sábado, 29 de dezembro de 2012

O Cão de Guarda Notícias: seguindo o instinto! Este será o novo nome do blog do nosso amigo Dennis Guerra


Saiba porque o Blog vai mudar de nome clicando na imagem abaixo:

Você deve estar se perguntando nesse exato momento: por que mudar o nome do blog? Bem, para responder à esta pergunta é importante conceder ao leitor um breve histórico deste site. Nada cansativo, mas que tente justificar as razões de tais mudanças.
A origem
Quando iniciei com o blog (Blog GCM Motociclista Guerra), não entendia muito do assunto (não que entenda tanto assim agora!), tanto que ele surgiu como um álbum de fotos online, onde as imagens captadas durante as missões da equipe à qual pertenço eram expostas aos colegas de trabalho, familiares e possíveis outros visitantes.
Com o tempo aprendi a fazer postagens, tomando como exemplos os grandes blogs existentes, como o do Duarte, Carlinhos Silva, Amigos da Guarda Civil, Abordagem Policial, Delegado, assim como tantos outros.
Nome limitador
Percebi com o passar do tempo que muitos colegas não acessavam o blog por acreditar que o site tratava apenas de informações sobre motociclismo. Para mim, tirar do título a palavra motociclista seria como afirmar que não mais o era. Mesmo assim mudei e percebi que isso era o mais certo: muitos colegas passaram a tomar conhecimento do conteúdo do site.
Nome ainda limitador
Sempre acreditei que falar das guardas para os guardas era como ‘chover no molhado’: por mais que nós guardas municipais queiramos saber de assuntos ligados à nossa área, de modo geral é falar mais do mesmo. Quem deve encontrar notícias sobre as guardas municipais são justamente aquelas pessoas para as quais tanto trabalhamos: o cidadão. Para isso, a informação sobre quaisquer assuntos ligado às segurança pública / urbana deve ser tratada não como o prato principal, e sim como sobremesa. 
Assim, o nome Blog GCM Guerra sempre me preocupou por ser um nome ainda limitador. Muitos disseram-me que seria arriscado essa mudança, porém, sempre acreditei que ela deveria ocorrer o mais breve possível  – porque a qualquer tempo isso seria inevitável, e ocorrendo no futuro os fatores negativos poderiam ser ainda maiores!
Porque O Cão de Guarda Notícias?
Durante muito tempo procurei por um nome que somasse três fatores importantes:
  • Estar atento ao que ocorre
  • Relacionado à segurança
  • Permitisse maior abrangência
Foi difícil, pois muitos nomes imaginados já possuíam domínio registrado ou não carregavam em si estes três fatores.
O cão é um animal amigo e fiel, sempre atento ao que ocorre à sua volta. Em determinado momento, alguém me disse para que deixasse o Blog GCM Guerra de lado, pois poderia ter alguns problemas com ele. Assim como todo cão acuado -  e por mais equilibrado que seja - a sua única alternativa torna-se o ataque: estas palavras incentivaram-me a seguir outra linha de trabalho, o que realmente me agradou mais. Hoje agradeço por tentarem me desmotivar!
O nome surgiu da intimidade que foi criada entre mim e a cadela Somae. Como um eterno admirador destes animais, costumo observar o seu comportamento mesmo à distância. A cadela Somae está sempre atenta, é companheira ao ponto de permanecer ao pé da porta do vestiário à sua espera e quando acaba o seu turno de trabalho... adapta-se tranquilamente à nova equipe de prontidão. Mesmo não sendo de raça ou tendo o treinamento específico, é uma verdadeira policial.
Ao acordar certa manhã, me veio o nome Cão de Guarda Notícias, sendo posteriormente incluído o artigo ‘O’ para dar mais ênfase ao título, como fazem os grandes jornais como O Estado de São Paulo.
Quando citei a ideia à minha namorada - por sinal, a profissional responsável pela criação do logo  -  a resposta foi “este sim é a sua cara!” (!) Enfim, também acredito nisso.
Talvez existam aí outras informações, que poderiam ser consideradas técnicas de mercado, mas que não serão citadas neste momento - quem sabe uma futura postagem?!
Enfim, espero ter justificado a você, meu caro visitante e colaborador, os motivos pelos quais resolvi mudar o nome do blog. Se elas são as mais apropriadas, apenas o tempo dirá. Porém, até onde segui o meu instinto, este parece ser o caminho.
Fonte:http://gcm-guerra-motociclista.blogspot.com.br/2012/12/o-cao-de-guarda-noticias-seguindo-o.html

Um comentário:

Dennis Guerra disse...

Obrigado Brito, meu amigo... valeu pela força!