quinta-feira, 8 de novembro de 2012

GCMs são treinados pela Marinha do Brasil para pilotar embarcações de médio e grande porte na fiscalização das represas da cidade.


O treinamento foi realizado na cidade de Santos, pela Capitania dos Portos do Estado de São Paulo e pelo 17º GB do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar 
10 agentes da Guarda Civil Metropolitana concluíram o curso “Condução de Embarcações do Estado no Serviço Público – ECSP” e se formaram em cerimônia realizada na quinta-feira (25/10), na cidade de Santos. A partir de agora, os 10 GCMs poderão pilotar embarcações de médio e grande portes com vistas à fiscalização e proteção ambiental e à ação integrada, que orienta o uso adequado de embarcações, atuando na conscientização e educação dos praticantes de esportes náuticos, para que sejam cumpridas as regras de segurança do Tráfego Aquaviário e seja preservada a integridade física dos banhistas na Represa Guarapiranga.
A ação integrada envolve agentes das Secretarias Municipais de Segurança Urbana (por meio da GCM) e do Verde e Meio Ambiente, Subprefeituras de Capela do Socorro, M´Boi Mirim, Parelheiros e Polícia Militar (Corpo de Bombeiros). De acordo com o protocolo de intenções assinado em março entre o Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab e o Vice-Almirante, Luiz Guilherme Sá Gusmão, do 8º Distrito Naval, a cooperação técnica será estendida para outras regiões do município.
Essa é a segunda turma que recebe o treinamento. No início de 2011, 13 agentes já haviam frequentado um curso básico de pilotagem, que permite a navegação em represas e rios utilizando embarcações de até 6 metros. Hoje, a GCM já conta com 03 embarcações de pequeno porte e 01 de médio porte, com perspectivas de ampliar esse quadro. Também se formaram no curso de Condução de Embarcações representantes da GCM de Guarujá, do Exército Brasileiro, da Defesa Civil de Bertioga e da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
O evento contou com a presença de autoridades locais, como o Capitão de Fragata Fábio Vieira Duarte, representando a Marinha do Brasil e o Capitão de Corveta Rogério Nascimento Roque, encarregado da Escola Profissional Marítima. Na formatura, ainda estiveram presentes o diretor do Centro de Formação Profissional da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, Antônio Felinto Ferreira de Araújo e o Inspetor Altair Daniel Dias, representando a Guarda Civil Metropolitana.
Fonte:Secretaria Municipal de Segurança Urbana
Encaminhado por Ana Paula Mendrone / Diretora de Comunicação/Sindguardas-SP

Nenhum comentário: