quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Secretário Municipal de Transportes ministra palestra no Comando Geral da GCM

Na tarde de terça-feira (30/09), o Secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto, ministrou uma palestra sobre as “Diretrizes da Política de Mobilidade em São Paulo” no auditório do Comando Geral da Guarda Civil Metropolitana.
O evento, voltado aos comandantes operacionais e regionais da corporação, fazia parte da capacitação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para que os GCMs passem a autuar infrações de trânsito na cidade de São Paulo.
Entre os dias 08 e 19 de setembro, cento e sessenta multiplicadores – entre guardas, inspetores e graduados - foram formados pela CET durante um curso de 40h, realizado na Faculdade Zumbi dos Palmares.
Agora, esses multiplicadores devem repassar o conhecimento ao restante do efetivo, através de cursos regionais, realizados pelos Comandos Operacionais Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro e validados pelo Centro de Formação em Segurança Urbana (CFSU).
Para oficializar o convênio, falta apenas a publicação dos multiplicadores aprovados no curso no Diário Oficial da Cidade, através de portaria da direção do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV).
O convênio será igual ao que já existe com a Polícia Militar e terá repasse de verbas para investimento na Guarda Civil Metropolitana.
Vale ressaltar que os GCMs só poderão autuar as cento e dez infrações municipais, contidas no ‘Quadro de Infrações de Trânsito’ da CET. O ‘Auto de Infração de Trânsito’, popularmente conhecido como talão de multa, também será idêntico ao da CET.

Segundo o secretário Jilmar Tatto, “o objetivo da Prefeitura Municipal de São Paulo é tornar a cidade num espaço cada vez mais democrático e o papel da GCM nesse convênio é fundamental para manter a ordem do espaço público”.
Participaram do evento o diretor do DSV, Roberto Vitorino dos Santos, o diretor operacional da CET, Maurício Régio, o Comandante Geral da GCM, Inspetor Gilson Menezes, o Subcomandante da GCM, Inspetor Vanderlei Bento Barbosa, a Superintendente de Planejamento, Inspetora Sandra Helena Perticarrari, a Superintendente de Operações, Inspetora Lindamir Magalhães de Almeida, entre outros.
(Texto: Mônica Casanova)
Postar um comentário