quarta-feira, 20 de junho de 2012

Guardas civis metropolitanos são capacitados em policiamento comunitário


Trezentos guardas civis metropolitanos foram capacitados em policiamento comunitário, após treinamento realizado nos últimos dias 13 e 14 no Instituto de Previdências Municipal – Iprem. Durante o evento, especialista no assunto, César Alves Ferrari (Zare) - com doutorado em policiamento comunitário cursado no Japão - ressaltou a relevância dos GCMs se comunicarem cada vez mais e melhor com a população. 
Para ele, conhecer o território onde atuam, incluindo as características geográficas, sociais e econômicas, pode prevenir possíveis problemas de desordem urbana.
Foram destacados na ocasião os exemplos de melhorias após a implantação das bases comunitárias, como a diminuição do comércio irregular, redução da incidência de pessoas em situação de risco, aumento da coibição do descarte ilegal de lixo, redução do vandalismo, entre outras questões relacionadas à desordem urbana. 
O superintendente de planejamento da GCM, Dalmo Luiz Coelho Álamo destacou que “o contato entre cidadãos e a Guarda Civil Metropolitana, ao intensificar-se, gera mais e melhores dados sobre desordem urbana, contribuindo assim para o direcionamento de ações prioritárias da corporação”. 
O presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg/Centro), Antonio Souza Neto, ressaltou o interesse da comunidade em participar em conjunto com a GCM no monitoramento do espaço urbano e colaborar para reduzir e eliminar a violência e a desordem.  
A colaboração da sociedade, na prestação de informações de interesse da segurança urbana, é fundamental. “A ênfase na política de articulação comunitária significa um exercício de observar, selecionar, registrar e comunicar os atributos do território, com 
foco nas ocorrências de desordem urbana e da criminalidade, com vistas a aprimorar a capacidade de resposta do poder público, que passa a atuar integrado e em rede”, explicou Zare Ferragi, que é o assessor técnico do Gabinete da Secretaria Municipal de Segurança Urbana.
A atuação da GCM no policiamento comunitário tem contribuído para que a instituição reúna informações mais qualificadas sobre os problemas e desafios de cada local. 
O treinamento faz parte de uma estratégia da Secretaria Municipal de Segurança Urbana para dar ênfase à política de articulação comunitária.  
Além da distribuição de folhetos explicativos sobre policiamento comunitário, há a fixação de banners em locais de grande afluxo de pessoas.
Texto: César Alves Ferragi  / 
zarefe@prefeitura.sp.gov.br


(Colaborou: Gláucia Arboleya)



Nenhum comentário: