou.
Líder da oposição, o vereador Floriano Pesaro afirma ter boa relação com o presidente da Câmara, José Américo (PT), mas reitera posicionamento "duro, sem trégua" a Haddad. No entanto, segundo ele, seu partido "faz oposição sozinho".