terça-feira, 15 de janeiro de 2013

GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS TEM MULHER COMO COMANDANTE

Depois de 25 anos de existência, a Guarda Civil Municipal (GCM) de São José dos Campos é comandada por uma mulher. A cerimônia de passagem de comando aconteceu às 9h desta segunda (14). É a primeira vez na história da corporação que cargo é ocupado por mulher. A servidora Maria dos Milagres Araújo de Farias, de 48 anos, assumiu nesta segunda-feira (14) às 9h o comando da Guarda Civil Municipal (GCM) de São José dos Campos. É a primeira vez na história da corporação, criada há 25 anos, que uma mulher ocupa o cargo.
Formada em Direito e pós-graduada em Gestão de Pessoas, Milagres é funcionária de carreira da prefeitura. A nova comandante se formou na primeira turma da GCM há 24 anos e assumirá a liderança de um grupo de 318 guardas, dos quais apenas 31 são mulheres.
Milagres substitui o comandante Jorge de Assis Pinheiro, também servidor de carreira, que está se aposentando. Eles esteve nos últimos três anos a frente da corporação.
Para ela, o maior desafio será o fato de ser uma mulher comandando uma equipe composta em sua maioria por homens. "Ser a primeira mulher imoõe esse desafio de romper com uma cultura de muitos anos, mas estou otimista em fazer o melhor, comandar de uma forma bastante democrática", disse Maria dos Milagres do G1.
Em 1994 ela já havia ocupado interinamento por 30 dias o posto que assume como titular nesta segunda-feira.
A Guarda Civil atua de forma complementar nas ações voltadas para a manutenção da segurança pública do município.
No discurso de posse, a nova comandante afirmou que a grande missão da GCM de São José dos Campos será zelar pelas pessoas. Para isso, é necessária uma Guarda mais humana e preparada. Além disso, Maria dos Milagres destacou a relevância história do momento, por ser a primeira mulher a comandar a corporação.
“Asseguro-lhes que darei o melhor da minha vida para o crescimento da nossa Corporação, ouvindo a todos, com tratamento respeitoso, justo e igualitário a todos os Guardas Civis Municipais, com igualdade de emprego, de oportunidades na carreira e na realização profissional.”
Maria dos Milagres está há mais de 24 anos na Guarda Municipal e agora vai comandar um grupo de 318 guardas, sendo 34 mulheres. Maria dos Milagres é formada em Direito e pós-graduada em Gestão de Pessoas.
A nova comandante assume o cargo deixado por Jorge de Assis Pinheiro, que se aposenta dia 1º de fevereiro, depois de 32 anos dedicados ao serviço público, sendo quatro deles à frente da corporação.
A Guarda Civil Municipal possui hoje oito inspetorias espalhadas em todas as regiões da cidade. Tem como principal aliado o Centro de Operações Integradas (COI), que gerencia o sistema de monitoramento das câmeras de vigilância.
Fonte:G1
Postar um comentário