segunda-feira, 2 de julho de 2012

Virada Esportiva terá Central de Comando Integrado na GCM

O evento será monitorado por diversos órgãos diretamente da Central de Telecomunicações da Guarda Civil. A ação é inédita na cidade e já faz parte da fase preparatória para os grandes eventos.
Este ano, a Virada Esportiva de São Paulo terá uma novidade na segurança. Pela primeira vez, a Central de Telecomunicações (CETEL) da Guarda Civil Metropolitana operará 24 horas com a presença de representantes de diversos organismos - ficarão na sala de situação da Corporação - como, por exemplo, a Secretaria de Esportes, Serviço de Atendimento de Emergência (SAMU), entre outros, que trabalharão de forma integrada e monitorando as atividades por meio de câmeras e rádios/GPS. A ação permitirá a troca de experiências e mais agilidade no atendimento das ocorrências, além de orientar equipes no perímetro, prestando informações relevantes para o efetivo operacional atuante na região. O Centro de Comando e Controle integrado, nome dado ao projeto que será colocado em prática na Virada Esportiva, tem como objetivo preparar a cidade para os grandes eventos de 2014 e 2016.
A Guarda Civil Metropolitana atuará com 1.094 agentes e 291 viaturas, visando a coibição da venda de produtos ilegais, prestando atendimento e encaminhamento de pessoas em situação de risco para serviço social (equipamentos municipais como AMA, centros de acolhida, entre outros), orientação ao público, além do apoio aos agentes das Subprefeituras, da SP TURIS e da Secretaria de Esportes e em trabalhos conjuntos com as Polícias Militar e Civil e à proteção ao patrimônio público.
Um ônibus base de apoio operacional da Guarda Civil Metropolitana – equipado com computadores, acesso à internet, sala de reunião com mesa multiuso, gerador, cozinha e sanitário, também será empregado no evento, na região central da cidade.
A Virada Esportiva é o maior evento de esportes ininterrupto do mundo. Neste ano, mais uma vez, as cinco regiões da cidade serão beneficiadas com ações realizadas em parceria com as 31 subprefeituras, nos CEUS, no Sesi, no Sesc e nos Clubes Sociais. Nesta edição, o evento reúne cerca de 3 mil atividades de esporte, lazer e recreação, distribuídas em 1.100 pontos da cidade. A expectativa é que o número de participantes do ano passado, que reuniu 3,5 milhões de pessoas seja superado em 2012.
CETEL
A Central funciona desde 2006 e é interligada ao sistema operacional da Polícia Militar, à CET, SPTrans, SAMU, Corpo de Bombeiros e outros órgãos da Prefeitura. Ela recebe cerca de 2.500 chamadas diárias pelo telefone 153 e monitora 1.400 câmeras de vídeo (próprias e compartilhadas) espalhadas pela cidade, que abrangem o centro expandido, o parque Ibirapuera e outros locais estratégicos, como praças, pontes, cemitérios, escolas e ruas e avenidas de grande movimentação.
Fonte: Secretaria Municipal de Segurança Urbana/Comunicação
Postar um comentário