terça-feira, 18 de setembro de 2012

Guarda Civil Metropolitana recebe embarcação em seu 26º aniversário Lancha de seis metros e 14 lugares será usada para fiscalização e atividades educativas

Como parte das comemorações do 26º aniversário da Guarda Civil Metropolitana (GCM), a instituição recebeu neste sábado (15/9), às 10h30, às margens da Represa Billings, uma lancha de seis metros que ampliará ainda mais a eficiência dos serviços prestados à população. O barco com 14 lugares será utilizado na fiscalização ambiental favorecendo as ações nas áreas inacessíveis por terra para evitar novas construções irregulares, além do auxílio para atividades educativas sobre Meio Ambiente.
O equipamento e os acessórios, que somam investimentos de R$ 127 mil, serão utilizados pelos profissionais da Guarda Civil Metropolitana / Guarda Ambiental, por meio de convênio firmado entre as Secretarias Municipais de Segurança Urbana (SMSU) e do Verde e Meio Ambiente (SVMA), durante o evento. A cerimônia contou com a presença dos Secretários Municipais de Segurança Urbana e do Verde e Meio Ambiente; do Subprefeito de Cidade Adhemar, do Comandante Geral, dos Operacionais da Guarda Civil Metropolitana, além de representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) e do Corpo de Bombeiro

GCM Ambiental
A Guarda Ambiental possui 540 GCMs responsáveis pela segurança das Áreas de Preservação Ambiental. Para o trabalho, contam com 52 viaturas, 37 picapes com tração nas quatro rodas, motocicletas, além de três barcos. Rotineiramente, a corporação realiza ainda e sobrevoos de helicóptero em ações integradas com a Defesa Civil, Subprefeitura e Secretaria do Verde e Meio Ambiente.
A fiscalização integrada, coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana, no âmbito da Operação Defesa das Águas e do Gabinete de Segurança tem o objetivo de impedir a reocupação e a expansão de construções irregulares em áreas de risco e de interesse ambiental e proteção do meio ambiente.
A cidade de São Paulo conta com 130 perímetros prioritários de controle, rigorosamente fiscalizados, num leque de proteção que soma mais de 70 milhões de m². Em cinco anos e meio, a Guarda Ambiental realizou 13.275 desfazimentos, além de 8.953 notificações e 539 multas, como resultado das mais de 100 mil rondas realizadas pela GCM Ambiental.
História da Guarda Civil Metropolitana
A Guarda Civil Metropolitana foi criada em 1986, na gestão do prefeito Jânio da Silva Quadros, através da Lei Municipal nº 10.115 de 15 de setembro daquele mesmo ano.
Atualmente a GCM possui a Central de Videomonitoramento integrado; Central de Telecomunicação que recepciona as ligações, despacha viaturas, conexão com rádios digitais; 233 novas viaturas locadas; 37 Bases Móveis Comunitárias, equipadas com GPS; 44 picapes 4x4 para a Guarda Ambiental e para operações especiais e de apreensões; além de três embarcações para a Guarda Ambiental fiscalizar a represa Guarapiranga, Billings e Várzea do Tietê; dois ônibus de transporte de frota e três microônibus para apoio logístico e ônibus equipado como base de apoio móvel da GCM.
Fonte: Secretaria Municipal de Segurança Urbana.
Postar um comentário